Invenção a 2 vozes: exposição, episódio e primeira entrada intermediária

Fazer um exercício de estilo em várias etapas. Invenção a duas vozes ao estilo de Bach, tonalidade menor, seguir o modelo da invenção IV em ré menor:

1- Compor a exposição (compassos de 1 a 4 ou 1 a 6): a) compasso 1 e 2, criar o tema na voz superior usando a harmonia i/V; b) compasso 3 e 4, transportar o tema para a voz inferior, oitava abaixo; c) compasso 3 e 4, criar o contra-tema na voz superior (complementaridade rítmica e clareza harmônica); d) compasso 5 e 6 (optativo), inverter as vozes - final da exposição. Se houver a etapa d, o esquema geral é: T, CT, T

                                                                                                                                                  T,CT  

2- Episódio modulante - usar os materiais e elementos derivados do tema e/ou do contra-tema. Procedimentos de manipulação e desenvolvimento temático, fragmentação, transposição, inversão, sequência, etc.). Modular para a tônica relativa maior (tR). Sugestão usar a sequência harmônica da invenção IV: partir da tônica menor (i) que é o (vi) do novo tom e, pensando agora novo tom para o qual se quer chegar, seguir a seguinte sequência: vi - ii - V - I - IV - V - I - IV - V - I - IV/V - I. Depois da cadência perfeita (IV/V - I), no I fazer o tema e contra-tema na tonalidade da tR (tônica relativa maior). 

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP