Questão de Leitura
Questão de leitura
Martins, R.A. Instrumentos e técnicas nas ciências biológicas In Caldeira, A.M.A. e Araujo, E.S.N.N. (orgs), Introdução à didática da Biologia, São Paulo, Escrituras, 2009.
Recomendamos a leitura, em especial, dos itens 1, 2, 3, 4 e do item 6.3.
1- No item 2.1, o autor afirma a importância e necessidade do conhecimento técnico para que se possa fazer uma boa observação (no caso, a observação de um animal) e seu respectivo registro.
Que considerações podem ser feitas a partir dessa afirmação sobre atividades de observação na educação básica?
2- A respeito dos estudos comparativos, o autor faz uma generalização ao afirmar que “todo uso da linguagem falada ou escrita envolve processos de comparação”.
Comente essa generalização.
3- Ao especificar as várias etapas do processo de estudo de animais (itens 4.1 a 4.7) o autor enfatiza não apenas objetos utilizados, mas também as ações necessárias.
Na página 111, afirma que embora a dissecção requeira como instrumento apenas uma boa faca, ela não é suficiente; há uma técnica de trabalho que precisa ser aprendida.
Tais considerações são importantes para dar significado às imagens de anatomia que encontramos em manuais? Comente.
4- No item 6.3 – Microscopia, o autor discorre sobre algumas técnicas utilizadas para o estudo de seres vivos. Na página 132 encontramos a passagem:
“Ele empregava vários líquidos para limpar os órgãos estudados e dissolver as substâncias que atrapalhavam a observação, e soprava sobre o inseto cortado através de tubos de vidro muito finos, para remover partes indesejáveis e para inflar tubos e órgãos”(...).
Comente o trecho, observando a necessidade de outros conhecimentos envolvidos nas observações de microscopia, e discuta essa questão em relação a utilização dessa prática na educação básica.