Roteiro da Semana 4

Roteiro da semana 4 do Curso de Vida e Educação em Ciências

"Molde interno"


As ideias de Buffon

 

Figura 4.4

Buffon propôs em sua teoria, uma das primeiras evolucionistas, que cada espécie tinha um tipo de “molde interno” que determinava sua forma, e esse molde era preservado de uma geração para outra. No entanto, a teoria não explicava o funcionamento de tal molde.

Segundo o estudioso, se uma espécie ocupasse diferentes partes do planeta, o ambiente distinto ocasionaria um desvio em relação à forma original, o que resultaria no surgimento de novas variedades. Ele propôs que existiria, por exemplo, um gato ancestral que, ao se dispersar pelo planeta, teria dado origem a diferentes felinos, como os leões, os tigres, os pumas etc. No entanto, Buffon recorre à teoria da geração espontânea (ainda em voga no tempo em que viveu) para explicar como o gato ancestral teria surgido.

Apesar de incluir a geração espontânea em sua teoria, as ideias do estudioso Buffon são muito importantes por conterem traços do que hoje é aceito como ancestralidade e parentesco entre seres vivos! Muito interessante, não é mesmo?

A teoria poderia, de forma resumida, ser assim postulada: a geração espontânea origina um conjunto de seres vivos e a influência do ambiente faz com que esses seres vivos deem origem a novas formas, o que aumenta a diversidade de seres vivos no planeta.