Simulação de transformadores de corrente

Elabore a rede para simulação de curtos-circuitos em linhas de transmissão, utilizando o ATPDraw e o ATP, que está descrita no Apêndice E (APPENDIX E:  POWER SYSTEM AND DIGITAL RELAY MODELS) do documento Determine Current Transformer Suitability Using EMTP Models.

Entregar:

  • O aluno deve entregar um relatório breve contendo o código-fonte <.ATP> da rede simulada;
  • A ilustração com a rede simulada e eventuais códigos desenvolvidos para obtenção de parâmetros de entrada para as simulações;
  • Além disso, deve entregar também três simulações distintas de curto-circuito trifásico, com impedância de curto baixa, variando-se o burden do TC para se obter resposta sem saturação, com saturação por componente de corrente alternada e saturação por componente unidirecional de corrente. Para tanto, simule o curto-circuito ocorrendo nos tempos apresentados na tabela (o tempo total de simulação é de 160 [ms].
  • Código fonte de arquivo do tipo m-file (arquivo de script do Matlab) capaz de fazer a leitura do arquivo PL4, no formato CSV, e calcular os fasores das correntes dos TCs para uma janela móvel que se inicia no instante 0 [s] e termina em t = 160 [ms].

AlunoInstante de ocorrência [ms]
Matheus Silva de Araujo
83
Nadia Coelho Pontes
90
Joao Pedro Sacco
78
André Martins Tsuji
90
Matheus Cardoso Pedroso de Moraes
90
William Backhaus Lopes Moura
75
Matheus Siqueira Fichelli
 77
Rafaela Costa de Carvalho Lopes
 76
 William Aparecido Siqueira Silva 78


Atenção: O arquivo disponível aqui é um email que sugere como se deve modificar o arquivo STARTUP do ATP, para que o arquivo PL4 esteja no formato CSV e que possa ser lido pelo m-file do Matlab (existe o comando "csvread" no Matlab, para leitura desse tipo de arquivo).