• Fechar

    Unidade 4: Mentoria por Pares

    Apresentação da Unidade

    Olá! Seja bem-vindo(a) à Unidade 4 da disciplina Integra USP (Facilitadores), onde trabalharemos com questões voltadas ao tema da Mentoria. Aqui serão ofertados materiais (leituras, vídeos e atividades) para que você entre em contato com conceitos-chave em Mentoria e possa aplicá-los em seu cotidiano. Ao final, também iremos propor uma atividade de comparação entre os conceitos vistos nesta Unidade e na anterior (sobre o conceito de tutoria).

    Você terá a autonomia para percorrer a unidade da forma que lhe parecer mais confortável. Porém, sugerimos que siga o percurso apresentado, o qual foi desenhado para que você intercale, da forma mais produtiva, os materiais e as atividades, visando atender aos objetivos iniciais.


    ⏱️ Para completar a unidade no tempo previsto, sugerimos dedicação de: 5 horas⏱️


    É importante ressaltar que esta unidade contará com dois tipos de atividade: atividade reflexiva e quizzes. A atividade reflexiva servirá para que você reflita sobre as leituras, sobre os vídeos e sobre experiências que já pode ter tido com a temática (assim como sobre qual é o papel de um mentor e uma mentora). O quizzes servirão para que você solidifique os conhecimentos adquiridos em relação aos conceitos-chave em Mentoria, além de diferenciá-los de outros conceitos estudados ao longo da disciplina!

    Desejamos que você tenha uma boa experiência e que as atividades e reflexões sejam relevantes para seu desenvolvimento enquanto mentor(a). 


    ✅ Objetivos 

    Ao final desta unidade, o(a) facilitador(a) deverá ser capaz de: 

    1. Descrever as características da estratégia de Mentoria;

    2. Identificar os benefícios da mentoria para estudantes mentorados(as), para mentores(as) e para a universidade;

    3. Descrever as características e os benefícios de ações de Mentoria;

    4. Identificar as diferenças entre os conceitos de Mentoria e Tutoria.


    • 1)    Primeiramente, deverá elencar palavras-chave em mentoria e construir, em suas palavras, uma definição de mentoria, levando também em conta aquelas e aquelas envolvidas no processo.

      Perguntas que podem ajudar no processo: quais as características de um(a) bom(boa) mentor(a)? O que precisa ocorrer para que a relação de mentoria ocorra de forma positiva?  Quais são as principais características do processo (mentoria) e dos(as) agentes envolvidos (mentor(a) e mentorado(a))?


      2)    Um aspecto bastante importante em mentoria é refletir, constantemente, sobre o que nos motiva a ser um mentor ou uma mentora. Em um texto ou em itens, busque escrever quais seriam seus interesses genuínos em ser mentor(a), resgatando eventos passados onde você já foi mentor(a) ou mentorado(a).

      Perguntas que podem ajudar no processo: Por que eu sou ou gostaria de ser mentor(a)? O que eu espero de um(a) mentorado(a)? O que eu preciso ser/fazer para ser um bom mentor(a)?

       

      3)    Assim como em todo processo ou relação, é esperado que as pessoas envolvidas reflitam sobre as vantagens de se estar nele ou nela. Isso vale tanto para os indivíduos, quanto para as instituições. Sendo assim, elenque quais os benefícios que você percebe como sendo os mais importantes em processos de mentoria, pensando no seu contexto.

      Perguntas que podem ajudar no processo: Quais problemas ou situações cotidianas a mentoria poderia servir como uma ferramenta de suporte, em meu contexto? Quais benefícios eu julgo que uma relação de mentoria teria trazido na minha formação acadêmica?


      A atividade pode ser enviada em formato Word ou PDF

      Lembre-se de colocar seu nome e número USP, por gentileza 

      😄😄😄


    • Aqui você pode postar dúvidas e/ou comentários a respeito da Unidade 4. O fórum é aberto para todos os alunos da e-disciplina, possibilitando então uma troca de conhecimentos entre vocês.