Roteiro da Semana 1

Apresentação da aula

Importância do conhecimento geocientífico na formação da cidadania


Imagem de abertura de texto - semana 1


O conhecimento em Geociências apresenta uma grande importância para o cotidiano dos cidadãos, pois abre possibilidades para a sociedade tomar decisões e compreender as aplicações dos conhecimentos sobre a dinâmica natural do planeta na melhoria da qualidade de vida. Assim, de acordo com COMPIANI (1990), o conhecimento da geologia está completamente relacionado à atuação da sociedade na natureza, possibilitando a inclusão social na medida em que a compreensão da ciência por todos permite que o sujeito perceba a sua participação real no mundo. Assim, as atitudes transformadoras do homem perante a natureza, gerando a degradação ambiental, podem ser percebidas pelo estudo das geociências, que possibilita a compreensão da apropriação natural pelo homem e das consequências dessas transformações.

De acordo com COMPIANI & GONÇALVES (1996), o conhecimento das geociências na Educação Básica é essencial, pois:

- contribui para a apropriação material do planeta, possibilitando a sobrevivência da humanidade;

- discute e fundamenta valores – estéticos, éticos, morais e ideológicos;

- analisa as consequências sociais e ambientais da alteração da Terra;

- pressupõe a interferência social – agente geológico que atua sobre o processo de desenvolvimento histórico da Terra;

- possibilita o desenvolvimento de atitudes nos alunos que os capacitem a valorizar os benefícios práticos, e a tomar consciência das limitações e danos derivados das aplicações do conhecimento.

A IUGS/UNESCO dedicou o triênio 2007-2009 às “Ciências da Terra para a Sociedade” e, nesse contexto, 2008 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o “Ano Internacional do Planeta Terra” (AIPT). Os diversos eventos integrados nessa iniciativa decorreram até 2009 e procuraram: a) chamar a atenção para os problemas que afetam o planeta em que vivemos; e b) sensibilizar a sociedade para a importância vital do conhecimento geocientífico na resolução dos numerosos problemas (identificados e que se antecipam) relacionados com o desenvolvimento sustentável (BOLACHA, 2008).