4. As principais características estruturais do núcleo das células eucarióticas

Em termos de organização estrutural, a célula eucariótica (Fig.3), é formada, basicamente pelo núcleo celular, compartimento limitado por uma dupla membrana - o envoltório nuclear (ou carioteca) - em cujo interior se encontra, a maior parte do DNA da célula. O envoltório nuclear apresenta uma série de poros, melhor denominados complexos poro-nucleares (Fig.4) que, controlam a entrada e a saída de substâncias entre o interior deste compartimento e o restante da célula.

O DNA existente no interior do núcleo está altamente organizado em unidades distintas denominadas cromossomos, formados por complexos de DNA e proteínas específicas, com papéis estruturais e/ou funcionais. Em contraste, as células procarióticas apresentam, como vimos, uma ou mais moléculas de DNA circular, não compartimentalizado

Detalhe do envoltório nuclear visto ao microscópio eletrônico

Figura 4: Detalhe do envoltório nuclear visto ao microscópio eletrônico. Note que este envoltório é formado por uma dupla membrana que apresenta aberturas denominadas complexos poro-nucleares.

Fonte: ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WALTER, P. - Molecular Biology of the Cell. 5th Edition, New York, Garland, 2008.