Programação

  • 07/07/2017 - Notas e frequências atuais

    Destaque

    Este item apresenta as notas de todos os exercícios entregues e os cálculos parciais que compõem a Média Final,

    até o dia 06/07/2017

    • Todas as notas parciais de cada etapa do projeto da Cervejaria. Veja as notas e as etapas consideradas. Caso você tenha entregue em sala de aula, por e-mail ou pelo e-Disciplina uma etapa que não foi considerada, notifique o professor através do e-mail  fernando.epusp@gmail.com e reenvie a mensagem com a etapa. Caso você não tenha enviado o trabalho e queira enviá-lo somente agora, utilize também o e-mail acima ou a tarefa de entrega no e-Disciplina.

    • Neste arquivo estão todas as notas de todos os trabalhos entregues até 06/07/2017, além da Média Final do curso e da sua frequência. Qualquer dúvida envia uma mensagem para fernando.epusp@gmail.com.

  • A visita na AMBEV Guarulhos foi CANCELADA

    Caros alunos e alunas

    A AMBEV escreveu-me que em função da manutenção a ser feita na fábrica de Guarulhos, não podeá nos receber em julho.

    Como em agosto reiniciamos as aulas, não vejo como organizar uma visita agora.

    Tentarei marcar uma visita ao longo do 2o. semestre e avisarei a voces. Caso tenhamos um número significativo de interessados, organizaremos a visita.

    Obrigado pela paciência e peça desculpas pelo desencontro.

    Sds

    Prof. Fernando

  • 08/03/17 - Aula 1 - Aula introdutória

    Nesta aula foram apresentados os objetivos do curso e seu programa, os meios de avaliação e as regras para entrega dos trabalhos. Foi apresentada a evolução da automação desde o regulador de Watt até os nossos dias. Foram apresentadas as principais normatizações da área.

  • 15/03/17 - Aula 2 - Automação e metrologia

    Nesta aula foi iniciada a apresentação  dos conceitos relacionados à Metrologia. Discutiu-se a ação de medir e como os sensores atuam numa planta automatizada.

  • 22/03/17 - Aula 3 - Metrologia e PI&D

    Nesta aula serão concluídas as definições relacionadas à Metrologia aplicada à Instrumentação para Automação Industrial. Será iniciada a elaboração de um PI&D. Nesta aula será acentuada a importância da descrição do processo para a boa elaboração de um Projeto de Automação.

    • A Tarefa 3 consiste em escrever, como um texto,  a descrição de um processo de envaze de cerveja em cascos retornáveis de vidro, a partir da relação de etapas elaborada em sala de aula. A descrição deve envolver detalhes, características, variáveis e valores reais utilizados pela indústria cervejeira ou de cervejarias artesanais. Os detalhes da descrição do processo de envaze deverão ser obtidos através de pesquisa bibliográfica. Todas as fontes consultadas deverão estar relacionadas no trabalho. A data e horário limite para entrega da T3 é à meia-noite do dia 28/03/2017 (terça-feira).

  • 29/03/17 - Aula 4 - Simbologia ISA

  • 05/04/17 - Prova 1

  • 19/04/17 - Aula 5 - Fluxograma de Engenharia e Medidores de Vazão

    Nesta aula foi realizado o T5, que constituiu em esboçar o Fluxograma de Engenharia da Planta de Envaze de Cerveja em casco retornável. O trabalho foi realizado em aula, e não pode ser reposto.

  • 26/04/17 - Aula 6 - Medidores de Pressão

    Nesta aula foram apresentados os sensores de pressão mais comuns.

    Também foi realizada a discussão com o título: "Por que automatizar?". Após uma discussão em grupo, fez-se uma lista de motivos a favor e contra a automatização. Cada grupo deverá entregar até o dia 09 de maio (terça), um texto desenvolvendo os argumentos listados em sala de aula, segundo a escolha do grupo.

  • 03/05/17 - Aula 7 - Sensores de Nível

    Nesta aula serão apresentados os principais sensores de nível e de velocidade.

    Será realizado um trabalho individual T7 sobre a confecção de diagrama de blocos e Diagrama de Engenharia a partir de uma descrição. Os alunos que não fizeram o trabalho em sala de aula poderão enviar o trabalho aqui até amanhã às 23:59.

  • 10/05/17 - Aula 8 - Sensores de Temperatura

    Nesta aula serão apresentados os sensores discretos de posição.

  • 17/05/17 - Prova 2

    Esta prova terá início às 10:00 , será sem consulta e terá a duração de 2 horas.

    A tabela de letras para a codificação da simbologia e as instruções sobre as etapas de construção do PI&D serão fornecidas pelo professor.

  • 24/05/17 - Aula 9 - Sensores de Posição e velocidade

    Apresentação dos sensores de velocidade e de posição. 

    PI&D - Fluxograma de Engenharia

    • Nesta Tarefa, cada ALUNO deve enviar o esboço do PI&D incluindo os transportadores das garrafas (esteiras).
      Cada aluno pode começar a colocar pelo menos uma malha de controle para que o professor possa corrigir e orientar a definição das demais malhas de controle. NÃO é preciso fazer todas as malhas de controle.

    • Este trabalho, a ser realizado em grupo, será relacionado a sensores utilizados em uma Cidade Inteligente (Smart City).  O trabalho será feita em 3 etapas a serem entregues nas próximas 3 aulas. A primeira Etapa foi a definição de que aspecto de uma Smart City cada grupo desenvolverá o seu trabalho e foi entregue no fim desta aula. Na planilha de notas esta nota consta como SC1.

  • 31/05/17 - Aula 10 - Sensores Discretos

    Nesta aula continuaremos apresentando os sensores discretos utilizados na Indústria de manufauras.

    Quanto ao PI&D, apresentaremos o significado do Diagrama lógico e da Tabela de intertravamento.

  • 07/06/17 - Aula 11

  • 14/06/17 - Aula 12

    TG - Apresentação dos Trabalhos. Nesta aula todos os grupos apresentarão (15 min) os seus sensores, explicando o aspecto de atuação do grupo, os sensores escolhidos e o seu funcionamento. Cada grupo terá 10 minutos para a apresentação e 5 minutos para perguntas.

    • Nesta tarefa, realizada em grupo na sala de aula mas enviada individualmente por cada aluno, deverá ser escolhido um trecho do PI&D para o qual deverá ser feito o Diagrama Lógico e a Tabela de Intertravamento. Para permitir a correção é preciso o envio do trecho do PI&D considerado para o T10. A tarefa deverá ser cumprida até às 9:00 do dia 14/06.

    • Enviar nesta tarefa a apresentação, em PPT, a ser apresentada durante a aula.

      A apresentação deverá começar com o tema escolhido e os membros da Equipe. Colocar um número de slides para uma apresentação de 10 minutos sobre o trabalho. A apresentação deve ser feita como se fosse para motivar uma diretoria de empresa ou um grupo de investidores a apoiar o projeto. Deve-se colocar uma estimativa para o custo de implantação do projeto e de retorno do investimento. Suponha que cada projeto já possua um orçamento de R$ 100.000,00. 

      Cada grupo terá também outros R$ 120.000,00 para investir em outros projetos, da maneira que quiser. Ou seja, poderá investir quanto quiser em quantos projetos desejar até o total disponível para investimentos.

    • Este arquivo apresenta o resultado do investimento de cada grupo em outros projetos. A coluna NOTA apresenta o quanto de nota (de 0,2 a 1,0) foi associado a cada projeto na média final do Trabalho em Grupo (SC - Smart Cities).

    • O Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (Cest), da Escola Politécnica (Poli) da USP, promove, no dia 23 de junho, o evento Cidades Inteligentes? Sociedade e Tecnologia em debate, que propõe uma discussão multidisciplinar e transversal envolvendo especialistas de áreas técnicas (engenharia e normas), da saúde pública e das humanidades (direito e urbanismo) acerca dos desafios e oportunidades que emergem junto com a nova matriz de governança urbana baseada em dados coletados por dispositivos eletrônicos embarcados no meio ambiente urbano.
  • 21/06/17 - Aula 13 - Smart Cities

    Nesta aula foi conversado sobre a realização do trabalho em grupo sobre Smart Cities.

  • 28/06/17 - Aula 14 - Palestra: IoT no Agronegócio segundo a visão da IBM

    Nesta aula teremos a palestra do Eng Luis Otávio Dias da Fonseca, da IBM Brasil, sobre a "Internet das Coisas (IoT) aplicada ao Agronegócio, segundo a visão da IBM". A palestra começará às 10:00 do dia 28/06, na sala normal do curso.

    Conto com a presença de TODOS neste dia! Não é fácil conseguir que um engenheiro nesta posição venha dar uma palestra na USP. Vocês não podem perder a oportunidade de ouvir e interagir com a IBM.

    Nesta aula serão poderão tirar dúvidas sobre o trabalho a ser entregue, INDIVIDUALMENTE e via e-Disciplina, até o dia 05/07/2017, à meia-noite.

  • 05/07/17 - Aula 15 - Entrega virtual do PI&D da Cervejaria

    Neste dia não haverá aula. Somente a entrega do PI&D via e-Disciplina até à meia-noite.