Programação
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27/2 AULA 3 - PRO 3584
Ajustes nos grupos
- Disrupções tecnológicas e modelos de gestão. O dilema do inovador
- Ecossistemas de inovação: coprodução de valor (p.25-27)
- Hipercubo da inovação – modelo de referência para inovação (p.27 – 30)
- Modelo de maturidade do sistema de gestão da inovação da empresa (Cap 3- p 48-58)
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BIBLIOGRAFIA E MATERIAL BÁSICO
SALERNO, Mario S.; GOMES, Leonardo A. V. Gestão da Inovação (mais) radical. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
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Abre: quarta-feira, 26 fev. 2025, 00:00
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PRO 3584
05.03.2020Discussão do trabalho – especificação dos temas
Graus de inovação x dimensões da inovação: análise geral do portfólio de inovações na empresa (diagrama de Goffin e Mitchell)
Bibliografia básica:
GOFFIN, Keith.; MITCHELL, Rick. Innovation management: strategy and implementation using the Pentathlon framework. 2 ed. Basingstoke (UK): Palgrave Macmillan, 2010. Cap.1 (ou equivalente na 1a edição).
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10/3/2020 PRO3584 e PRO3586
Sistema Nacional de Inovação e Incentivos para Inovar.
Ecossistemas de inovação: coprodução de valor (p.25-27)
Hipercubo da inovação – modelo de referência para inovação (p.27 – 30)
Diagrama de Goffin e Mitchell.
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Definições, tipos de inovação, drivers, "dilema do inovador", graus de inovação, modelo de maturidade do sistema de gestão da inovação, Hipercubo da Inovação (modelo conceitual para análise do sistema de inovação da empresa), mindset para inovação incremental x radical, sistema nacional de inovação / política e instrumentos de inovação.
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12/3/2020
PRO3584
Exercício - análise de dimensões e graus de inovação em empresa-
(matéria sobre o 1o. restaurante por quilo em Belo Horizonte. Há fontes que citam comida por quilo em outros países, mas estilo "marmita" para levar)
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(a partir da matriz de Goffin e Mitchell - 30 min para fazer + 30 discussão)
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Fazer um envioAberto: quinta-feira, 12 mar. 2020, 08:00
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PRO 3584 e PRO 3586
17/03/2020Devido às medidas emergenciais para combater a crise do coronavírus, reduzir seus efeitos gerais e, mais especificamente, reduzir prejuízos ao andamento da disciplina, passaremos a fazer aulas ao vivo pela internet. Não é EAD, pois as aulas não serão pré-gravadas, serão ao vivo, com presença necessária nos horários devidos.
Isso exigirá grande disciplina de todos. Estaremos também desenvolvendo a capacidade de adaptação!
Em anexo, e também nos avisos da disciplina (1o. campo do Moodle), instruções de como se conectar, participar das aulas e interagir com os professores. Por favor, leia as instruções até o final.
Agradecemos à compreensão de todos.
Profs. Mario Sergio Salerno e Ana Paula Paes Leme Barbosa
Organização para a inovação
Processos de inovação: características, condicionantes, limitantes. Stage-gates, funil e Cadeia de Valor da Inovação. Ação gerencial sobre o processo de inovação na empresa. Limitações do modelo CVI e do modelo de processo de inovação (sequência geração de ideias - seleção - desenvolvimento - mercado).
O processo da inovação incremental (versão resumida): geração de ideias; seleção, desenvolvimento; difusão. Modelos consagrados de gestão de desenvolvimento incremental de produto e seus limites (funil, stage-gates).
_________________________________________________________________________________________Referência básica:
Salerno, M. S., Gomes, L.A.V (2018). Gestão da inovaçao (mais) radical. São Paulo, Elsevier / GEN, cap 4: Organização para inovação, até p. 77.
Há vários exemplares na biblioteca.-
Características e limites dos modelos de processo de inovação incremental
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3M --> 23:07 - 42:20
APPLE --> 42:21 (ambidestria Macintosh 44:05)
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(preprint - pode haver pequenas diferenças cm relação ao original publicado)
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(texto da revista Technovation)
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Aberto: terça-feira, 17 mar. 2020, 00:00
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PRO 3584
19/03/2020MINDSET PARA INOVAÇÃO INCREMENTAL x MINDSET PARA INOVAÇÃO RADICAL
Referência básica: Salerno, M.S e Gomes, L.A.V.G (2018). Gestão da inovação (mais) radical. São Paulo, Elsevier (GEN). Cap.3. Mindset para inovação mais radical.
Há vários exemplares na biblioteca.-
(preprint - pode haver diferenças com relação ao original publicado)
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Quiz: Mindset para a inovação mais radical QuestionárioAberto: quinta-feira, 19 mar. 2020, 11:00Fechado: terça-feira, 24 mar. 2020, 07:00
Responda às questões do Quiz. Atividade com nota.
Aberto após 11h. Disponível até antes da próxima aula (as 7h).
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PRO3584 e PRO3586
24/03/2020
TEMAS:
1. Mindset para inovação incremental x mindset para inovação radical
2. Geração de ideias, técnicas de criatividade.
Exercício:
Quiz para PRO3586Referência para o tema 1 - 'Mindset de inovação':
Salerno, M.S e Gomes, L.A.V.G (2018). Gestão da inovação (mais) radical. São Paulo, Elsevier (GEN). Cap3: Mindset; Cap.4 Organização para inovação (até p.77)
Referência para o tema 'Geração de ideias':
Leitura básica: Goffin e Mitchell (2010, cap.5: Generating Creative Customer – Focused Ideas, p.139-185). É uma visão “racional”, “engenheirada” do processo e de técnicas de criatividade e geração de ideais em grupo e individualmente, para projetistas de sistemas de gestão da inovação e para gestores de inovação. Extremamente útil, discute temas que normalmente são lacunas de conhecimento que os alunos apresentam.
Leitura recomendada (opcional): AMABILE, Teresa M. How to kill creativity. Harvard Business Review, v.76, n.5, Sep-Oct. 1998. Texto “clássico” que discute os problemas na geração de ideias e o que limita a criatividade nas empresas. Entre outros, discute organização de equipes mais criativas, com composição heterogênea (diferentes competências, habilidades e histórias de vida).
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Texto que discute técnicas de modificação de atributos. Um dos textos que deu origem à tabela do livro de Goffin e Mitchell (p.148)
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Quiz: Mindset para a inovação mais radical (copiado) QuestionárioAberto: terça-feira, 24 mar. 2020, 11:00Fechado: terça-feira, 31 mar. 2020, 07:00
Responda às questões do Quiz. Atividade com nota.
Aberto após 11h. Disponível até antes da próxima aula (as 7h).
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AULA VIRTUAL - APENAS PARA ACESSO AO MATERIAL
Método Triz de geração de ideias
Triz não faz mais parte do conteúdo da disciplina, é dado em disciplina de qualidade. Contudo, há muitos alunos que não cursaram tal disciplina, e há outros que querem aprofundar o estudo. Abaixo estão disponibilizados materiais para consulta.
Não haverá "cobrança" do tema.
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26/03/2020 PRO3584
TEMA: Geração de ideias
EXERCÍCIO: Discussão do video IDEO em grupos.
INSTRUÇÃO PARA ACESSAR SEU GRUPO VIA Google Meet:
Veja abaixo um anexo com a lista dos alunos em excel. Na coluna 'E' desse anexo há um código para os alunos acessarem uma sala de reunião no Google Meet. Acesse uma nova janela do Google Meet, insira o código da sala que está em frente ao seu nome 'PROGRUPOx (x = número do grupo)'. Você entrará em uma sala com os alunos que foram alocados ao mesmo grupo. Caso em seu grupo faltem todos os demais alunos (você seja o único), mude para o grupo imediatamente anterior PROGRUPO(x-1).
Organize a discussão escolhendo uma pessoa para coordenar a reunião e uma pessoa para elaborar um Power point para vocês fazerem a apresentação ao retornar para a sala principal.
O professor chamará alguns grupos para apresentar. Todos os alunos deverão subir o Power Point criado no link de Tarefa da aula.
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Questões a serem respondidas:
1. Quais as características do grupo de trabalho formado para o projeto?
2. Como as ideias foram geradas?
3. Descreva o processo utilizado para criar o protótipo: do início até o protótipo. Se alguém do seu grupo já participou de uma atividade semelhante a essa, use-a como exemplo fazendo um paralelo entre o processo do vídeo com o processo do projeto que você participou.
4. Com base no vídeo, nas leituras e na aula de geração de ideias, qual a conclusão do grupo sobre o que favorece ou dificulta o processo criativo?
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31/3/2020 - PRO 3584 e 3586
1) Campanhas e programas de inovação
2) Design Thinking
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Box 4.1, página 82 (Salerno e Gomes, 2018)
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Salerno e Gomes (2018), tabela 4.3, p.84
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02/04/2020
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE PRO3584
Andamento da aula
1. Orientação geral sobre o trabalho (plenária), passando pelos 4 temas
2. Reunião de cada grupo
• Cada aluno deve ingressar na “sala” do Google Meet relativa a seu grupo.
O código da sala é PRO3584-GRUPOn (n é o número de seu grupo – vai de 1 a 15).
• Os professores “entrarão” em cada sala de grupo para discutir o andamento, tirar dúvidas etc.
• Cada grupo deve fazer planejamento do trabalho (relatório escrito) com os seguintes tópicos. Indicar no relatório o número do grupo, o tema do trabalho e a relação dos integrantes que hoje participaram efetivamente da atividade.
a) Interpretação do problema - qual a demanda, qual a questão a ser enfrentada?
b) Atividades a serem desenvolvidas (explicadas, justificadas), relacionadas no tempo – marcos do projeto, com datas de entrega
c) 4) Divisão de atribuições - quem fará o quê no grupo
• Cada aluno(a) participante da atividade deve carregar o relatório no link abaixo até 9:10h
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Aberto: quinta-feira, 2 abr. 2020, 08:30Vencimento: quinta-feira, 2 abr. 2020, 09:19
Conforme roteiro acima.
Carregar individualmente
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14/04/2020 - PRO3584 e 3586
1 - Combinados do semestre
2 - Revisão dos temas solicitados pelos alunos
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16/04/2020 - PRO3584
1 - Reunião dos grupos para realização do trabalho segundo planejamento.
Fazer upload do material desenvolvido no link da aula de hoje até o final da aula.
Reunião de cada grupo
• Cada aluno deve ingressar na “sala” do Google Meet relativa a seu grupo.
O código da sala é PRO3584-GRUPOn (n é o número de seu grupo – vai de 1 a 15).-
Trabalho da disciplina - Entrega 2 TarefaVencimento: quinta-feira, 16 abr. 2020, 10:00
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23/4/2020 PRO 3584
Aula especial: discussão com Jaime Frenkel, engenheiro de produção, líder da área de gestão da inovação na EloGroup (https://elogroup.com.br).
Jaime tem grande experiência em consultoria em gestão da inovação, tanto na definição de como desenhar estruturas, processos e métodos para alavancar a inovaçao nas empresas, quanto na implantação de sistemas de gestão da inovação, e na migração para inovações mais radicais.
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28/04/2020 - PRO3584 e PRO3586
CONSTRUÇÃO DE CAPACITAÇÕES EM INOVAÇÃO RADICAL .
FUNÇÃO INOVAÇÃO NA EMPRESA: INOVAÇÃO RADICAL SISTEMÁTICA.Texto básico.
SALERNO, Mario S.; GOMES, Leonardo A. V. Gestão da inovação (mais) radical. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. Cap. 4 - p. 83 [a partir de "Para além de processos (II): ambidestria organizacional]-
(preprint - pode haver diferenças co a versão final publicada)
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(texto original em inglês)
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30/4/2020
CONSTRUÇÃO DE CAPACITAÇÕES EM INOVAÇÃO RADICAL (aprofundamento).
FUNÇÃO INOVAÇÃO NA EMPRESA: INOVAÇÃO RADICAL SISTEMÁTICA. MODELO D-N-A.Textos sugeridos
LEIFER, R.; O'CONNOR, G.; RICE, M. Implementing radical innovation in mature firms: the role of the hubs. Academy of Management Executive, v.15, n. 3, p.102-113, 2001. (link abaixo)
LEIFER, R.; MCDERMOTT, C.M.; O’CONNOR, G.C.; PETERS, L.S. RICE, M. VERZER, R.W. Radical innovation: how mature companies can outsmart upstarts. Boston: Harvard Business School Press, 2000. (exemplar na biblioteca da FEA)
O'CONNOR, G.C; LEIFER, R.; PAULSON, A.S.; PETERS, L.S. Grabbing lightining: building a capability for breakthrough innovation. San Francisco: Jossey-Bass, 2008. (link abaixo)
O’CONNOR, G.C.; COBERTT, A.C.; PETERS, L.S. Beyond the champion: institutionalizing innovation through people. Stanford: Stanford University Press, 2018. (na biblioteca)
TÓPICOS
- A FUNÇÃO INOVAÇÃO NA EMPRESA: ORIGENS DO MÉTODO DNA.
- Gênese das funções organizacionais / nascimento das fábricas
- Funções organizacionais do séc. XIX: Produção, Vendas, Finanças
- Funções organizacionais do séc. XX: P&D, Marketing
- Funções organizacionais do séc. XXI? Inovação, sustentabilidade?
- ABORDAGEM PARA ESTRUTURAÇÃO DA INOVAÇÃO RADICAL SISTEMÁTICA: D-N-A
- Características de Descoberta, Incubação e Aceleração
- Articulação entre sub-funções. Passagem para unidades de negócio
- Contingências: incertezas de mercado, incertezas de tecnologia
- Inovação radical em commodities: incertezas de tecnologia, não de mercado (risco de mercado)
- EMERGÊNCIA DA FUNÇÃO INOVAÇÃO: CARACTERÍSTICAS, ATRIBUIÇÕES
- Mandato, recursos, locação, organização
- Plataformas de negócios inovadores x projetos
- Orquestrador, farejadores, "receptores / integradores"
- Relação com Alta Direção, P&D, Marketing, Produção
- Mandato, recursos, locação, organização
- A FUNÇÃO INOVAÇÃO E A TEORIA ORGANIZACIONAL
- Diversificação e integração de Lawrence e Lorsch
- Diferenciação interna (entre funções) de Thompson
- Função pura? Matriz? Processo? Projeto? Rede? x Função-rede
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(texto original em inglês)
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(texto do livro, exceto introdução)
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Research Technology Management, 2005, p.23-31
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05/05/2020
INCERTEZA E ABORDAGENS PARA GESTÃO DE PROJETOS EM SITUAÇÕES DE ALTA INCERTEZA
Textos básicos
1) SALERNO, M.S.; GOMES, L.A.V. Gestão da inovação (mais) radical. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
2) RICE, Mark P.; O'CONNOR, Gina C.; PIERANTOZZI, Ronald. Implementing a learning plan to counter project uncertainty. Harvard Business Review, v.49, n.2, p. 53-62, winter 2008
Pontos para discussão:
1) O que é e quais as diferenças entre selecionismo e aprendizagem, conforme os textos acima .Quando cada um se aplica em gestão de projetos de inovação?
2) Uso do Learning Plan: como localizar incertezas?
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(preprint - pode hacer pequenas diferenças com texto final publicado)
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Management Science, v.48, n. 8, August 2002.
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Organization Science, v.20, n.1, p.118-133, 2009.
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Journal of Product Innovation Management, v.25, p. 28-46, 2008.
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Selecionismo, Aprendizagem, Learning Plan. Caso PP verde (0419)
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Vídeo integrante do webcurso sobre gestão da inovação do NAGI Rede Poli-USP e parceiros (www.pro.poli.usp.br/nagi)
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07/05/2020
Conceitos e ferramentas para gestão de projetos sob incerteza.
Ferramenta "Learning Plan" para gestão de incertezas em projetos.Atividade prévia em casa:
- Explique o funcionamento do learning plan, conforme Rice, O'Connor e Pierantozzi (2008), detalhando seus passos.
- Para gerenciar incertezas é preciso, antes de mais nada, identificá-las. Como o método do learning plan ajuda a identificar incertezas no início do projeto e ao longo dele?
Dinâmica da aula
- Discussão das dúvidas
- Exercício - estudo de caso
PS - O método do Learning Plan é discutido de forma mais extensiva no livro de Leifer et at, Radical Innovation, Harvard Business School Press, 2000 (disponível na biblioteca da FEA e, eletronicamente, nos primeiros blocos (acima)
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Baseado na Ogawa - biofilmes de bactérias. Enunciado revisto em abril de 2019)
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(Bennet e Lemoine, HBR, Jan-Feb 2014, p.27)
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Aberto: quarta-feira, 6 mai. 2020, 00:00Vencimento: quinta-feira, 7 mai. 2020, 09:00
Atividade em grupo de 5 alunxs, escolhidxs aleatoriamente entre xs presentes.
Cada grupo deve discutir o caso, elaborar em detalhes as etapas iniciais do Learning Plan, e indicar quais seriam etapas subsequentes.
Carregar arquivo no link abaixo até o horário indicado pelo professor na aula.
Na sequência, discussão a partir de apresentação de grupos sorteados.
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12/05/2020
Apresentação e discussão com Henrique Castellani, ex-aluno PRO, sócio-fundador da LivUp (livup.com.br)
Foco: trajetória da empresa, incertezas que surgiram e como foram sendo superadas.
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14/05/2020
Ação empreendedora: estudo de caso da Trikke Tech
Leitura prévia à aula: caso (abaixo).
A empresa tem site, que pode ser consultado como apoio (produtos, videos com usuários etc.): https://www.trikke.com/
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(para discussão em aula)
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AULA EXTRA, "VIRTUAL". Apenas para acesso ao material, que complementa ação empreendedora para interessadxs. O tópico da próxima aula presencial está a seguir.
Ação empreendedora - ciclo de desenvolvimento da oportunidade
Texto básico: Salerno e Gomes (2018), cap. 7.
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(discute o conceito de ecossistema, com foco em ecossistema de inovação)
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[Tipologia de heurísticas de decisão para grande empresa. Simone Lara U. T. Freitas (2016) fez tese reelaborando a tipologia para criação de oportunidades - pegar tese no banco de teses da USP ou na bibloteca do Laboratório de Gestão da Inovação do PRO]
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19/05/2020
Caso Mahle. Apresentação de André Ferrarese, Head of Predevelopment Engine System & Components South America.
Tema: organização da Mahle para inovação. Estrutura, atribuições e responsabilidades.
http://www.br.mahle.com/pt/
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26/05/2020
Tema: Gestão de portfólio de projetos de inovação
Leitura básica obrigatória: Cap. 5 de Salerno e Gomes (2018)
Apresentação e discussão com Vinicius Chagas Brasil, especialista em gestão de portfólio de projetos de inovação.
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Preprint, pode ter pequenas diferenças com relação ao final impresso.
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AULA VIRTUAL (para acesso ao material): Gestão de portfólio e valoração de projetos de inovação: a abordagem de opções reais e seus limites
Em anexo, textos sobre aplicação de opções reais para avaliação e gestão de portfólio de projetos de P&D
Aos interessados: procurem comigo o texto abaixo, cujo arquivo é muito grande para o AVA:
MYERS, S.T.;HOWE, C.D. A life-cycle model of pharmaceutical R&D. MIT, 1997.
Questões:
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O que é e como funciona (qual o mecanismo) o método de opções reais para valorar projetos de inovação?
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No que o método de opções aplicado a valoração de projetos de P&D difere do método aplicado a finanças ou a projetos de investimento tradicionais? (ver texto de Huchzermeier e Loch)
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Quais as limitações do método?
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Aula Virtual (para acesso ao material)
Planejamento tecnológico e technological roadmapping (TRM)
Texto básico: Salerno e Gomes (2018), cap. 8: Technological roadmapping (TRM), planejamento tecnológico, plataformas de produtos e de negócios
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(preprint, há pequenas diferenças com o texto final impresso)
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Technological Forecasting & Social Change, 76 (2009), p. 39–49
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28/05/2020
"Coaching" sobre o trabalho final.
Inicialmente, discutiremos aspectos gerais de todos os trabalhos - o que é esperado, formas de apresentação, redação do relatório final a ser apresentado na aula de avaliação final do trabalho (dias 25 ou 30/6, conforme escala já disponibilizada) etc.
Em seguida, cada grupo se reune em salas especiais que serão criadas no Zoom para analisar o que foi feito, o que falta fazer.
Os professores percorretrão todos os grupos, discutindo foco, encaminhamentos, dúvidas específicas de cada grupo.
Cada grupo deve preparar um brevíssimo relatório, a ser carregado no link abaixo até as 9:35h. Esse relatório deve conter cabeçalho com tema do trabalho, nome do(a)s integrantes do grupo que efetivamente dele participaram (condição necessária, mas não suficiente: estar na aula e participar da reunião. Mas além de participar, é preciso contribuir com o trabalho).
O relatório deve conter o que foi realizado, o que falta ser realizado, dificuldades e dúvidas.
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Aberto: quarta-feira, 27 mai. 2020, 00:00
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02/06/2020
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DOS GRUPOS (I)
Apresentação do trabalho para a classe. Máximo 8 minutos, incluindo setup: ir direto aos pontos centrais! Pode ser usado qualquer recurso - power point, vídeo etc.
TODOS OS ALUNOS DEVEM ESTAR PRESENTES. OS ALUNOS QUE ASSISTEM TERÃO UMA FICHA PARA DAR SUGESTÕES DE MELHORIA SUBSTANTIVA PARA O TRABALHO APRESENTADO - SERÃO CONSIDERADOS COMO CONSULTORES CONTRATADOS PARA MELHORAR O TRABALHO, E DEVEM JUSTIFICAR SUA CONTRATAÇÃO COM BOM TRABALHO, DIRETO AO PONTO.
ESQUEMA DE APRESENTAÇÃO
CADA GRUPO TERÁ NO MÁXIMO 8 MINUTOS PARA APRESENTAR. CADA APRESENTAÇÃO SERÁ SEGUIDA DE 8 MINUTOS DE DISCUSSÃO COM A TURMA.
Horário Grupo Tema 7:30 3 2A 7:46 5 2A 8:02 9 2A 8:18 2 2B 8:34 6 2B 8:50 1 2C 9:06 4 2C -
Aberto: segunda-feira, 1 jun. 2020, 00:00
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04/06/2020
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DOS GRUPOS (II)
Apresentação do trabalho para a classe. Máximo 8 minutos, incluindo setup: ir direto aos pontos centrais! Pode ser usado qualquer recurso - power point, vídeo etc.
TODOS OS ALUNOS DEVEM ESTAR PRESENTES. OS ALUNOS QUE ASSISTEM TERÃO UMA FICHA PARA DAR SUGESTÕES DE MELHORIA SUBSTANTIVA PARA O TRABALHO APRESENTADO - SERÃO CONSIDERADOS COMO CONSULTORES CONTRATADOS PARA MELHORAR O TRABALHO, E DEVEM JUSTIFICAR SUA CONTRATAÇÃO COM BOM TRABALHO, DIRETO AO PONTO.
ESQUEMA DE APRESENTAÇÃO
CADA GRUPO TERÁ NO MÁXIMO 8 MINUTOS PARA APRESENTAR. CADA APRESENTAÇÃO SERÁ SEGUIDA DE 7 MINUTOS DE DISCUSSÃO COM A TURMA.
Horário Grupo Tema 7:30 10 2A 7:46 11 2A 8:02 12 2A 8:18 7 2B 8:34 14 2B 8:50 8 2C 9:06 15 2C -
Aberto: quinta-feira, 4 jun. 2020, 00:00
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09/06/2020 Revisão da matéria
Conforme dúvidas e solicitações dos alunos presentes na aula.
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SIMULADO - EXERCÍCIOS PARA SIMULAR ASPECTOS DA PROVA
Aberto a PRO3584 e PRO3586
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Aberto: terça-feira, 11 mai. 2021, 07:30
Você tem 30 minutos para responder o questionário. Uma vez enviada a resposta, você não poderá refazê-la. Você tem apenas uma tentativa.
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Aberto: sexta-feira, 11 jun. 2021, 07:30
Você terá 30 minutos para responder a essa questão. Você possui apenas o espaço de 10 linhas para escrever sua resposta e apenas uma tentativa de envio. Não é possível alterar a resposta depois do envio.
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16/06/2020
PROVA
Toda a matéria da disciplina.
1. Zoom com câmera (vídeo) ligada e microfone desligado
2. Questões e respostas no e-disciplinas
3. Provas diferentes para PRO3584 e 3586
PRO3584 (3as/5asf): Testes + questão dissertativa
PRO3586 (3asf): só testes
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PROVA PRO3584 - 1a parte QuestionárioAberto: terça-feira, 16 jun. 2020, 07:30Fechado: terça-feira, 16 jun. 2020, 08:10
1a parte da prova: questões fechadas. Você terá 40 minutos para responder essa parte. Não é possível pular questões para responder ao final. O início é às 7h30 e o términa às 8h10.
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PROVA PRO3584 -2a parte: questão dissertativa obrigatória QuestionárioAberto: terça-feira, 16 jun. 2020, 08:10Fechado: terça-feira, 16 jun. 2020, 08:40
Você terá 30 minutos para responder a essa questão, entre 8h10 e 8h40.
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PROVA 3586 - questões fechadas QuestionárioAberto: terça-feira, 16 jun. 2020, 07:30Fechado: terça-feira, 16 jun. 2020, 09:00
Prova com questões fechadas. Não é possível pular questões para responder ao final. A prova inicia as 7h30 e termina as 9h.
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18/6/2020
Orientações finais sobre o trabalho.Grupos trazem suas dúvidas
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23/6/2020
PROVA SUBSTITUTIVA.ABERTA A TODXS QUE NÃO CONSEGUIRAM NOTA SUFICIENTE NA PROVA ANTERIOR.TODA A MATÉRIA DA DISCIPLINA.1. Zoom com câmera (vídeo) ligada e microfone desligado
2. Questões e respostas no e-disciplinas
3. Provas diferentes para PRO3584 e 3586
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PROVA 3586 - Substitutiva QuestionárioAberto: terça-feira, 23 jun. 2020, 07:30Fechado: terça-feira, 23 jun. 2020, 09:00
Não é possível pular questões para responder ao final. A prova inicia as 7h30 e termina as 9h.
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Prova 3584 - dissertativa (Substitutiva) QuestionárioAberto: terça-feira, 23 jun. 2020, 07:54Fechado: terça-feira, 23 jun. 2020, 09:00
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PRO3584 - questões fechadas (Substitutiva) QuestionárioAberto: terça-feira, 23 jun. 2020, 07:30Fechado: terça-feira, 23 jun. 2020, 08:00
Essa prova inicia as 7h30 e encerra as 8h00. Você terá apenas uma tentativa de envio das respostas. Após encerrar não será possível enviar.
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25/6/2020 - SÓ PARA PRO3584
ENTREGA FINAL DO TRABALHO POR ESCRITO (I)
Presença obrigatória de todos os componentes do grupo. O não comparecimento sem justificativa aceitável (doença ou assemelhado) implica em reprovação.
Todos os integrantes do grupo deverão estar presentes no horário previsto, prevendo uma boa folga, pois podem ser chamados a qualquer instante da duração da aula.Carregar o arquivo do trabalho no link "tarefa" abaixo ATÉ O INÍCIO DA AULA (7:30h). O trabalho deve obrigatoriamente ser escrito em linguagem e formato condizentes com um trabalho acadêmico-profissional, e todos os integrantes do grupo devem estar aptos a responderem/discutirem quaisquer aspectos relativos ao trabalho.
Quando chamados para discutir o trabalho com os professores, todos os integrantes devem estar com vídeo lígado. Se o grupo não estiver homogêneo com relação ao conhecimento e participação no trabalho, a nota será definida pelo integrante de pior desempenho. Da discussão participam apenas os professores e o grupo, em salas específicas do Zoom.
Após a discussão, os trabalhos serão lidos, para fins de atribuição da nota final.
ESQUEMA DE APRESENTAÇÃO
HorárioGrupoTema7:3012C7:4522B8:0032A8:1542C8:3052A8:4562B9:0072B-
Anexe o relatório final do grupo. Basta um aluno do grupo anexar. O nome do arquivo deve ser o número do grupo.
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30/6/2020 - SÓ PARA PRO3584
ENTREGA FINAL DO TRABALHO POR ESCRITO (II)
Presença obrigatória de todos os componentes do grupo. O não comparecimento sem justificativa aceitável (doença ou assemelhado) implica em reprovação.
Todos os integrantes do grupo deverão estar presentes no horário previsto, prevendo uma boa folga, pois podem ser chamados a qualquer instante da duração da aula.
Carregar o arquivo do trabalho no link "tarefa" abaixo ATÉ O INÍCIO DA AULA (7:30h). O trabalho deve obrigatoriamente ser escrito em linguagem e formato condizentes com um trabalho acadêmico-profissional, e todos os integrantes do grupo devem estar aptos a responderem/discutirem quaisquer aspectos relativos ao trabalho.
Quando chamados para discutir o trabalho com os professores, todos os integrantes devem estar com vídeo lígado. Se o grupo não estiver homogêneo com relação ao conhecimento e participação no trabalho, a nota será definida pelo integrante de pior desempenho. Da discussão participam apenas os professores e o grupo, em salas específicas do Zoom.
Após a discussão, os trabalhos serão lidos, para fins de atribuição da nota final.
ESQUEMA DE APRESENTAÇÃO
HorárioGrupoTema7:3082C7:4592A8:00102A8:15112A8:30122A8:45142B9:00152C-
Anexe o relatório final do grupo. Basta um aluno do grupo anexar. O nome do arquivo deve ser o número do grupo. Exclusivo para os grupos que apresentam nessa data.
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AULA VIRTUAL
Como começar a inovar?
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Contém método de análise de atributos, útil para "cópia melhorada"
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Texto que aprofunda método de análise de atributos citada por Goffin e Mitchell