Programação

  • 09/08 - Apresentação da disciplina

  • 16/08 - A multiplicidade psicologia social

    Leitura principal: 

    Silva Jr., N., & Zangari, W. (Orgs.). (2017). A Psicologia Social e a questão do hífen. São Paulo: Blucher.  Disponível em: https://sites.usp.br/ppg-pst/wp-content/uploads/sites/218/2017/03/psicologiasocialquestaohifen.pdf  (cada aluna/o poderá escolher que capítulo prefere ler antes da aula)

     


  • 23/08 - Contribuições teóricas para o estudo das relações humanas: o giro político

    Leitura principal:

    RODRIGUES, Aroldo. Ciência e tecnologia a serviço do homem. [1985]. Psicol. Ciência e profissão, v. 5, n.1. Entrevista concedida à Revista Ciência e Profissão. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/MCpSQSgZNZGYQwXchntrfTs/?lang=pt> . Acesso em: 05 set. 2020.

    LANE, Silvia. Revendo a prática da Psicologia Social: entrevista. [1985]. Psicologia Ciência e Profissão, v. 5, n.1. Entrevista concedida à Revista Ciência e Profissão. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/XGwLp5rrTmmrFMkkQKvCz4f/?lang=pt>. Acesso em: 05 set. 2020.

     

    Leitura complementar:

    CORDEIRO, Mariana Prioli. Psicologias sociais cientificista e crítica: um debate que continua. Psicologia: ciência e profissão, n.33, v. 3, 716-729, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v33n3/v33n3a15.pdf 

     

    IÑIGUEZ, Lupicínio. La Psicología Social como Crítica: continuismo, estabilidad y efervescencias tres décadas después de la Crisis. Revista Interamericana de Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, v. 37, n. 2, p. 221-238, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/284/Resumenes/Resumen_28437204_1.pdf 

     

    LANE, S. T, M.; BOCK, A. M. B. Abrapso – uma história da Psicologia Social enquanto práxis. In: JACÓ, VILELA, A. M.; ROCHA, M. L.; MANCEBO, D. (Orgs.). Psicologia Social: relatos na América Latina. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 145-155.

    RODRIGUES, A. The full cycle of an Interamerican journey in social psychology. In: LEVINE, R. V.; RODRIGUES, A.; ZELEZNY, L. Career Journeys in Social Psychology. NewYork: Taylor & Francis Group, 2008. p. 105-128.


  • 30/08 - Discussão do documentário "Le jeu de la mort"

  • 06/09 - Semana da Pátria

  • 13/09 Contribuições teóricas para o estudo das relações humanas: o giro linguístico

    Leitura principal:

    IBAÑEZ, T. O giro linguístico. In: _____. (Org.) Manual de análise do discurso em Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 19-49.

    OU

    CORDEIRO, M. P.; LOPES, F. T. P.; BRIGAGÃO, J.; RASERA, M. Uma breve introdução ao movimento construcionista. In: CORDEIRO, Mariana Prioli et al. Diálogos sobre construcionismo social: entrevistas com Kenneth Gergen, Lupicinio Íñiguez-Rueda, Mary Jane Spink e Tomás Ibáñez. ( Coleção Estudos Avançados em Psicologia Social). Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia, 2023 (pp. 14-28). DOI: Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1033 

     

    Leitura complementar:

    Iniguez, L.(2004). A linguagem nas ciências sociais: fundamentos, conceitos e modelos. In L Iñiguez (Org.), Manual de análise do discurso em Ciências Sociais (pp. 50-104). Petrópolis: Vozes.


    IBAÑEZ, Thomás. La construcción del conocimiento desde una perspectiva construccionista. In: MONTERO, Maritza. (Org.).  Conocimiento, realidad e ideología. Caracas: Associación Venezoelana de Psicología Social – AVEPSO, 1994. p. 39-48.

  • 20/09- Contribuições teóricas para o estudo das relações humanas: o giro material

    Leitura principal:

    LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria Ator-Rede. Salvador, Bauru: EDUFBA, EDUSC, 2012 (Terceira fonte de incerteza: os objetos também agem).


    Leitura complementar:

    TIRADO-SERRANO, Francisco; DOMÈNECH-ARGEMÍ, Miquel. Asociaciones heterogéneas y actantes: El giro postsocial de la teoría del actor-red. Revista de Antropología Ibero-Americana, v. 1, n. esp., 2005. Disponível em: < http://www.aibr.org/antropologia/44nov/articulos/nov0512.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2010.


  • 01/11 –  Contribuições teóricas para o estudo das relações humanas: o giro decolonial

    Leitura principal:

    GROSFOGUEL, R.  A estrutura do conhecimento  nas universidades ocidentalizadas:  racismo/sexismo epistêmico e  os quatro genocídios/epistemicídios  do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31. n. 1, p. 25-49, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/xpNFtGdzw4F3dpF6yZVVGgt/?lang=pt

    OU

     BALLESTRIN, L. América Latina e o Giro Decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, 2013.Disponível em:  https://www.scielo.br/pdf/rbcpol/n11/04.pdf




  • 08/11 - O fenômeno multidimensional da violência: aspectos individuais e coletivos e a questão de sua superação

    Leitura principal:

    MELLO, Sylvia Leser de. A violência urbana e a exclusão de jovens. In: SAWAIA, Bader. (Org.). As artimanhas da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 129-140.

    OU

    GALTUNG, Johan. Violência, paz e pesquisa para a paz. Organismo, v. 15, n. 28, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150546 

    (Versão original: GALTUNG, Johan. Violence, peace and peace research. Journal of Peace Research, 6(3)., 1969 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150546/147375)

    Leitura complementar:

    GALTUNG, Johan. Sobre la paz. Barcelona: Editorial Fontamara, 1985. (p. 27-45).

    LOPES, Felipe T. P. Os conceitos de paz e violência cultural: Contribuições e limites da obra de Johan Galtung para a análise de conflitos violentos. Athenea Digital, v. 13, n. 2, 169-177, 2013. Disponível em: http://atheneadigital.net/article/view/v13-n2-tavares.

    Dossiê sobre a obra de Galtung publicado na Organicom: Comunicação, estudos para a paz e violência organizacional. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/issue/view/10839 

    MINAYO, Maria  Cecília de S.; SOUZA, E. R. de. Violência e saúde como um campo interdisciplinar e de ação coletiva. História, Ciência, Saúde – Manguinhos. N. 4, v. 3, p. 513-531, 1997-1998.

    MARTÍN-BARÓ, Ignácio. La violencia en Centroamerica: una vision psicosocial. Revista de Psicología de El Savador, [s. l.], v. 9, n. 35, p. 123-146, 1990. Disponível em: https://www.uca.edu.sv/coleccion-digital-IMB/wp-content/uploads/2015/11/1990-La-violencia-en-Centroam%C3%A9rica-una-visi%C3%B3n-psicosocial-RP1990-9-35-123_146.pdf

    Documentário: À margem da imagem. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EB7A__uVQ9E


  • 15/11 - Proclamação da República

  • 22/11 - IV Semana de Psicologia Preta

    Na aula da IV Semana de Psicologia Preta, os alunos participarão das atividades propostas no horário da aula (13h30 - 16h30).

  • 29/11 – Sociedade midiática e relações humanas: a mídia como construtora de problemas sociais - Discussão sobre a cobertura midiática da pandemia

    Conversa com Cláudia Malinverni

    Leitura principal:

    Malinverni, Cláudia, Cuenca, Angela Maria Belloni, & Brigagão, Jacqueline Isaac Machado. (2012). Epidemia midiática: produção de sentidos e configuração social da febre amarela na cobertura jornalística, 2007-2008. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 22(3), 853-872. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000300002 

    Leitura complementar:

    Hjarvard, S. (2015). Da Mediação à Midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, 2(3), 51-62. Disponível em: http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/331 

    Malinverni, C. (2017). Uma epizootia, duas notícias: a febre amarela como epidemia e como não epidemia. RECIIS, 11(2), 1-9. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1339/2103 

    Spink, M. J., Malinverni, C., Brigagão, J., &Mortelaro, P. K. (2021). Os interstícios da “boa” comunicação na gestão do risco pandêmico: a perspectiva midiática. In M. J. Spink, M. P. Cordeiro, Jacqueline I. M. Brigagão & C. Malinverni, Covid-19: versões da pandemia nas mídias (pp. 69-104). São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Disponível em https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/606/540/2123  


  • 06/12 -   Sociedade midiática e relações humanas

    Leitura principal: 

    THOMPSON, John B. A interação mediada na era digital. MATRIZes, v.12, n. 3, p. 17-44, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/153199

    OU

    THOMPSON, John B. O eu e experiência num mundo mediado. In: _____. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. (p. 181-204)

    Leitura complementar:

    Arendt, Ronald J. J. (2007). Emoções e mídia.  In Ana Maria Jacó-Vilela & Leny Sato (Orgs.), Diálogos em Psicologia Social (pp. 275-288). Porto Alegre, RS: ABRAPSO-SUL. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/vfgfh/pdf/jaco-9788579820601.pdf 

    Guareschi, Pedrinho. Comunicação: um novo personagem dentro de casa. In: _____. Psicologia Social Crítica como prática de libertação. 3 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

    Rosemberg, Fúlvia, & Andrade, Marcelo. (2007). Infância na mídia brasileira e ideologia. In Ana Maria Jacó-Vilela & Leny Sato (Orgs.), Diálogos em Psicologia Social (pp. 257-274). Porto Alegre, RS: ABRAPSO-SUL. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/vfgfh/pdf/jaco-9788579820601.pdf

    THOMPSON, John B. A reinvenção da publicidade. In: _____. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. (p. 205-228).


  • 13/12- Direitos Humanos, ética e práxis social

    Leitura principal:

    COIMBRA, Cecília M. B.; LOBO, Lilia F.; NASCIMENTO, Maria Lívia. Por uma invenção ética para os direitos humanos. Psicologia Clínica, v. 20, n. 2, p. 89-102, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652008000200007

    YAMAMOTO, Oswaldo H. 50 anos de profissão: responsabilidade social ou projeto ético-político? Psicologia: Ciência e Profissão, 32(n. esp.), 6-17, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500002 

    Leitura complementar:

    BICALHO, Pedro P. G.; CASSAL, Luan C. B.; MAGALHÃES, Kelly C.; GERALDINE, Janaína R. Formação em psicologia, direitos humanos e compromisso social: a produção micropolítica de novos sentidos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ,  n.2, v. 2, p. 20-35, 2009. Disponível em: http://www.ufrrj.br/seminariopsi/2009/boletim2009-2/bicalho.pdf

    SANTOS, B. S. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. In: SANTOS, B. S.; CHAUÍ, M. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez: 2013.

    CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Psicologia e direitos humanos: subjetividade e exclusão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

     SANTOS, B. S. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2013.


  • 20/12 –  Desafios à Psicologia Social na investigação e intervenção sobre as relações intersubjetivas na contemporaneidade: cidadania, direitos humanos e diversidade

    PAIVA, Ilana L.; YAMAMOTO, Oswaldo H.  Os Novos Quixotes da Psicologia e a Prática Social no “Terceiro Setor”. Psicologia  Política , n. 8, v. 16, p. 231 – 250, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2008000200004

    YAMAMOTO, Oswaldo H. Questão social e políticas públicas: revendo o compromisso da Psicologia. In A. M. B. Bock (Org.), Psicologia e o compromisso social . 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 37-54.

    SAWAIA, Bader Burihan. Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e tranformação social. Psicol. Soc.,  Florianópolis ,  v. 21, n. 3, p. 364-372,  Dec.  2009 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000300010&lng=en&nrm=iso>. access on  10  Dec.  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000300010.

    Carone, Iray. (1998). Igualdade versus diferença: um tema do século In: Aquino, Júlio Groppa, Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus.


  • 20/12 - Encerramento da disciplina e Plantão de dúvidas sobre avaliação dos trabalhos