Programação

  • AULA 1 - Ciclos de Vida

    16/09/2014

    Docente: Simone G. Diniz

    Perguntas norteadoras:

    •Defina ciclos de vida, e descreva o que mudou na distribuição da população brasileira quanto a estes ciclo

    •Descreva as transições demográfica, de gênero, epidemiológica e nutricional no Brasil

    •Quais os principais determinantes destas transições, e como elas se inter-relacionam

    •Que desafios deve encarar o profissional da Nutrição para fazer frente a estas transições•Defina “risco” e “vulnerabilidade”

    •Como a assistência nutricional pode diminuir ou aumentar a vulnerabilidade das populações ao adoecimento, nas várias fases dos ciclos de vida?

  • CONTINUAÇÃO AULA 1 - Fisiologia e anatomia sexual e reprodutiva

    16/09/2014

    Docente: Simone G. Diniz

    Perguntas norteadoras:

    1. Quais as principais estruturas anatômicas dos genitais femininos, internos e externos?
    2. Quais as principais estruturas anatômicas dos genitais masculinos, internos e externos?
    3. Descreva o ciclo menstrual, suas fases, e os hormônios envolvidos
    4. Como uma mulher pode identificar que está ovulando e com grandes chances de engravidar?
  • AULA 2 - Gestação Normal

    23/09/2014

    Docentes: Simone G. Diniz

                       Cláudia Azevedo

    Perguntas norteadoras:

    1. Dentre todas as alterações que ocorrem durante a gravidez, quais podem alterar o sistema digestório da gestante?

    2. Quais as principais adaptações que ocorrem no organismo materno? 

  • CONTINUAÇÃO AULA 2 - Crescimento Intrauterino

     23/09/2014

    Docentes: Simone G. Diniz

                       Cláudia Azevedo

    Pergunta norteadora:

    1. Quais os principais períodos do crescimento do concepto? Cite alguns comprometimentos que podem ocorrer em cada um desses períodos.
  • AULA 3 - Fisiologia do parto e do puerpério

    30/09/2014

    Docente: Simone G. Diniz

    Perguntas norteadoras:

    1. Como reconhecer o início do trabalho de parto?
    2. Descreva as fases ou estágios do trabalho de parto
    3. De acordo com as melhores evidências científicas, descreva e justifique que formas de assistência devem ser estimuladas no trabalho de parto e parto e que formas de assistência devem ser desestimuladas no trabalho de parto e parto?
    4.  Quais as recomendações para a alimentação durante o trabalho de parto, com base em evidências?
    5. Porque no Brasil as taxas de cesárea são tão altas, e porque é tão difícil ter um parto normal de verdade?
    6. Para os nascidos, quais as potenciais consequências nutricionais e metabólicas associadas ao modo de nascer (parto vaginal ou cesárea), e as doenças crônicas associadas? Justifique

    Exercício:

    •Você foi selecionada para trabalhar como nutricionista em um Centro de Parto Normal da USP. É um centro novo, aqui nesta região, e as gestantes estão muito animadas. Em linhas gerais, como será a alimentação das usuárias deste serviço?
  • CONTINUAÇÂO AULA 3 - Fisiologia do parto e puerpério

    30/09/2014

    Docente: Simone G. Diniz

    Perguntas norteadoras:

    1. Como reconhecer o início do trabalho de parto?
    2. Descreva as fases ou estágios do trabalho de parto
    3. De acordo com as melhores evidências científicas, descreva e justifique que formas de assistência devem ser estimuladas no trabalho de parto e parto e que formas de assistência devem ser desestimuladas no trabalho de parto e parto?
    4.  Quais as recomendações para a alimentação durante o trabalho de parto, com base em evidências?
    5. Porque no Brasil as taxas de cesárea são tão altas, e porque é tão difícil ter um parto normal de verdade?
    6. Para os nascidos, quais as potenciais consequências nutricionais e metabólicas associadas ao modo de nascer (parto vaginal ou cesárea), e as doenças crônicas associadas? Justifique

    Exercício:

    •Você foi selecionada para trabalhar como nutricionista em um Centro de Parto Normal da USP. É um centro novo, aqui nesta região, e as gestantes estão muito animadas. Em linhas gerais, como será a alimentação das usuárias deste serviço?

  • AULA 4 - Amamentação – fisiologia e orientação / Relactação e bancos de leite / Diabetes na gestação

    07/10/2014

    Docente: Simone G. Diniz

    Amamentação – fisiologia e orientação

    Relactação e bancos de leite

    Diabetes na gestação

    Perguntas norteadoras

    1.Descreva  a estrutura mamária.
    2.O que é reflexo neuroendócrino? Quais são os hormônios que atuam na produção E ejeção do leite?
    3.Porque se recomenda que a amamentação se inicie na primeira hora? O que deve ser feito no caso de um parto normal E de uma cesárea?
    4.Quais as orientações mais importantes para promover o bom aleitamento materno, na gravidez e no puerpério?
    5.Quem são as mulheres que mais precisam de apoio para amamentar? Porque?
    6.Como orientar a ordenha manual?
    7.O que é relactação? Em quais situações ela está indicada?
    8.Quais os principais elementos nas orientações para relactação?

    9. Quais os objetivos dos bancos de leite humano?

    10. O que é o diabetes gestacional, com que freqüência ocorre o diabetes gestacional e por que esta variação?

    11. Quais os fatores de risco para o diabetes gestacional e qual o prognóstico de uma gestante diabética quanto ao diabetes ao longo da vida?

    12. Quais as principais complicações maternas  e neonatais do diabetes gestacional?

    13.Como deve ser a orientação nutricional de uma gestante diabética?

  • AULA 5 - Necessidades nutricionais na gestação (gestante normal, desnutrida e obesa) Nutrição da gestante anêmica e da hipertensa

    14/10/2014

    Docentes: Vanessa Ribeiro 

                       

              

  • CONTINUAÇÃO AULA 5 - Principais Problemas de saúde na gestação: síndromes hipertensivas

    14/10/2014

    Docente: Vanessa Ribeiro

                        

    Perguntas norteadoras:

    1. Defina morte materna e near-miss materno.
    2. Quais são as síndromes hipertensivas que podem estar presentes na gestação? Quais são as características de cada uma delas?
    3. Quais são os principais fatores associados às síndromes hipertensivas?
    4. Que características poderia ter uma dieta elaborada para prevenir a hipertenção induzida pela gestação? E uma dieta para a hipertenção crônica?
  • CONTINUAÇÃO AULA 5 - Principais Problemas de saúde na gestação: Anemia e infecções

    14/10/2014

    Docentes: Vanessa Ribeiro 

    Questões norteadoras

    1. Quais são as principais causas de anemia na gestação?
    2. Quais são os valores de concentração de hemoglobina que caracterizam a anemia na gestação?
    3. Como é possível corrigir a anemia ferropriva durante gestação?
    4. Quais são as formas de infecção vertical e as principais infecções que ocorrem por meio delas?
    5. Do ponto de vista alimentar, que medidas poderiam prevenir algumas infecções?
  • AULA 6 - PROVA PRIMEIRA PARTE

    21/10/2014

    PROVA PRIMEIRA PARTE

     - Introdução a Infância

    • Conceitos e
    • Etapas

     

  • 4/11 - AULA 7

    • Crescimento da Criança I
    • Crescimento da Criança II
  • 11/11 - AULA 8

  • 18/11 - AULA 9

  • 25/11 - AULA 10

    • Doença diarreica;
    • Doenças respiratórias;
    • A importância de brincar.
  • 9/12 - AULA 11

    FÓRUM AVALIAÇÃO

    PROVA SEGUNDA PARTE

    Boa Sorte!!!