Definição de vida

Definindo vida
Quais as contribuições para o Ensino de Ciências?

 

Figura 5 - semana 2Quando falamos em discutir vida no contexto escolar, há uma questão que não podemos deixar de trazer: “É importante que alunos do Ensino Fundamental definam vida?” Alguns responderão prontamente que não, que esse é um tema irrelevante. Outros dirão que é muito complexo e que deveria ser abordado no Ensino Médio. Alguns ainda enfatizarão que já fazem isso, mas que é um tópico introdutório ao estudo dos seres vivos.

Na Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Ciências, Ensino Fundamental, Ciclo II, de 2008, o tema “vida” é recorrente. Discussões sobre a origem e a evolução da vida são sugeridas para o 3º e 4º ciclos, mas a proposta de discutir a definição de vida aparece bastante tímida:

"O aprendizado das Ciências no Ensino Fundamental deve desenvolver temas que preparem o aluno para [...] refletir sobre a existência do homem, da Terra, do Universo e também sobre o próprio significado de vida (p. 46 e 47)."

Concordamos que trabalhar o conceito de vida de uma forma teórica, que fuja das listas de propriedades, realmente é uma tarefa complexa, mas trazemos alguns argumentos para ponderar essa dificuldade:

1) Sempre falamos sobre a necessidade de um Ensino de Ciências, que não seja voltado somente para a memorização de conceitos, mas que estimule os estudantes a olhar para o mundo e refletir sobre ele. Discutir vida de forma teórica pode ajudar os alunos a não decorar uma lista de características, mas, a partir do que entende por ser vivo, construir uma nova visão sobre esse fenômeno. Ao trazermos a concepção de vida como um sistema autônomo que evolui, por exemplo, colocamos esse conceito em relação com outros conceitos, como interações com o ambiente, reprodução e seleção natural. O conceito de vida, portanto, pode ajudar o aluno a desenvolver seu pensamento teórico.

2) Temas polêmicos como vida extraterrestre, vida artificial, células-tronco, aborto ou eutanásia têm como pano de fundo a definição de vida. Esse é um conceito estruturante, que pode ajudar nossos estudantes a se posicionar mais conscientemente nessas discussões.

3) Uma definição satisfatória de vida é importante ainda quando são discutidos temas como origem da vida e evolução. Para termos uma visão sobre como a vida se originou, precisamos ter claro o que entendemos por vida!

E esse será justamente o tema de nossa próxima aula: as origens da vida!