Roteiro da Semana 3
Sitio: | Moodle USP: e-Disciplinas |
Curso: | 06 - Universo e Educação em Ciências |
Libro: | Roteiro da Semana 3 |
Imprimido por: | Invitado |
Día: | jueves, 26 de diciembre de 2024, 16:22 |
Descripción
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Apresentação da aula
Os céus que vemos
Duas crianças, uma com 5 e outra com 6 anos, discutiam sobre o que aconteceria se soltassem seus balões de gás e os deixassem subir. A mais nova propôs, rapidamente que ele bateria no céu e ficaria lá, até que murchasse ou caísse. A mais velha, corrigindo a menor, afirmou categoricamente que, se ele não murchasse, subiria para sempre, pois o céu é infinito. Esse dois olhares infantis expressam formas distintas de olhar e entender o céu: um teto ou o infinito, como se fossem um pequeno Aristóteles e um pequeno Einstein debatendo.
Afinal, quantos céus existem? A resposta: quantos forem os olhares e experiências humanas possíveis. Ver e representar o céu depende das mediações e linguagens das quais conseguimos nos apropriar durante a vida. Assim, aprendemos o que é o céu quando olhamos para ele, e a cada novo olhar, permeado de novas linguagens, redescobrimos formas de representá-lo.
Nesta aula, navegaremos por algumas dessas formas, exploraremos os inúmeros olhares e suas referências contextuais.
Uma novidade nessa aula será o uso de uma ferramenta de observação do céu, o software Stellarium. Como um telescópio virtual, ele permite simular observações astronômicas, ver detalhes das orbitas planetárias, constelações, nebulosas e até outras galáxias. Ele também mostra como outras culturas organizavam as constelações no céu.
Nas atividades 1 e 2 discutiremos textos de Etnoastronomia e História da Ciência sobre a questão da representação do céu em outras culturas em outras épocas para responder ao questionário proposto. Na atividade 3, manipularemos o software para encontrar as constelações referidas nos textos e compreender melhor sua posição no céu.
Recomendação: Leia todos os textos e assista a todos os vídeos antes da atividade.
Objetivos
Objetivos propostos
Essa aula visa a três objetivos:
1 – Tomar contato com algumas formas de representar e explicar o céu que vemos. Mostrar como essas representações expressam tipos de organização social e cultural historicamente determinadas. Mostrar a astronomia como uma das mais antigas ciências norteadora das práticas de civilizações
2 - Conscientizar-se de como essas representações manifestam-se em nossas falas cotidianas a partir de um relato em sala de aula e de um levantamento de expressões coloquiais.
3 – Manipular um software de astronomia que explora e compara essas representações, localiza corpos celestes e navega pelo firmamento.
Materiais
Materiais para consulta
Texto 1: Scientific American Brasil – Edição Especial: Etnoastronomia (Relações Afro-Indígenas);
Texto 2: Adaptação de trechos de FERRIS, T. O despertar na Via Láctea: uma história da astronomia. Campus: Rio de Janeiro, 1990;
Vídeo 1: CARL SAGAN-COSMOS Viagens pelo tempo e espaço (Constelações e culturas);
Vídeo 2: Zooming on the Orion Nebula
Videotutoriais sobre o Programa Stellarium - software de observação astronômica
Stellarium
Programa Stellarium
O Stellarium é um software de observação astronômica que permite localizar os corpos celestes com grande grau de detalhamento, observar o céu de diversas regiões da Terra e do sistema solar, encontrar constelações e os desenhos que várias culturas atribuíram a elas, determinar distâncias, órbitas, posição o movimento dos corpos celeste no futuro, passado e presente.
Instalação do Programa: o software Stellarium é gratuito e de fácil instalação, é só rodar o executável após o download. O programa pode ser baixado deste site.
Para entender e simplificar todo o processo de instalação e configuração, veja os vídeos tutoriais indicados (vídeos gentilmente cedidos pelo curso de Licenciatura em Ciências - UNIVESP/USP):
Vídeo 1 - Este vídeo ensina como encontrar e realizar o dowload do programa Stellarium, bem como realizar sua instalação num computador pessoal. Vai desde a localização do site no Google, até a instalação.
Vídeo 2 - Este vídeo mostra a tela do Stellarium e explora a utilização dos menus. Dá dicas de configuração e utilização das principais ferramentas. É importante assistí-lo para definir as configurações iniciais do programa: país, data, hora, localização, padrões de visibilidade etc.
Vídeo 3 - Este vídeo aprofunda as informações sobre configurações e o uso de ferramentas dos menus. Muitos aspectos abordados em nossa aula, como a visualização dos desenhos das constelações para cada mitologia, são demonstrados. Ele ensina também como acelerar o tempo para ver o movimento do céu na perspectiva geocêntrica.
Vídeo 4 - Este vídeo oborda outras opções de visualização do céu e ensina a utilizar a janela de procura, fundamental para localizar os corpos celestes pelo nome. Ele dá dicas importantes de visualização da constelção de Órion que realizaremos em nossas atividades.
[Atividade] - Leitura
Leitura 1: Ler artigo sobre as “Relações Afro-Indígenas” (Texto 1). Durante a leitura procure anotar quais apropriações cada cultura faz dos fenômenos celestes (estrela cadente, eclipse, por do sol, constelações etc) e relacione às práticas sociais que regulam cada sociedade. Procure refletir sobre o significado desse antigo provérbio: “As estrelas dizem onde e as estrelas dizem quando”.
Leitura 2: Leia o Texto 2, no qual são discutidos os diversos tamanhos de céu através da história, veremos como o domínio de ferramentas mais complexas permitiu ao homem ampliar sua representação de céu.
[Atividade] - Vídeo
Vídeos recomendados
O vídeo 1 mostra como várias culturas construíram desenhos e narrativas sobre o céu para uma mesma constelação. Mostra também como as constelações dependem de nossa posição relativa a elas, bem como de uma concepção de céu específica.
O vídeo 2 (“Zoom na nebulosa de Órion”) parte de uma visão da constelação de Órion no céu, e utilizando imagens do Hubble, realiza uma aproximação da constelação até tornar nítida a Nebulosa. Essa sequência de imagens deve ser reproduzida no software Stellarium durante a atividade 3. No final do vídeo, vemos a imagem de um disco negro, no interior da nebulosa que mostra o nascimento e a formação de uma estrela, assunto que trataremos mais a frente.
[Atividade] - Questionário 1
Questionário 1 - Este questionário visa a fixação de conhecimentos através das discussões das representações do céu e sua utilidade para a vida de culturas africanas e indígenas. Após assistir ao vídeo 1 e ler os textos 1 e 2, responda o questionário 1 sobre o tema da Etnoastronomia.
Caro cursista, escolha e responda apenas 4 das 8 questões propostas.
[Atividade] - Questionário 2
Questionário 2 - Responder a este questionário após assistir ao vídeo 1 para conhecer as representações do céu, de civilizações do passado e a evolução dos modelos astronômicos. Ver as marcas deixadas por aquelas concepções em nossa linguagem e nossa cultura.
[Atividade] - Questionário 3
Stellarium
Questionário 3 - Utilize o programa Stellarium para responder a este questionário.