Nesta aula, demos prosseguimento aos trabalhos iniciados na aula anterior, sobre Conservação de Energia Mecânica.
O experimento foi dividido em duas partes, e na primeira aula os alunos já haviam analisado as energias de cada caminho. Nesta aula, o objetivo foi comparar as energias dos dois trilhos em pontos equivalentes do circuito, e assim demonstrar por que apesar de possuírem comprimentos de percursos diferentes, as bolinhas "deveriam" chegar ao mesmo tempo ao final.
Iniciamos novamente apresentando um desenho esquemático na lousa, e reescrevemos as fórmulas de energias Potencial e Cinética.
Os alunos entenderam a proposta do trabalho, mas levaram algum tempo para conseguir se expressar a respeito das questões apresentadas. Principalmente a primeira questão levou bastante tempo para ser concluída.
Passada esta etapa, o restante desenvolveu bem, e alguns alunos até nos surpreenderam com explicações e conclusões bastante assertivas nas comparações entre as energias dos dois trilhos. Um bom exemplo foi a descrição do que ocorreu entre os trechos C e E do trilho, que foi mais natural que o esperado. Vários alunos concluíram, sem nossa ajuda, que a velocidade ganha em C garante que a bolinha chegará ao mesmo tempo que a outra ao final.
Foram discutidos também, os motivos possíveis para que as bolinhas não chegassem ao mesmo tempo, fato observado e diversos lançamentos: trepidação do trilho, imperfeições na construção, resistência do ar, liberação dessincronizada das bolinhas, etc.