Resenha pela parte da manhã
Presentes e diálogos iniciais
A aula começou com um presente dada pelo Marcos.
O documentário apresentado foi o Neram N’Dok (link do documentário), uma expressão Bijagó que significa “levem e guardem convosco". Ele fala sobre o processo de construção participativa das comunidades na Área Marinha Protegida no Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau.
Após passar um trecho do documentário foi feito uma provação, sobre os aspectos educacionais demonstrados no vídeo.
Sairam falas referentes à Educação Informal, Educação Popular, a Educomunicação e sua importancia e o processo participativo.
Em seguida o Prof. retomou as avaliações da aula passada e requisitou que fossem feitas as avaliações por tod@s.
O que emergiu de destaque nesse momento foi sobre uma avaliação em especial, que sugeria que tivessem leituras tambem "não Freirianas" que destacou a reflexão sobre serem leituras do campo da esquerda e não necessariamente Freirianas.
Marcos colocou sua definição sobre o que seria, para ele, fazer parte do campo da esquerda ou da direita.
O campo da esquerda seria uma "postura inclusiva, dialógica de construção com" e a postura da direita seria mais ligada à construção mais técnica científica com autoridade bem definida.
Se colocando no campo da esquerda e fazendo a ponte com o Documentário apresentar esse tipo de postura mais à esquerda. O que não negaria a questão sobre a relação com as empresas que contribuiram no processo apresentado no documentário.
Antes de passar para a outra atividade tivemos um outro presente
Mariana trouxe um trecho de um texto do Leonardo Boff (colocar o nome do livro), em que ele relaciona a educação como fazer arte.
Diálogo sobre Zabalza (e outras leituras)
A sala foi dividida nos grupos formados. Os grupos tinham o papel de dialogar a partida da atividade posta na lousa:
A partir da leitura de Zabalza, o que precisa melhorar no campo da:
a) Filosofia;
b) Políticas Públicas;
c)Estrutura;
d) Pedagogia e,
e)Outros
Após cerca de 30minutos mais intervalo os grupos colocaram na lousa, em síntese, o que saiu das discussões (segue as fotos da lousa)
A partir da socialização a sala fazia alguns apontamentos sobre cada dimensão elencada.
Atividade não está pronta
Por favor, volte mais tarde.