Atividade Aula 4 - A dinâmica do governo representativo

A partir da leitura dos discursos dos senadores Silveira da Motta e Nabuco de Araújo proferidos em julho de 1868, responda as questões a seguir.

  1. Qual o princípio que regula a relação entre parlamento e Executivo em um governo representativo, segundo o senador Silveira da Motta no discurso por ele proferido no Senado em 1868? Este princípio, no entender de Motta, vigorava na monarquia brasileira?
  2. Qual o papel da oposição parlamentar ao ministério na visão de Silveira da Motta? Porque considerava que o ministério ao qual se opunha era responsável por “degradar no país o sistema representativo”?
  3. Qual a diferença entre a legalidade e a legitimidade na escolha do ministério, segundo Nabuco de Araújo, expressa em seu discurso no Senado em 1868?
  4. Como você entende a seguinte passagem do discurso de Nabuco de Araújo em 1868: “Vede este sorites fatal que depõe contra a existência real do sistema representativo – o poder moderador chama a quem quer para organizar ministério; o ministério faz a eleição; a eleição faz a maioria – eis aqui o sistema representativo em nosso país”

Atenção: há partes do documento que estão riscadas, pois são trechos que não precisam ser lidos

Observação: Silveira da Motta e Nabuco de Araújo eram membros da Liga Progressista, grupo político da década de 1860 que reuniu parte dos liberais e parte dos conservadores. Proferiram estes discursos quando o ministério da Liga Progressista, chefiado por Zacarias de Goes, foi substituído pelo gabinete chefiado pelo visconde de Itaboraí, da ala do Partido Conservador que era oposição à Liga Progressista.

As respostas deverão ser entregues em um único arquivo (Word, PDF ou outra extensão de documento de texto).