Roteiro da Semana 6

Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: 07 -Terra e Educação em Ciências
Livro: Roteiro da Semana 6
Impresso por: Usuário visitante
Data: terça-feira, 30 abr. 2024, 15:30

Descrição

Roteiro da semana 6 do Curso de Terra e Educação em Ciências

Apresentação da aula


O ciclo das rochas


Imagem de abertura de texto - semana 6


Para entender o processo referente à litosfera, separamos os processos em partes. Essa interpretação é denominada ciclo das rochas. Devemos, porém, destacar que o ciclo das rochas se associa fortemente ao ciclo da água, ou às relações com a hidrosfera e a atmosfera terrestre.

Nesta aula, vamos apenas iniciar uma classificação geral das rochas e, nas aulas seguintes, entraremos em explicações mais detalhadas sobre a formação das rochas sedimentares, magmáticas e metamórficas, especialmente, quanto aos processos envolvidos em sua formação.

[Atividade] - Questionário 1


Questionário 1 - semana 6


A geologia é uma ciência com característica local, ou seja, os processos ocorrem de forma diferente em cada região, de acordo com as características físicas, químicas e biológicas. Assim, o ciclo das rochas foi desenvolvido de formas diversas ao longo do tempo geológico em cada região. Iniciaremos nossa discussão com o filme Ciclo das rochas em terras fluminenses, que trata de processos e produtos envolvidos no ciclo das rochas no Estado do Rio de Janeiro.

Link direto para o Filme "Ciclo das rochas em terras fluminenses"


!!! Acesse o filme indicado, e posteriormente responda às questões.

[Atividade] - Questionário 2


Questionário 2 - semana 6


A formação das paisagens é resultante de processos dinâmicos de transformação associados à formação das rochas, ao intemperismo, à erosão e à deposição. Esse processo dinâmico pode ser interpretado no Sistema Terra como um processo cíclico de formação e destruição das rochas e transformação das paisagens.

!!! Leia o texto O Ciclo das Rochas na Natureza, páginas 50 a 62 (Carneiro C.D.R., Gonçalves P.W., Lopes O.R. 2009. Terræ Didatica, 5(1): 50-62) e responda ao questionário 2 proposto.

[Atividade] - Construção de tabela


Atividade 3 - semana 6


!!! Preencha a tabela proposta gradativamente, respondendo a cada uma das instruções.

Material Impresso


Semana 6


Material Impresso - Semana 6

Caso queira ter acesso ou imprimir parte do conteúdo desta semana,
clique no símbolo acima.