Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
Metodologia do Ensino de Ciências (2019)_Lúcia Sasseron_Segunda-feira
Início
Ambientes
2019
FE
EDM
EDM0329_2a feira à noite
Atividades de Estágio
Atividades de Estágio
Atividades de Estágio
Download da pasta
1 O que é ciência.pdf
2 Visita ao espaço de educação não formal.pdf
3 Reconhecendo a escola.pdf
4 Observação de aula.pdf
5 Recomendações para a elaboraçào do relatório de estágio de observação.pdf
6 Roteiro para elaboração da proposta de estágio.pdf
7 Elaboração da análise de episódio de estágio .pdf
◄ Ficha de estágio assinada
Seguir para...
Seguir para...
AVISOS
Cronograma Atualizado (20/05)
Inscrições para Apresentação da Proposta Didática
Inscrição para estágio nas Oficinas da Escola de Aplicação
Ficha de estágio assinada
Texto 1: Lima, M.E.C. e Maués, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças”
Espaço para envio da tarefa. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 2: Carvalho, A.M.P. et al, “Ciências no Ensino Fundamental – o conhecimento físico”, capítulos 2 e 3
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 3: Sasseron, L.H. e Duschl, R., “Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes”
Espaço para envio da tarefa. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 4: Lorenzetti, L. e Delizoicov, D., “Alfabetização científica no contexto das séries iniciais”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 5: Borges, A.T., “Novos rumos para o laboratório didático escolar”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 6: Scarpa, D.L. e Campos, N.F., “Potencialidades do ensino de Biologia por investigação”
Entrega do Relatório de Observação
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 7: Sasseron, L.H., “Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Entrega da versão escrita da Proposta de Regência
Texto 9: Sasseron, L.H., “Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 10: Martins, I. et al, “Aprendendo com imagens”
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 8: Sedano, L. e Carvalho, A.M.P., "Ensino de Ciências e Autonomia Moral"
Espaço para o envio de atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual
Texto 11: “Brasil no Pisa 2015” (apenas o trecho entre as páginas 35 e 50)
Entrega do Relato de Regência
Espaço para envio da atividade. Resenha, perguntas ou mapa conceitual.
Texto 1: Lima, M.E.C. e Maués, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças” ►