Texto 2 – Função vital básica: Papel da Membrana Plasmática na interação entre ambiente e célula

6. O modelo Mosaico-Fluido

Os vários componentes da membrana plasmática se associam formando uma estrutura complexa e dinâmica, cujos detalhes só foram desvendados pelos pesquisadores em 1972, com a proposição do Modelo Mosaico-Fluido, idealizado por Nicolson e Singer (Fig. 6). Com algumas modificações introduzidas ao longo do tempo, este modelo é o mais aceito atualmente e se baseia em inúmeras evidências experimentais.

Como vimos no tópico anterior, as proteínas são um componente muito importante da membrana plasmática, sendo as principais responsáveis pela atividade desta membrana. Estas proteínas podem ser classificadas em dois tipos, baseadas em suas características bioquímicas e no modo como são inseridas na bicamada lipídica. A primeira classe é o das proteínas integrantes ou intrínsecas, que atravessam a membrana e possuem regiões bastante hidrofóbicas. A segunda classe é a de proteínas periféricas ou extrínsecas, que se localizam apenas a uma das faces da membrana plasmática, geralmente, ancoradas às proteínas integrantes. Estas proteínas possuem um caráter bastante hidrofílico.

Além dos lipídios e proteínas, a membrana plasmática apresenta ainda, como vimos, carboidratos em sua composição. Estes carboidratos estão normalmente presentes na membrana na forma de cadeias laterais oligossacarídicas, covalentemente ligadas às proteínas na forma de glicoproteínas ou, mais raramente, aos lipídios, formando glicolipídios (Fig. 6).

Modelo mosaico fluido proposto em 1972 por Singer & Nicholson
Figura 6: Modelo mosaico fluido proposto em 1972 por Singer & Nicholson. Segundo esse modelo a membrana é formada por uma bicamada lipídica, com inúmeras proteínas integrantes de membrana, proteínas periféricas além de carboidratos associados, tanto aos lipídios (formando glicolipídios), quanto a proteínas (formando glicoproteínas), do lado externo da membrana, constituindo o glicocálix.

Fonte: COOPER, G.M. & HAUSMAN, R.E. - A Célula. Uma abordagem molecular. 3ª edição. Porto Alegre, Artmed, 2007.