Instruções

Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: CCM0114 - Química I (2020)
Livro: Instruções
Impresso por: Usuário visitante
Data: terça-feira, 18 jun. 2024, 10:45

Descrição

Veja aqui o objetivo dessa atividade e instruções sobre sua elaboração. (Use o menu lateral "sumário" para navegar entre os capítulos)

Justificativa

O Brasil investe 6,0% de seu PIB em educação, sendo R$ 75,4 bilhões somente nas instituições de ensino superior (BRASIL, 2018). Assim, toda a sociedade é contribuinte para o desenvolvimento de conhecimento científico do país, do qual sua imensa maioria é oriundo das universidades públicas (CROSS; THOMSON; SINCLAIR, 2018). Entretanto, apesar de aparecer bem posicionado nos rankings de produção científica, o Brasil não se sai tão bem assim com seu IDH (PNUD, 2015; UNESCO, 2015). Isso sugere que a produção científica brasileira pouco se converte em melhoria na qualidade de vida da população.

Pensando nisso, esta atividade vem como forma de contribuir com o pilar de extensão da Universidade. O conhecimento científico é produzido por e para acadêmicos, sendo, portanto, pouco acessível à população de modo geral. Por meio de materiais de divulgação científica esse conhecimento pode ser “traduzido”, e levado ao grande público de forma amigável e interessante. Acredita-se que para que a população valorize a ciência, é necessário que a ciência seja capaz de dialogar com a população. Assim, a divulgação científica contribui para a alfabetização científica dos cidadãos, tornando-os mais aptos a participarem de debates sócio científicos (BUENO, 2010).

Ademais, ao produzirem conteúdos explicativos os estudantes poderão se envolver de forma mais aprofundada com o conhecimento. Segundo a teoria proposta por Edgar Dale em sua pirâmide de aprendizagem, atividades relacionadas ao fazer – tal como preparar uma apresentação sobre o assunto – são as que promovem maior retenção de informações (PICOLLI; SPERS; MORAES, 2013). Por fim, o ato de criar encontra-se no mais alto nível cognitivo da Taxonomia Revisada de Bloom (KRATHWOHL, 2002). Assim, para criarem um conteúdo, é necessário que os estudantes tenham dominado todos os outros níveis cognitivos da taxonomia: relembrar, entender, aplicar, analisar e avaliar.


Objetivo

Criar um material de divulgação científica sobre o tema designado ao seu grupo.

Vocês devem explicar, de forma acessível, os conceitos químicos por trás dos fenômenos em foco. As perguntas investigativas podem orientá-los nessa busca.

A forma do material a ser criado é totalmente livre, decidida a critério dos estudantes. Podem ser produzidos quaisquer tipos de materiais, tais como vídeos, jograis, músicas, cartazes, esquetes, livretos, intervenções em mídias sociais, infográficos, palestras etc.

São disponibilizados artigos científicos para servir de guia no início das investigações. A bibliografia oferecida não responde a todas as questões levantadas, de modo que vocês não devem se restringir a ela. Os grupos deverão realizar pesquisas autônomas a fim de complementar as informações fornecidas.



Referências

BRASIL. Aspectos Fiscais da Educação no Brasil. Brasília: [s.n.]. Disponível em: <http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/318974/EducacaoCesef2/eb3e416c-be6c-4325-af75-53982b85dbb4>. Acesso em: 15 jan. 2020.

BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. esp, p. 1–12, 2010.

CROSS, D.; THOMSON, S.; SINCLAIR, A. Research in Brazil A report for CAPES by Clarivate Analytics. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/17012018-CAPES-InCitesReport-Final.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2020.

KRATHWOHL, D. R. A Revision of Bloom’s Taxonomy: An Overview. American Journal of Psychology, v. 41, n. 4, p. 212–218, 2002.

PICOLLI, C. DE A.; SPERS, E. E.; MORAES, S. G. DE. A Reconstrução de um Plano de Ensino: uma Investigação Sobre Estilos e Habilidades de Aprendizagem, 2013.

PNUD. IDH Global | PNUD Brasil. Disponível em: <https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idh-global.html>. Acesso em: 14 jan. 2020.



Grupo 1

Anahi Coimbra Maciel
Lucas Pipolo de Holanda
Nicholas Biguzzi Carelli

Consumo de recursos naturais
Por que há renováveis e não renováveis? O que faz com que alguns recursos se esgotem e outros não? Que reflexos isso tem para a sociedade?

Grupo 2

Bruna Junqueira de Almeida Ferreira Lopes
Rhuan Carlos Maduro
Victor Manuel Dias Saliba

Química de cabelos
Por que há cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos? Qual a melhor forma de lavar cada um deles? Quais os problemas em tratar todos os cabelos como se fossem ou devessem ser iguais?

Grupo 3

Gabriel Caiaffa Floriano Mendonca
Gustavo Henrique Santos Rodrigues
Joao Victor da Silva Soares

Micronutrientes
O que são as vitaminas e os minerais? O que torna os minerais são diferentes entre si? E as vitaminas? Por que precisamos ingerir quantidades diferentes de cada um deles?

Grupo 4

Beatriz Brajal Varejao
Isabella Basso do Amaral
Joao Gabriel Borges da Silva

Consumo e produção responsáveis
De onde vem e para onde vai o que consumimos? Como a matéria prima se transforma nos produtos que compramos e no que esses produtos se transformam depois de descartados?

Grupo 5

Jonathan Batista Ferreira
Luan Marc Suquet Camargo
Marcos Vinicius Lemes Toquetao
Debora de Oliveira

Produção mundial de alimentos
Qual a eficiência da produção mundial de alimentos? Em termos de calorias? Em termo de massa? Quais são os desafios para atender as demandas atual e futura?

Grupo 6

Fernanda Caroline Cavalcante Conrado
Francisco Gobbi Barbosa
Matheus Balisa Pauliquevis

Química da cozinha
Quais são as reações mais comuns no preparo de alimentos? Por que a proporção dos ingredientes importa?

Grupo 7

Felipe Modesto Coppola
Matheus Roberto Moraes Alves
Rodrigo Melo Angelelli

Necessidade nutricional diária
Como é feito o balanço de ingestão/consumo de calorias, nutrientes? O que é considerada uma alimentação balanceada? 

Grupo 8

Gustavo Andrioli Steckelberg
Luiz Gustavo Mugnaini Anselmo
Nathan Nahas

Micro-plásticos
De onde eles vêm? Por que são responsáveis pela contaminação da vida marinha? Podem contaminar também a vida terrestre e os seres humanos? Como carregam poluentes?

Grupo 9

Daniel Paulo Pires Rissato
Paula Yuki Nomiyama
Rafael Toledo Leite Pagani Costa

Emissão e absorção de CO2
O que é o ciclo do C? Como é feita a paretização das emissões de CO2? Como saber se um produto é sustentável ou se passou por greenwashing?

Grupo 10

Leticia Maria Paz de Lima
Olivia Teixeira
Vitor Takahashi Miranda

Água potável e saneamento
Quais os desafios enfrentados na área de saneamento básico? Por que esse serviço é considerado fundamental para o bem-estar da população? Quais os impactos da ausência de saneamento?


Aquela tabela linda que preenchemos juntos sobre o que vemos relacionado à química em cada tema ;)

Tema

Conteúdo

 Água potável e saneamento

Saúde pública, doenças e contaminação, impactos ambientais, bioacumulação, acidificação das águas, desequilíbrio ecológico, disponibilidade de água doce, regiões sem saneamento básico e expectativa de vida, tratamento de água, distribuição geográfica desigual, políticas públicas, tratamento de esgoto, distribuição, desperdício, reações químicas para o tratamento de água e esgoto, rejeitos sem tratamentos viáveis, dessalinização da água do mar, água nas reações químicas dos seres vivos, projeto Bill Gates (Janicki Omniprocessor), indústrias têxteis, canudo que filtra água, sachê que limpa água (P&G), resistência bacteriana

 Consumo de recursos naturais

Recursos renováveis e não renováveis, impactos sociais e ambientais, energias renováveis, água, alimentos, extrativismo, combustíveis fósseis, minérios, energias não renováveis, criação dos recursos, consequência do mal uso de recursos, poluição do ar (problemas respiratórios), mudanças climáticas, aumento do nível do mar,  excesso de lixo, reciclagem insuficiente, reutilização, mudança na cultura de consumo, administração pública

 Consumo e produção responsáveis

Pegada ecológica dos produtos, produção sustentável (uso moderado dos recursos, pilares da sustentabilidade – social, ambiental e econômico), consumo responsável (3Rs), benefícios urbanos e ambientais, Earth overshoot day (dia de sobrecarga da Terra), despejo de resíduos, rejeito alcalinos de indústrias têxteis

 Emissão e absorção de CO2

Características da molécula de CO2 (polaridade, estado físico), gás estufa, ciclo do carbono, absorção (fotossíntese), emissão (respiração, combustão, processos criados pelo ser humano), efeito estufa e aquecimento global, teorias da conspiração, CO2 em geleiras e atmosfera primitiva, acidificação dos oceanos, impacto de 1°C na temperatura global, consenso científico, chuva ácida, termo correto: mudanças climáticas, acordos de mudanças climáticas, grandes extinções, ironia do CO2 (permitiu a vida na Terra e agora a ameaça), críticas ao veganismo (elitismo, veganismo periférico, freegan), documentários (great global warming swindle, merchants of doubt), sazonalidade climática

 Micro plásticos

O que são (polímeros, partículas pequenas de plástico), consequências (glitter, poluição de ambientes terrestres e aquáticos), destroem canais de respiração dos peixes, bioacumulação, consequências na cadeia alimentar, reciclagem muito difícil, degradação muito lenta, produtos (glitter, produtos capilares, esfoliantes, pastas de dentes)

 Micronutrientes

Sais minerais e vitaminas (importância p/ seres humanos e plantas), minerais (Na, I, Mg, Cr, Se, Li, Ca, F), vitaminas (A evita cegueira noturna, C antioxidante, D única que sintetizamos, K, complexo B), substituições para dieta vegana, anemia, fertilizantes (esgotamento da terra), o que é essencial na dieta?, fontes de vitaminas e minerais

 Necessidade nutricional diária

Proporções e quantidades de alimentos (pirâmide alimentar), reações químicas da digestão, gasto basal, principais nutrientes (macronutrientes e micronutrientes), prioridade entre nutrientes, alimentação balanceada (dietas: por que algumas funcionam e outras não?), intolerância a nutrientes, alimentação venosa, alimentos desidratados (ex. para astronautas), fast food

 Produção mundial de alimentos

Eficiência energética/metabólica, má distribuição de renda versus distribuição calórica, perca, economia verde, controle de natalidade (malthusianismo), logística, problema da oferta ilimitada de alimentos, indústria alimentícia (sintéticos, transgênicos), vegetarianismo/veganismo, cogumelos

 Química da cozinha

Química culinária, pressão, desnaturação de proteínas, técnicas de cozinha, tirar fedor de peixe, detergente, conservação de alimentos, amadurecimento de frutas, fermentação, reação de Maillard, cor da chama do fogão

 Química de cabelos

Tipos de cabelo (estrutura dos fios, estrutura tridimensional das proteínas), composição química das cores de cabelos, efeitos de alterações com agentes externos (temperatura, hidratação), lavagem (interação entre shampoos e a estrutura do cabelo), descoloração, problemas capilares (queda de cabelo, ponta dupla, frizz, caspa), importância de divulgar (propor formas melhores de cuidar dos cabelos), produção de cabelo, carecas, nutrição capilar, efeitos de tinturas, transição capilar, oleosidade, herança genética, isolamento térmico (pelagem de animais)


Página na Wikipedia

Criar ou editar uma página na Wikipédia sobre o seu tema. Ao editar uma página, podem corrigir conceitos errados, acrescentar explicações científicas referenciadas, complementar o conteúdo ou mesmo traduzir uma página que já possua conteúdos acurados em outro idioma.

Entrega: 29/09/2020


Material de divulgação científica

O formato desse material é totalmente livre e fica a critério de cada grupo escolher o que deseja produzir. Porém, ele deve ser autossuficiente e proporcionar entendimento sem a necessidade de ser explicado ou apresentado. Esses materiais devem ser enviados por apenas um membro de cada grupo na seção "Exposição de trabalhos".

Entrega: novembro/2020


Apresentação

Cada grupo deve fazer uma breve apresentação (cerca de 10 minutos), relatando:

  • Como foi o processo criativo?
  • Quais os conceitos químicos abordados?
  • Por que escolheram esses conceitos?
  • Outras observações que julguem relevantes
Entrega: data a definir