Livro Estudos Eficientes

2. Lendo

2.2. Comentando

O ato de comentar o que leu coloca você ativamente e imediatamente em um "diálogo" com o autor, bem com as questões e ideias que você encontra em um texto escrito. É uma maneira de ter uma conversa em curso consigo mesmo enquanto você avança pelo texto e também para gravar o que foi esse encontro para você. Algumas dicas:

  • Jogue fora seu marcador de textos: realce pode parecer uma estratégia de leitura ativa, mas ele realmente pode distanciar você da atividade de aprendizagem e diluir a sua compreensão. Essas linhas amarelas e brilhantes que você coloca em uma página impressa, um dia podem parecer estranhamente enigmáticas, a menos que você tenha um método (baseado em cores) para lembrar por que elas eram importantes para você. Caneta ou lápis permitirá um aproveitamento melhor do texto que terá de enfrentar.
  • Marque as margens do texto com palavras e frases: ideias repentinas, notas sobre coisas que parecem importantes para você, lembretes de como questões em um texto podem ser conectadas com discussões em sala de aula ou com temas de cursos. Esse tipo de interação mantém você consciente das razões pelas quais você está lendo, bem como dos propósitos que seu instrutor tem em mente. Mais adiante no curso, quando você estiver se preparando para uma prova ou um projeto, suas notas marginais serão importantes catalisadores de memória.
  • Desenvolver seu próprio sistema de símbolos: marque uma ideia central com um asterisco (*), por exemplo, ou use um ponto de exclamação (!) para o surpreendente, o absurdo, o bizarro. Seu conjunto personalizado de hieróglifos permitirá que você capture as ideias importantes – e muitas vezes fugazes – que encontra enquanto está lendo. Como notas em suas margens, seus símbolos serão indispensáveis para você retornar a um texto em busca daquela passagem perfeita para usar em um relatório ou se preparar para um exame importante.
  • Obter o hábito de ouvir a si mesmo fazendo perguntas: "O que isso significa?", "Por que o autor está obtendo essa conclusão?", "Por que eu tenho de ler este texto?", etc. Anote as perguntas nas margens, no início ou no final da leitura, em um notebook, ou em outro lugar. São lembretes do trabalho inacabado que você ainda tem um determinado texto: algo para perguntar em sala de aula, ou para terminar você mesmo, uma vez que você tenha tido uma oportunidade de digerir um pouco mais o material ou ter feito outras leituras.