Audição


A audição


Assista agora aos vídeos na ordem indicada e leia o texto a seguir sobre o funcionamento da Audição e sua relação com o Equilíbrio corporal.


Antigamente chamada de ouvido, atualmente a denominação utilizada para as partes relacionadas com a audição é orelha. Este é o órgão responsável pelo sentido da audição e pelo equilíbrio do corpo e está dividido em 3 partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.

Figura 2 - semana 4
Figura 2 - Ouvido


A orelha externa consiste no pavilhão da orelha, que é a parte visível e desempenha um pequeno papel na coleta de ondas sonoras e no seu direcionamento para o meato acústico interno, que contém alguns pelos e glândulas de cera, que impedem o acesso de micro-organismos e poeira, protegendo as estruturas mais internas. Ainda fazendo parte da orelha externa, na parte interna do meato acústico, encontramos a membrana timpânica, cuja função é vibrar de acordo com a chegada de ondas sonoras, que serão propagadas para as outras partes do aparelho auditivo.

A orelha média começa na membrana timpânica e consiste, em sua totalidade, de um espaço aéreo – a cavidade timpânica – no osso temporal. Dentro dela estão três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo. Esses ossículos encontram-se suspensos na orelha média através de ligamentos. A vibração da membrana timpânica faz os ossículos vibrarem também, amplificando e transmitindo essas vibrações para a orelha interna. A orelha média comunica-se também com a faringe, através de um canal denominado tuba auditiva, cuja função é a de equilibrar a pressão interna da orelha com a pressão atmosférica. Podemos perceber essa sensação quando descemos ou subimos uma serra em velocidade muito grande. A mudança da pressão atmosférica causa uma sensação de “entupimento” do canal auditivo. Como as tubas auditivas têm sua abertura facilitada pela deglutição, os atos de comer, mastigar ou engolir auxiliam na ambientação das orelhas à pressão externa.


Animação 3 - Estruturas do Ouvido


A orelha interna é um labirinto membranoso, cheio de fluidos, conhecido como aparelho vestibular. É aqui que se encontram receptores especializados na captação de estímulos mecânicos. Os principais componentes do aparelho vestibular são a cóclea, responsável pela audição, e o sáculo, utrículo e os canais semicirculares, responsáveis pelo equilíbrio.

A audição funciona da seguinte maneira: o pavilhão da orelha direciona as ondas para o meato acústico externo, atingindo a membrana timpânica e fazendo-a vibrar. A área central da membrana timpânica está conectada com o martelo, que vibra e transmite a vibração para a bigorna, que por sua vez transmite a vibração para o estribo. Quando o estribo vibra, ele movimenta uma parte da cóclea - a janela oval - para dentro e para fora, transmitindo a vibração para os fluidos internos da cóclea. Essa vibração é percebida pelos mecanoceptores, que geram estímulos que são levados ao cérebro, decodificados e interpretados como sons diferentes. A intensidade com que ouvimos cada som está relacionada à intensidade de vibração da membrana timpânica e, consequentemente, do resto do sistema.