Agenda do Curso

  • 8 março - 14 março

    Favor imprimir para a primeira aula do dia 8 de março. Peço aos alunos de Canto Coral III que tragam também as partituras do ano passado, para cantarmos para os calouros na sexta-feira, dia 10/3.

    Grato,

    Marcos

  • 15 março - 21 março

    • Aquecimento e pronúncias
    Leituras nos Naipes:
    • Ride the chariot (Dionel)
    • A Clare benediction (Jhony)
    • Botequim (Iully)
    • What needeth (Giovana)
    • Cantares (Nadine)
    • Lavadeira (Felipe)

  • 22 março - 28 março

    • Aquecimento e pronúncias
    Leituras nos Naipes:
    • A Clare benediction (Jhony)
    • Botequim (Iully)

  • 29 março - 4 abril

    • Dia 29/3:
    Naipes: Três apitos (Ana Maria), Upa, neguinho (Mateus P.)

    Tutti: Três apitos (Ana Maria), Upa, neguinho (Mateus P.), Galo garnizé (Bortot), Cantares (Nadine), What needeth (Giovana), Ride the chariot (Dionel), Clare benediction (Jhony)


    • Dia 31/3: Schumann (naipes e tutti)



  • 5 abril - 11 abril

    • Naipes: 
    Chegou a hora da fogueira (5/4)
    Capim de pranta (7/4)

    • Tutti

    5/4:

    Schumann

    Três apitos

    Upa, neguinho

    Cantares

    What needeth

    7/4:

    Clare benediction

    Galo garnizé

    Botequim

    Ride the chariot

    Lavadeira

  • 12 abril - 18 abril

    Semana Santa. Não haverá aula.

  • 19 abril - 25 abril

      Só tutti:
      • Cantares (Nadine)
      • Lavadeira (Felipe)
      • Ride the chariot (Dionel)
      • A Clare benediction (Jhony)



    • 26 abril - 2 maio

      Só tutti:

      • Botequim (Iully)
      • What needeth (Giovana)
      • Schumann (Marcos)
      • Três apitos
      • Galo (Bortot)
      • Upa (Mateus)





    • 3 maio - 9 maio

      Só tutti:

      • Chegou a hora da fogueira (Amanda)
      • Capim de pranta (????)
      • Ride the chariot (Dionel)
      • Lavadeira (Felipe)



    • 10 maio - 16 maio

      Quartetos na seguinte ordem:

      1. What needeth
      2. Schumann
      3. Chariot
      4. Clare benediction
      5. Galo
      6. Capim
      7. Botequim
      8. Três apitos
      9. Upa, neguinho
      10. Chegou a hora da fogueira
      11. Lavadeira
      12. Cantares


    • 17 maio - 23 maio

      1. Upa, neguinho
      2. Chegou a hora da fogueira
      3. Lavadeira
      4. Cantares

    • 24 maio - 30 maio

      Dia 24/5 Quartetos:
      • What needeth
      • Schumann
      • Chariot
      • Clare benediction 
      Dia 26/5 não haverá aula porque estarei na UNESP, em São Paulo, participando do Art Research Journal – V Encontro: Políticas Editoriais e Internacionalização 
       II Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes, na UNESP

      Leia aqui

    • 31 maio - 6 junho

      31 maio

      Quartetos
      • Galo
      • Capim
      • Botequim
      • Três apitos

      2 de junho

      Quartetos
      • Upa, neguinho
      • Chegou a hora da fogueira
      • Lavadeira
      • Cantares


    • 7 junho - 13 junho

      • 14/6: reunião sobre SISU, PPC etc
      • 16/6: todo o programa

    • 14 junho - 20 junho

      MUDANÇA DE AGENDA!!!
      DEVIDO A UM IMPREVISTO, NÃO PODEREI DAR AULA DE CANTO CORAL AMANHÃ (14/6). IESTUDEM AS PARTES, PRINCIPALMENTE DAQUELAS INDCADAS NA AGENDA.
      SEMANA QUE VEM, ÚLTIMOS TUTTIS PARA A AVALIAÇÃO DO DIA 28/6. JÁ ADIANTO PARA QUEM TEM FILMADORA PARA QUE FAÇA A GENTILEZA DE LEVAR E FILMAR, PARA A EXIBIÇÃO COMENTADA NA ÚLTIMA AULA DO DIA 30. PEÇO DESCULPAS PELO TRANSTORNO.



      • 14/6: ensaio de naipe para solucionar problemas. Depois, tutti, com cada responsável pelas músicas:

      1. What needeth
      2. Schumann
      3. Capim
      4. Fogueira
      5. Upa, neguinho
      6. Cantares


      • 16/6: feriadão (Corpus Christi). Não haverá aula.



    • 21 junho - 27 junho

      21 e 23 de junho

      Últimas aulas com tutti, todo o programa do dia 28/6:


      Apresentação/avaliação das classes de Canto Coral I e III do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto,

      Universidade de São Paulo

      Prof. Responsável: Marcos Câmara de Castro

      Dia 28 de junho (quarta-feira) de 2017

      Hora: 9h

      Local: Sala de Concertos da Tulha

      Canto Coral I e III

      Banca: Profa. Dra. Simone Machado, Profa. Dra. Silvia Berg e Professora Yuka de Almeida Prado

       

      1.       What needeth all this travail (Wilbye) – direção: Giovana Ceranto

      2.       Am Bodensee op. 59, n.2 (Schumann) – direção Marcos Pessoa

      3.       Ride the chariot (Spiritual/ Smith) – direção: Dionel Resende

      4.       Clare benediction (Rutter) – direção: Jhony de Souza Pinto

      5.       Galo garnizé (Fonseca) – direção: Guilherme Bortot

      6.       Capim de pranta (Lacerda) – direção: Luana Oliveira

      7.       Conversa de botequim (Ruzanowsky): direção: Iully Benassi

      8.       Três apitos (Carvalho) – direção: Tales Thomaz de Souza

      9.       Upa, neguinho (Ruzanowsky): Mateus Parizi

      10.    Chegou a hora da fogueira (Rodrigues): Amanda Tonaki

      11.    Lavadeira (Mahle): Felipe Rissatti

      12.    Cantares (Miranda): Nadine Morais

       

      01)               What needeth all all this travail

       

      Quem necessita de todo este incômodo e confusão,

      Encurtando os doces prazeres da vida

      Para buscar este tesouro distante

      Naqueles climas quentes, sob o Phebus escaldante?

      Oh, tolos!, vocês não podem ver

      Um movimento mais próximo

      Na doce face de minha amada,

      Onde a natureza exibe todos os tesouros

      Que os olhos vêem e o coração conhece?

      Rubis e diamantes delicados e pérolas orientais em abundância;

      Coral e Âmbar mais doces e preciosos

      Do que aqueles que os mares do sul ou as Molucas podem-nos emprestar

      Ou que as Índias Orientais e Ocidentais nos mandam? (MCC)

       

      02)               Am Bodensee op. 59 n.2/2. Trata-se da segunda parte de uma das canções pertencentes ao conjunto de quatro canções – Vier Gesänge Op. 59” – compostas para coro a cappella por volta de 1845 por Robert Alexander Schumann. Prodígio como pianista, Schumann também possuía forte conhecimento literário, tornou-se virtuose do piano até que uma deformação incurável de um dedo encerrou sua carreira, foi o principal representante da música romântica alemã e sua obra pode ser comparada com a do polonês Frédéric Chopin, Schumann faleceu em 1856 após ser internado numa casa de saúde mental. As grandes obras poéticas de Schumann se concentram a partir de 1840 e grande parte das canções foram feitas a partir de poemas lidos pelo compositor (por Marcos Vinicius Pessoa).

       

      De volta à patria,

      Eu esperava apertar tuas mãos de lírio

      E que pudéssemos nos deleitar em nossa intimidade

      De volta à pátria,

      Infelizmente para mim,

      Tu me precedeste em direção a uma pátria muito melhor,

      Oh, minha querida!

      De volta à patria,

      Desejo levar meu barco

      A um país melhor, oh, minha querida!

      Fontes:

      https://educacao.uol.com.br/biografias/schumann.jhtm

      http://www.lieder.net/lieder/get_text.html?TextId=28881&RF=1

      The Oxford Dictionary of Music – Michael & Joyce Kennedy & Tim Rutherford – Johnson

      03)               Ride the Chariot tem um significado especial principalmente durante a escravidão. Ride the Chariot ou em português “eu vou montar a carruagem” significa “A tentativa de fuga é amanhã” uma musica de esperança para a sonhada liberdade da escravidão (por Dionel Resende).   

      04)               A Clare Benediction. Publicada pela primeira vez em maio de 1998, este coral  foi escrito pelo compositor e maestro britânico John Rutter (1945) e dedicado ao Clare College de Cambridge, onde Rutter estudou e posteriormente foi professor e diretor musical. O texto da peça, que também é de sua autoria, possui um caráter religioso, cristão, e sugere uma série de bençãos em seu desenvolvimento (por Jhony de Souza Pinto).

      05)               Galo Garnizé é uma canção do folclore brasileiro da região rural de Minas Gerais cuja letra foi eternizada por Henrique Foréis Domingues, compositor, cantor e radialista carioca conhecido como "Almirante", através de uma gravação realizada em 1929. Ganhou um arranjo para coro de Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006), professor e compositor mineiro que atuou como regente do coro "Ars Nova" da Universidade Federal de Minas Gerais por 41 anos, chegando a ser considerado na época o melhor conjunto vocal do Brasil. A música possui uma forte marcação rítmica característica do ritmo nordestino baião realizada pelas acentuações da própria letra e pelas vozes do acompanhamento - possivelmente pelo fato de Carlos Alberto ter estudado da Universidade Federal da Bahia, onde se formou em regência, sofrendo influência de sua cultura (por Guilherme Bortot).

      Fontes:

      http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa560846/almirante

      https://icapf.wordpress.com/quem-foi-carlos-alberto-pinto-fonseca/

      http://musica.ufmg.br/coralarsnova/index.php/2016/08/19/lancamento-04/  (Bortot)

      06)               Capim di pranta, foi extraída do livro “Estudos de Folclore”, de Luciano Gallet - compositor, professor, pianista, regente e folclorista, nascido no Rio de Janeiro, em 28 de junho de 1893. Apresentada com arranjo de Osvaldo Lacerda (São Paulo, junho de 1958), é uma obra cujo tema é um jongo - forma de expressão afro-brasileira, que integra instrumentos de percussão, danças coletivas e prática de magia, trazida por escravos de origem bantu, sequestrados da região atualmente denominada por República de Angola. A canção, num misto de linguagem coloquial e regionalismo, conta a história de escravos que enquanto cultivavam a lavoura, tinham de trabalhar para tentar conter a grama, que ameaçava as plantações (por Luana Oliveira).

      07)               Conversa de Botequim é um samba de 1935, composto por Noel Rosa (1910-1937), que escreveu a letra, e OsvaldoGogliano (1910-1962), conhecido como Vadico, que compôs melodia, com quem Noel fez muitas parcerias. Essa musica é uma das mais gravadas e conhecidas de Noel  Rosa.  Ela se passa em um botequim, lugar muito conhecido pelo autor eretrata uma cena cotidiana do personagem, o típico malandro da época que tentava conseguir tudo com uma boa "conversa fiada". Os biógrafos de Noel consideram "conversa de botequim" uma peça notável da musica popular brasileira, afirmando que ela tem um casamento harmonioso entre a letra e a melodia, conseguidos pelas acentuações e pontuações do texto (por Iully Benassi).

      Fontes: 

      http://museudacancao.blogspot.com.br/2012/11/conversa-de-botequim.html

      http://periodicos.unincor.br/index.php/recorte/article/view/661/pdf

       

      08)               O grande compositor Noel Rosa escreveu a música Três Apitos baseado na fábrica de tecidos Confiança localizada em Vila Isabel, onde hoje se encontra o Supermercado Extra Boulevard. A fábrica de fiação e tecidos foi fundada em Abril de 1885 representando o inicio da industrialização no Rio de Janeiro. Localizada na Rua Maxwell, a fábrica tinha ao seu redor vilas operárias e alguns casarões de maior porte. O estabelecimento foi desativado após 85 anos de atuação, e sua chaminé construída em 1894 ainda se mantém no mercado (por Mateus Parizi).

      Uma das maiores inspirações de Noel eram as mulheres e com esta canção não foi diferente. Noel Rosa tinha um relacionamento com Clara, vizinha e conhecida da família. A moça era operária da fábrica, e seu grande admirador era atraído pelos apitos que indicavam o término do expediente de trabalho. Exibido como sempre foi, Noel passava em seu carro fazendo questão que sua presença fosse notada. Porém há controvérsias sobre a musa inspiradora da música. Existem relatos que mostram que a música não foi dedicada a Clara, mas sim à Josefina que trabalhava numa fábrica de botões localizada no Andaraí, e era um caso a parte ao seu namoro. Porém Não existem comprovações referentes à verdadeira homenageada pelo poeta, pois até o próprio não deixou claro sua intenção em 1936 quando disse que “outra operária de fábrica, se encaixaria nessa canção” (por Tales Thomaz de Souza).

      FONTE: http://feiticodonoel.blogspot.com.br/2009/11/fabrica-de-tecidos-e-os-tres-apitos.html 

      09)               Lavadeira (Felipe Rissati)

      Partitura disponível em <http://www.funarte.gov.br/projetocoral/wp-content/uploads/2011/05/carimbo.pdf> faz parte das nove canções que compõem a série Toadas de catimbó que são uma excelente representação das tradições culturais do estado do Pará”, além de abundante em ritmos e harmonias. As canções podem ser apresentadas não apenas como uma suite, mas individualmente ou em pequenos grupos (MCC).

      10)               Cantares foi composta em 1969 por Ronaldo Miranda, compositor brasileiro e atualmente professor de composição do departamento de música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Essas são palavras do próprio compositor: “Musiquei o poema original de Walter Mariani – que se intitulava CANTAR DO AMOR PURO – apenas grafando a melodia e deixando o acompanhamento harmônico a critério do piano ou violão que acompanhariam o intérprete vocal. A peça ficou assim, guardada na gaveta, até o ano de 1984, quando entra em cena – na história dessa obra – o conjunto de música antiga carioca QUADRO CERVANTES, que já existia há vários anos, e era integrado por : Clarice Szajnbrum (soprano), Rosana Lanzelotte (cravo), Myrna Herzog Feldman (viola-da-gamba) e Helder Parente (flauta doce). A música tem um refrão néo-renascentista e estrofes brasileiras, de caráter modinheiro ou seresteiro. O poeta Walter Mariani morreu sem ver o sucesso do seu texto. Mudei o título do poema original – Cantar do amor puro – para CANTARES, mas os versos são integralmente dele, Mariani" (Nadine Morais).

       

      Que venha se tiver de vir
      esse amor assim, assim.

      Que venha brando como a brisa imaterial da madrugada
      Calmo e sem pernoites
      Mais feito de auroras que de noites.

      Que venha se tiver de vir
      esse amor assim, assim.

      Venha em silêncio como um barco deslizando na corrente,
      Suave e com recato,
      Mais feito de olhar que de contato.

      Que venha se tiver de vir
      esse amor assim, assim.

      Que venha pobre como as aves imigrantes sem pousada,
      Franco e contente,
      Mais feito de futuro que de presente.

      Que venha se tiver de vir
      esse amor assim, assim.

      Que venha assim esse amor a mim,
      Se vier por si,
      Se vier por ti.


    • 28 junho - 4 julho

      Apresentação/avaliação com banca. Todo o programa.

    • 5 julho - 11 julho

      • Exibição comentada do vídeo da avaliação.