Topic outline

  • Conceitos chave da Epistemologia Genética


    Leitura: PIAGET, J. O desenvolvimento mental da criança. In: PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. 25a ed. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 2015, p. 3-8. Descarregue seu texto AQUI.


    Questões para nortear o estudo do texto:

    1. Baseado no texto e no que já foi discutido nas aulas, levante os pontos que vocês identificaram como característicos da teoria de J. Piaget;

    a- conceito de desenvolvimento

    b- conceito de estadio (ou estágio): passagem de um estado de equilibrio inferior para um estado de equilibrio superior

    c- Invariantes funcionais: assimilação e acomodação (modo como a inteligência funciona diante de uma novidade)

    assimilar é incorporar as coisas e pessoas à atividade própria do sujeito

    acomodar é reajustar a atividade do sujeito em função das transformações ocorridas acomodar os objetos ao interno.

    d- Variantes funcionais (estágios): sensório motor ( 1- estágio dos reflexos, 2- estágio dos hábitos, 3 o estagio da inteligência prática), semiótica ou de representação do mundo (estagio pre-operatório), operatória (concreto) e operatório (abstrato).

    e- adaptação: equilibrio entre a assimilação e a acomodação

    1. 2- O que é inteligência (estruturas mentais) 

    (desenvolvimento da inteligência, ou seja, o desenvolvimento cognitivo)

    inteligência é adaptação

    inteligência é construção novidades