Topt01

 EXEMPLO PRÁTICO REGRESSÃO LINEAR SIMPLES

TAREFA Optativa 01 
Para revisar importantes conceitos sobre Regressão Linear Simples, faça o download do roteiro (clique AQUI) e,  com o apoio da Ferramenta de Análise do Excel, resolva os exercícios propostos no texto. 

IMPORTANTE: A base de dados para os exercícios do roteiro deve ser a planilha baixada no "EXEMPLO PRÁTICO REGRESSÃO LINEAR SIMPLES."

Em seguida, entregue a sua tarefa na forma de um documento PDF. 
(Qualquer que seja o conteúdo, esse documento deve ser submetido no formato PDF).

Nomeie o seu arquivo PDF usando o seguinte padrão:

Topt01_ <NoUSP> .pdf
(use o seu número USP para identificar a sua tarefa)


A regressão linear simples avalia se a relação entre duas medidas é linear.  Uma relação entre duas medidas é linear quando
o aumento unitário no valor da
medida que explica
provoca uma variação proporcional e constante na
medida explicada.

Por exemplo, é linear a relação entre o peso de um caminhão de tijolos e o número de tijolos nesse caminhão. Nesse caso, o peso do caminhão carregado pode ser definido como

PesoDoCaminhãoCarregado  =  PesoDoCaminhãoVazio  +  k  NúmeroDeTijolos

É de se esperar uma relação linear entre a variável dependente PesoDoCaminhãoCarregado e a variável explicativa (ou independente) NumeroDeTijolos. Repare que nesse caso,  k é simplesmente o peso médio de cada tijolo.

Quanto mais uniforme for o peso de cada tijolo, mais precisa será a relação e mais precisa será a nossa estimativa para o peso do caminhão carregado. Basta saber quantos tijolos foram carregados no caminhão.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP