11. Os dois mecanismos de divisão celular

A complexidade no arranjo do DNA nuclear, combinado com proteínas específicas e distribuído em um número determinado de cromossomos, juntamente com a complexidade estrutural do próprio citoplasma levaram ainda a célula eucariótica a adquirir um sistema altamente complexo e eficiente de divisão celular. Tal sistema inclui não apenas o chamado aparelho mitótico, que é uma especialização do citoesqueleto, como também uma série de mecanismos que possibilitam uma distribuição equitativa de cromossomos e organelas citoplasmáticas entre as células-filhas.

Um outro mecanismo de divisão celular, denominado de meiose, leva à produção de gametas (óvulos e espermatozóides), onde se observa, normalmente, uma redução no número de cromossomos pela metade, juntamente com um fenômeno de recombinação gênica (permutação).

Assim, durante o processo de reprodução das espécies, ocorre a fusão entre os gametas, num fenômeno denominado de fecundação, onde o número de cromossomos da espécie é restabelecido, acarretando, ainda, uma grande variabilidade genética da progênie.