Pergunta do(a) aluno(a)

Pergunta: Quando o oxigênio se acopla na hemoglobina ou na mioglobina, o íon ferro sobe para o plano da porfirina e muda de spin alto para baixo. Até há uma comparação com o citocromo, que como está ligado a uma metionina, permanece de spin baixo o tempo todo. Minha dúvida é: quando nós mudamos de spin alto para baixo nas moléculas de hemoglobina e mioglobina, qual é o efeito dessa mudança? E se a mudança de spin tiver algum efeito, eu posso concluir que isso não ocorre nos citocromos? 

Resposta: Na hemoglobina, que contém 4 proteínas interligadas e cada uma com uma porfirina e Ferro, o efeito desse "movimento" altera as interações dos aminoácidos de toda a proteína (altera levemente a conformação), com o efeito, experimentalmente determinado, que é o aumento na capacidade de absorver outras moléculas de O2. Ou seja, depois que o primeiro O2 entra na molécula, os demais entram mais facilmente a ponto de causar aquela resposta sigmóide na curva de saturação da hemoglobina.

Como na mioglobina só há uma proteína com porfirina e ferro, o "movimento" existe, mas não afeta o padrão de absorção de O2.

No citocromo não há espaço para o O2 e os ligantes existentes já são de campo forte, mantendo o ferro sempre em spin baixo.