Apresentação da aula


Sistema Sensorial


Semana 4 - abertura


A atividade desta semana é a continuação do processo de controle corporal e percepção do mundo externo pelo nosso organismo. Como vocês devem se lembrar, na semana passada, trabalhamos um pouco do conhecimento sobre como o nosso cérebro integra as respostas obtidas das diversas partes do corpo, e também vimos um pouco das subdivisões do sistema nervoso e suas atuações no processo de funcionamento do corpo humano. Iniciamos ainda o estudo das sensações do mundo à nossa volta, com a análise da visão. Assim, continuando esse processo, esta semana trabalharemos os outros órgãos especiais dos sentidos, bem como os estímulos percebidos por cada um deles e a integração dessas informações pelo cérebro.

Ao longo da evolução, os organismos foram se tornando mais e mais eficientes em perceber o ambiente à sua volta e também em interpretar esse ambiente da maneira que melhor lhes servisse. Em organismos multicelulares, diversos grupos de células se especializaram em perceber o ambiente e as mudanças que acontecem. Alguns organismos desenvolveram órgãos sensoriais e sentidos diferentes daqueles a que estamos acostumados, como a linha lateral nos peixes, que percebe a movimentação na água; ou as fossetas loreais, presentes em algumas cobras, que conseguem perceber o calor de suas presas. Em humanos, os principais sentidos que temos para percepção do mundo exterior são os sentidos de visão, audição, tato, olfato e paladar. Trabalharemos um pouco sobre cada um desses sentidos, seus estímulos e receptores, além dos órgãos responsáveis por sua percepção, exceto a visão, já trabalhada na semana passada.

Agora, antes de iniciarmos nossas atividades, reflita um pouco sobre as seguintes questões: Existem diferentes tipos de receptor para perceber os estímulos do ambiente? Quais são os estímulos percebidos pelos nossos órgãos sensoriais? Como esses estímulos são percebidos e como acontece a integração deles no SNC?