Texto 8 – Ciclo Celular e Mitose

13. Divisão celular na célula vegetal

As células vegetais possuem algumas particularidades na fase M. Sua divisão é anastral, ou seja, apesar da existência dos centrossomos e sua migração para pólos opostos, não existem centríolos e nem ásteres. Além disso, sua citocinese é centrífuga, ao contrário da centrípeta das células animais, ou seja, ocorre do interior da célula para fora, ao invés do estrangulamento de fora para dentro das células animais.

A formação da nova parede celular (incluindo a membrana plasmática) a partir da lamela média, é o resultado da fusão de inúmeras vesículas, oriundas, em grande parte, do complexo de Golgi, na região central da célula, onde existe um arcabouço de microtúbulos denominado fragmoplasto. Essa lamela, então, se expande para a periferia até alcançar a membrana plasmática, dividindo a célula em duas. Posteriormente, microfibrilas de celulose irão se depositar na matriz da lamela, completando, assim, a formação de uma nova parede celular (Fig. 17).

Divisão mitótica de uma célula vegetal
Figura 17: Divisão mitótica de uma célula vegetal mostrando detalhes da citocinese e formação da nova parede celular.

Fonte: ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WALTER, P. Molecular Biology of the Cell. 5th Edition, New York, Garland, 2008.