Proliferação de Marcas e Bloqueio a Entrada

1- Em mercados como os de cereais matinais e biscoitos a competição se dá pelo lançamento de novas variedades. 

Para cada lançamento muitos recursos são investidos em propaganda. 
a. É possível avaliar o número ideal de variedades no mercado empregando um modelo de consumidor representativo?
b. É possível que o lançamento de uma nova variedade seja lucrativo para uma empresa,  mas reduza o bem-estar social?

2 - Para Ilustrar a proliferação de marcas considere a demanda por produto X  e seu substituto próximo Y. A demanda por X é dada por : 
          PX= 10-2X-Y, 
O custo marginal de X é constante R$1.

a)Nãhavendlivrentradamonopolistaconsiderpossibilidadede introduzivendtambédY,cujdemandé:

     PY=102YX,

customarginaé constantigualR1, mas ele incorre num custo fixo de R$4.

Seriinteressantparmonopolistproduzivariedade?  

 a)Calculquantidade,preçlucrdmonopolistquandelproduapena

aquantidadespreçolucrdmonopolistselintroduzisubstitutpróximY

Haveriganhparsociedad(analisvariaçãnexcedentdconsumidor)? 

 bConsiderandquhouvesslivrentradahaveriuplanlucrativdentradparuprodutodY? 

(ConsiderqunovprodutotambéincorrerincustfixdR$4 e Cmg de R$1 por unidade).

c) Diante do cenário de livre entrada, qual seria a melhor estratégia da firma estabelecida? Ela produziria Y também? 

(Lembre-se que se ela produzir as duas marcas ela fará a maximização conjunta dos produtos).