Diagrama de temas
-
DOCENTE: ANTONIO CARLOS CANALE
canale@sc.usp.br
canale@usp.br
Dinâmica Lateral
Estabilidade direcional estática e dinâmica.
Sistemas de direção
Suspensão - influência na estabilidade direcional.
Simulação.
-
Apresentação do material do curso e programação no STOA
-
Determinação do centro de gravidade do veículo.
Sistema de coordenadas local e global.
Aplicação da lei de Newton e obtenção das equações de movimento de um auto-veículo (corpo rígido).
Variáveis de movimento local e global.
Momentos e produtos de inércia com relação ao sistema de coordenadas local.
Forças e torques aplicados no veículo com relação ao sistema de coordenadas local e global.
Sistemas com muitos graus de liberdade (multi-corpos)
-
Pneus.
Forças longitudinais x slip ratio nos pneumáticos (tração e frenagem).
Forças laterais nos pneumáticos x Slip Angle. Cornering Stiffness.
Função de transferência do pneumático (fórmula mágica). Lockup table do simulink representando o pneumático nos cálculos e na simulação.
Elipse de aderência
Veículo na curva.
Variável de controle: ângulo de esterçamento (delta)
Ângulo de atitude do veículo na curva (Beta).
Slip angle nas rodas do eixo dianteiro e traseiro.
-
Montagem de um modelo simplificado de simulação lateral de um veículo rodoviário.
Partindo de um modelo geral (veículo 4x2) para um modelo simplificado para fins didáticos.
-
Definições:
Estabilidade direcional.
Estabilidade estática.
Estabilidade dinâmica
Dirigibilidade.
Modelo bicicleta para o estudo da estabilidade direcional e dirigibilidade.
Equações de movimento para o modelo bicicleta.
Slip angle do eixo dianteiro e traseiro (equação).
Simulador geral. Slip angle dinâmico (equação).
Simulador lateral
-
Continuação da montagem de um modelo simplificado de simulação lateral de um veículo rodoviário.
-
Análise estática e dinâmica de um veículo através do modelo de simulação desenvolvido na sala de aula.
-
-
-
Tipos e análise geométrica de alguns tipos de suspensões. Transferência de peso. Influência da suspensão na estabilidade direcional e na resposta dinâmica.
-
-
-
-
-