1. Iniciando a conversa

Os objetivos Específicos deste Tópico são:

  • Diferenciar as células procarióticas e eucarióticas;
  • Identificar as principais características estruturais do núcleo das células eucarióticas;
  • Reconhecer e perceber as principais vantagens evolutivas da compartimentalização do citoplasma de uma célula eucariótica;
  • Discutir a origem das organelas das células eucarióticas.

Antes de iniciarmos os estudos deste tópico, responda a seguinte questão:

“O que é célula?”

Anote sua resposta para analisá-la novamente ao final da disciplina. Será que sua resposta será mantida, complementada ou mesmo alterada?

Quando realizamos uma reflexão mais cuidadosa sobre a questão proposta, percebemos que, embora aparentemente simples, ela pode se tornar muito complexa. Isso depende do nível de detalhamento bem como do enfoque que utilizamos. Por exemplo, podemos apresentar uma definição geral ou incluir aspectos relacionados à forma e função das partes constituintes das células. Também podemos diferenciar os tipos de células, ressaltando as características específicas de cada um deles, ou tentar abordar o que todos os tipos de células apresentam em comum.

A presente disciplina trata dos diferentes enfoques que envolvem a Biologia Celular. Espera-se que você possa ampliar sua visão sobre a célula entendendo seus principais processos e componentes.