Conflito de interesses entre os sexos e a seleção sexual



Uma vez que os machos são definidos como aqueles que produzem o gameta menor e as fêmeas são os indivíduos que produzem o gameta maior, uma consequência óbvia desse fato é os machos poderem produzir potencialmente muito mais descendentes que as fêmeas, considerando-se uma mesma quantidade de gasto energético e de material na atividade reprodutora. Assim, a melhor estratégia reprodutiva para os machos é tentar se reproduzir com o maior número de fêmeas possível, enquanto, para as fêmeas, a melhor estratégia é a escolha do macho mais adequado para a produção de seus descendentes. Como resultado, observamos um conflito de interesses entre machos e fêmeas no que diz respeito à reprodução.

Darwin, quando lidou com a questão do dimorfismo sexual, propôs uma forma de seleção a que deu o nome de "seleção sexual". O dimorfismo sexual ocorre quando as formas e/ou tamanhos entre machos e fêmeas diferem notavelmente. Em geral, mas nem sempre, os machos são maiores, mais ornamentados ou possuem alguma outra característica marcante, como, por exemplo, a vocalização de sons.

Veja a seguir um vídeo sobre dimorfismo sexual entre galos e galinhas:



Um dos exemplos de dimorfismo sexual mais impressionante, que foi abordado por Darwin, é o dos pavões.

Veja agora o vídeo sobre a corte de um pavão:



Os machos apresentam uma cauda desproporcionalmente grande, que é por eles utilizada quando cortejam as fêmeas. A questão que surge é a seguinte: Por que uma estrutura tão extravagante teria evoluído, já que ela seria, certamente, desvantajosa na sobrevivência do animal devido, por exemplo à dificuldade de locomoção ou à possível facilidade de detecção por predadores?

Segundo a teoria da seleção sexual, as fêmeas não seriam atraídas pela mera beleza do macho, mas sim pela habilidade que ele teve em, mesmo tendo o inconveniente de portar tal estrutura, sair-se bem no decorrer de sua vida. Uma cauda simétrica, vistosa e sem marcas de doenças ou lutas perdidas mostraria também o sucesso em lutas físicas com outros machos e a resistência a doenças. Assim, a escolha das fêmeas por machos com caudas extravagantes não seria mero capricho, mas uma questão de investimento na qualidade de seus próprios filhotes, seja no seu vigor físico seja na capacidade de atrair fêmeas para se reproduzir e levar os seus genes adiante.