Agenda do Curso

    • Olá farmacêutico!

      Seja bem vindo ao Curso de Capacitação para a Dispensação de Medicamentos!

      A dispensação de medicamentos é importante para a promoção do uso correto dos medicamentos, prevenção de agravos à saúde e alcance de resultados satisfatórios da farmacoterapia.

      Entretanto, para que essa prática profissional seja realizada adequadamente, é necessário que o farmacêutico esteja devidamente capacitado e possua conhecimento sobre fisiopatologia, terapêutica e legislação sanitária para subsidiar a relação com o paciente e com outros profissionais da saúde. Apesar disso, um estudo revelou que 78,6% dos farmacêuticos não possuem conhecimento satisfatório para a realização da dispensação e mais da metade dos participantes não contam com tempo e recursos para a participação em cursos de capacitação presenciais.

      Dessa forma, elaborou-se este curso para a capacitação de farmacêuticos que trabalham em drogarias no estado de São Paulo. O curso abordará temáticas sobre legislação sanitária, fracionamento de medicamentos, dispensação de antimicrobianos e anorexígenos, além de conteúdos sobre fisiopatologia e terapêutica em relação às doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes no Brasil (hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias e asma).

      Você será avaliado durante o curso por meio de duas avaliações diagnósticas. Ao concluír o curso, você receberá um certificado de participação emitido pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

      Espera-se que dessa forma você possa adquirir o conhecimento necessário para a realização adequada da dispensação e assim contribua para a prevenção de problemas relacionados aos medicamentos, a promoção do uso racional e a obtenção de melhores condições de saúde, favorecendo a qualidade de vida dos usuários de medicamentos. 

                                                         

    • Conforme descrito, você será avaliado por meio de duas avaliações diagnósticas, sendo uma aplicada no início e outra no término do curso.

      Além disso, em cada Módulo você deverá ajudar nossa personagem fictícia, Dona Maria, a resolver seus problemas de saúde. Para isso, você deverá analisar o caso apresentado e descrever qual seria a conduta profissional mais adequada a ser tomada durante a dispensação de medicamentos.

      Por fim, no último Módulo você deverá apresentar ao colegas de curso suas condutas em relação ao seguimento farmacoterapêutico de Dona Maria por meio de um seminário a ser realizado via webconferência.

      Seu tutor estará a disposição para esclarecer dúvidas nos fóruns.

      Bom trabalho!

  • Biblioteca

  • Módulo 1 - Introdução ao curso

    A importância da dispensação correta dos medicamentos para a saúde e qualidade de vida dos usuários de medicamentos. Carga horária: 7 horas.

  • Módulo 2 - Legislação sanitária no âmbito das drogarias

    Legislação sanitária que regulamenta os serviços farmacêuticos no âmbito das drogarias, dispensação de antimicrobianos, medicamentos isentos de prescrição e fracionamento de medicamentos. Carga horária: 7 horas.

  • Módulo 3: Dispensação de medicamentos para o tratamento da HAS

    Orientações sobre fisiopatologia, farmacologia e terapêutica para a dispensação de medicamentos antihipertensivos. Carga horária: 21 horas.

  • Módulo 4: Dispensação de medicamentos para o tratamento da Diabetes Mellitus

    Orientações sobre fisiopatologia, farmacologia e terapêutica para a dispensação de medicamentos antidiabéticos. Carga horária: 21 horas.

  • Módulo 5: Dispensação de medicamentos para o tratamento da dislipidemia

    Orientações sobre fisiopatologia, farmacologia e terapêutica para a dispensação de medicamentos antilipêmicos. Carga horária: 14 horas.

  • Módulo 6: Dispensação de medicamentos para o tratamento da asma

    Orientações sobre fisiopatologia, farmacologia e terapêutica para a dispensação de medicamentos antiasmáticos. Carga horária: 14 horas.

  • Módulo 7: Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

    Noções de Farmácia Clínica e orientações para a implantação da Atenção Farmacêutica em drogarias.