[Atividade] - Questionário (sem10)
Até então havíamos estudado sobre os processos evolutivos e como eles produzem a diversidade que observamos no planeta hoje. Entretanto, na presente aula, vimos que esses processos atuam na nossa própria espécie.
Apesar das evidências presentes no registro fóssil, bem como aquelas levantadas a partir de análises genéticas e de biologia molecular, evolução humana continua sendo –para muita gente – um assunto controverso. Não apenas isso se trata também de um assunto prolífico que estimula o interesse de muita gente. Notícias como o descobrimento do fóssil de mais uma espécie de hominídeo, ou a comparação entre o genoma dos seres humanos e dos Neandertais se popularizam. Ainda são lançados e traduzidos diversos livros que buscam abordar o comportamento e a sociedade humana a partir de um ponto de vista evolutivo (esses sim, ainda mais controversos).
A proposta curricular do Estado de São Paulo dá uma grande ênfase ao abordar, tanto daquilo que sabemos acerca da origem de nossa própria espécie, bem como em relação aos processos que atuaram –e continuam atuando – nessa história. Em particular a evolução de nossa cultura e sociedade, bem como o papel que o próprio ser humano tem tomado nesses processos.
“Como seres humanos, nós nos interessamos muito por nossas origens. De Charles Darwin até hoje a humanidade se debate com a idéia de parentesco entre humanos e macacos. Com este Caderno pretende-se que os alunos dicutam o processo evolutivo dos seres humanos e reflitam sobre como, graças a seu “poder” de intervenção, o ser humano interferiu e continua interferindo no processo evolutivo dos seres vivos, inclusive dele mesmo.”
Atividade:
1) Realize uma pesquisa buscando fontes que abordem algum tema dentro da evolução humana.Os temas citados acima: fósseis de hominídeos, bem como comparações genéticas entre hominídeos ou primatas são dois bons temas. Outros temas interessantes seriam: influência da agricultura na evolução humana, evolução e comportamento, evolução e sociedade, o tópico das “raças” humanas, entre outros.
Pesquise na internet, em textos, reportagens de jornais ou livros acerca do tema que você tiver escolhido. Escolha uma (ou algumas) dentre as fontes que você tiver levantado.
2) A partir da fonte que você escolheu, escreva um breve resumo com suas próprias palavras acerca do tema. No caso de uma reportagem, ou texto on-line ou vídeo, descreva e discuta brevemente seu conteúdo; no caso de um livro ou capítulo de livro escolha um tema e/ou capítulo e faça um breve resumo, discutindo o tema.
3) Por fim, reflita e elabore uma atividade na qual você introduziria o tema que você escolheu para seus alunos, utilizando a fonte que você escolheu, ou os conteúdos desenvolvidos na mesma.
Dicas:
(mais uma vez, é importante lembrar que você pode procurar materiais em outros sites, não é necessário se ater a essas sugestões, você pode também utilizar livros, revistas e jornais). 5) Evite a utilização de material didático. |