avaliação formativa
Para Perrenoult (1998), uma Avaliação Tradicional tem:
"A característica constante de todas as práticas de avaliação [somátivas ou tradicionais] é submeter regularmente o conjunto dos alunos a provas que evidenciam uma distribuição dos desempenhos, portanto de bons e maus desempenhos, senão de bons e maus alunos... É igualmente uma avaliação muito pouco individualizada (a mesma para todos no mesmo momento, segundo o princípio do exame), mas onde cada um é avaliado separadamente por um desempenho que supostamente reflete suas competências pessoais. (pag.2)
Já uma Avaliação Formativa:
"Afirmo que uma avaliação é formativa se, ao menos na mente do professor, supostamente contribuir para a regulação das aprendizagens em curso no sentido dos domínios visados...."
"Proponho considerar como formativa toda prática de avaliação contínua que pretenda contribuir para melhorar as aprendizagens em curso, qualquer que seja o quadro e qualquer que seja a extensão concreta da diferenciação do ensino." (pag.3)
Elabore um plano de aula, contendo os seguintes itens:
Objetivos; ii) Conteúdos conceitual; iii) Habilidades a serem desenvolvidas; iv) Atividades propostas; v) Avaliação formativa
O importante é elaborar um instrumento avaliativo que possibilite analisar o processo de ensino aprendizado sugerido um contexto. Justifique por que a avaliação proposta é somativa.
A temática é livre dentro da área de Matemática do Ensino fundamental II/Médio com enfoque baseado em Modelagem