Livro Estudos Eficientes

3. Lembrando

3.2. Limites

Observe seus limites. Estratégias específicas podem levá-lo até certo ponto. Você precisa observar e respeitar a sua saúde mental, bem como a receptividade de nossa mente. Sua habilidade de relembrar – de gravar, reter e recuperar informação – depende de ter uma saúde boa; um cérebro saudável e animado; uma mente aberta e solícita.

  1. Dormir é uma das melhores ajuda à memória. Seu cérebro precisa de um descanso adequado para consolidar as informações adquiridas recentemente. Este descanso ocorre durante o sono quando dormimos. Além disso, dormir previne interferências com informações adquiridas previamente.
  2. Evite maratona de estudos. A sua capacidade de reter informações aumentará significativamente se você dividir seus estudos. Estude frequentemente, em períodos moderados. Não tente aprender tudo de uma só vez. Não estude somente minutos ou poucas horas antes das provas.
  3. Faça exercícios físicos. Exercícios ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro. Isto permite que nutrientes vitais (além do fornecimento contínuo de oxigênio) que melhoram o funcionamento do cérebro. Respeite as regras de isolamento social durante esta pandemia.
  4. Tenha uma atitude ativa. Sua atitude num processo de aprendizagem tem um impacto significante tanto no início quanto no momento de recuperá-la. Sentimentos intensos sobre o que está estudando – positivo (inspiração) ou negativo (revolta) – podem levar você a não dar a devida importância a alguns conceitos e distorcer ou exagerar a importância de outros. Por outro lado, a falta de entusiasmo sobre o que está estudando pode levá-lo ao aborrecimento. Preste atenção a seus sentimentos e reações como respostas aos estímulos produzidos pelos seus estudos. Procure se engajar com o texto que está estudando de mente aberta e curiosa. Se pergunte “Por que estou reagindo tão estranhamente ao que estou lendo?” ou “Por que estou achando tão difícil me conectar com o que estou lendo?”. Simplesmente prestando atenção às suas atitudes e sendo verdadeiramente curioso sobre suas reações, você pode mudar de desinteressado e desengajado para interessado e engajado. Tenha uma atitude ativa, participe!