Roteiro da Semana 5

Sito: Moodle USP: e-Disciplinas
Corso: 06 - Universo e Educação em Ciências
Libro: Roteiro da Semana 5
Stampato da: Utente ospite
Data: sabato, 18 maggio 2024, 12:31

Descrizione

Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências

Apresentação da aula


O céu de Hubble


Imagem de abertura - semana 5


Aula passada, vimos como o olhar de Galileu recriou o céu, agora muito maior, como corpos semelhantes à Terra, que deixava de ser o centro para orbitar em torno do Sol como os outros planetas. Ao penetrar na região do que antes era sagrado, perfeito e intocável, Galileu abriu caminho para a concepção de um universo mecânico, em que céu e Terra seriam regidos pelas mesmas leis e fenômenos. Este caminho foi trilhado mais tarde por Isaac Newton que deu corpo a essa concepção de universo estabelecendo a Gravitação Universal, tema das próximas aulas, que permitiu unificar o modelo que trataria os bilhões de estrelas da Via-Láctea, que por sua vez poderiam comportar milhares de sistemas planetários, todos regidos por uma única lei que garantia a estabilidade de todo o universo.

Entretanto, uma grande descoberta abalaria nossa imagem do cosmos. Dessa vez, são as observações de Edwin Hubble que, no início do século XX (1924), exigiu uma outra grande revolução na forma de como pensávamos o universo. Até essa época, todo o universo que conhecíamos eram as estrelas da Via Láctea, as quais Galileu já havia feito referência em seu livro. Também acreditávamos que o universo fosse estático, mas as observações de Hubble revelaram outras galáxias como a nossa, num universo ainda muito maior. Entretanto seus estudos estabeleceram técnicas de observação da luz proveniente dessas galáxias, a espectroscopia, que permitiu-nos compreender que o universo não só era imenso, mas que também estava em expansão.

O século XX se caracterizou por um vertiginoso desenvolvimento da tecnologia, que na astronomia culminou, em 1994, quando as espetaculares imagens, do primeiro telescópio espacial Hubble, vieram a público. A ‘’Era Hubble”, sem dúvida marcou e transformou profundamente nossa visão e compreensão do universo.


!!! Recomendação: Leia todos os textos e assista a todos os vídeos antes da atividade.

Objetivos


Objetivos propostos


Essa aula visa a três objetivos:

1 – Conhecer aspectos de História da Ciência, em particular as observações de Edwin Hubble que, no início do Século XX forneceram evidências para o modelo cosmológico do Big Bang.
2 – Conhecer os fenômenos que serviram para validar o modelo do Big Bang, ou seja, a descoberta de outras Galáxias, efeito Doppler, Red-Shift e a Lei de Hubble.
3 – Conhecer as imagens produzidas pelo telescópio Hubble e discutir suas implicações para a astronomia do século XXI.

Materiais


Material para consulta


!!! Texto 01: ISSEI, E.A; TSUCHIVA, W; HONG, Y.R. O ovo cósmico (Adaptação de As sete maiores descobertas científicas da história de David Eliot e Arnold R. Brody).


!!! Vídeo 1: CARL SAGAN-COSMOS - O limite da eternidade: Efeito Doppler.


!!! Vídeo 2: documentário History Channel – Big Bang


!!! Vídeo 3: documentário Eyes on the Sky: The bigger the better (capítulo 2: Quanto maior melhor)


!!! Vídeo 4: documentário Hubble 15 anos, parte 1.


!!! Software Stellarium

[Atividade] - Leitura



Textos - semana 2


!!! Leitura: Ler o texto 1. Trata-se de um texto de divulgação científica que apresenta os principias momentos da astronomia do início do século XX, que levaram a origem da teoria do Big Bang, a criação do Universo e seu possível fim.

[Atividade] - Vídeos


Vídeos recomendados


!!! Vídeo 1: CARL SAGAN-COSMOS - O limite da eternidade: Efeito Doppler.


!!! Vídeo 2: documentário History Channel – Big Bang


!!! Vídeo 3: documentário Eyes on the Sky: The bigger the better (capítulo 2: Quanto maior melhor)


!!! Vídeo 4: documentário Hubble 15 anos, parte 1.


[Atividade 1] - Envio de arquivo - Stellarium


Atividade optativa - Semana 5


Atividade fórum - semana 2 Simulação das observações de Hubble. Localização de galáxias, enxames e nebulosas. Antes de começar as observações no Stellarium faça uma pesquisa na internet para descobrir o significado da sigla NGC que aparece na identificação das galáxias. Observação:

1) Encontrar a Galáxia de Andrômeda: Utilizando a janela de procura [F3] – anote o horário e data de sua observação, descreva entre quais constelações ela está localizada. Anote sua seu código NGC. Realize o Zoom (Pg Up, Pg Dn) e aproxime-se da galáxia.
2) Encontrar a galáxia, nebulosas e enxames: Utilizando a janela de procura [F3] digite os códigos M1, M7, M20, M57, M64 e M100, e descreva qual o tipo de cada objeto encontrado. Ative o item nebulosas [N] para observar a nomenclatura NGC no céu. Anote o código NGC de cada objeto encontrado.
3) Clique aqui para acessar o texto de orientação sobre o programa Stellarium.

Ao enviar as respostas para os tutores, lembre-se de anotar a data e a hora de suas observações para posterior conferência.

Para realizar a Atividade 1, clique aqui.

[Atividade 2] - Questionário


Questionário 1 - semana 3

Caro cursista,

Após assistir aos vídeos e realizar a leitura do texto 1, responda ao questionário, escolhendo apenas, quatro das sete questões propostas.

Para realizar a Atividade 2, clique aqui.

[Atividade 3] - Envio de arquivo


Envio de arquivo - semana 5


!!! Depois de assistir ao vídeo 4, pesquise em sites de astronomia, escolha uma imagem feita pelo telescópio Hubble e produza um pequeno texto de divulgação (meia página em 'Texto') que explique o que é o telescópio Hubble, onde ele está situado, seu papel para a astronomia e o que significa a imagem escolhida. Poste aqui (campo Imagem) e identifique a imagem para que seus colegas possam conhecer sua escolha.

(Tamanho máx.: 2 Mb)

Realize esta atividade.

Material impresso (PDF)


Semana 5


Material Impresso - Semana 5

Caso queira ter acesso ou imprimir parte do conteúdo desta semana,
clique no símbolo acima.