2. A célula como unidade morfofuncional de todos os seres vivos

A célula, como unidade morfofuncional de todos os seres vivos é, em geral, muito pequena para ser observada a olho nu. Seu estudo depende da utilização de instrumentos ópticos de aumento - o microscópio de luz - que surgiu e se aprimorou nos séculos XVI e XVII. Assim, acredita-se que o nascimento da Biologia Celular tenha se dado em pleno século XVII quando Robert Hooke observou um corte de cortiça ao recém inventado microscópio (Fig.1), mostrando, aos membros da Royal Society of London, que este material orgânico era formado por inúmeras câmaras de pequeno tamanho às quais ele deu o nome de “células”.

Embora essa descrição correspondesse apenas às paredes celulares de células mortas do tecido vegetal, Hooke e outros pesquisadores de sua época, foram capazes de observar o mesmo tipo de estrutura em tecidos vivos. Estas observações levaram, posteriormente, à famosa Teoria Celular, proposta por Schleiden e Schwann no século XIX, de que o corpo de todos os organismos é formado por células ou por seus produtos.

 

Microscópio utilizado por Robert Hooke(A) na observação de um corte de cortiça (B)
Figura 1: Microscópio utilizado por Robert Hooke (A) na observação de um corte de cortiça (B).

Fonte: composição dos seguintes sites: http://serbioefundamental.wordpress.com/2009/10/03/robert-hooke/ acessado em 09/09/2010 e http://www.prof2000.pt/users/biologia/teoriace.htm acessado em 09/09/2010