Aperçu des sections

    • Contém o cronograma e as formas de avaliação.

    • ATENÇÃO

      - Alunos que não alcançaram a nota mínima para serem aprovados receberam um e-mail para poder refazer o Relatório Final.

      - Alunos que julgarem que tiveram nota baixa no Relatório Final, poderão refazê-lo, de acordo com as considerações indicadas, e entregar nova versão até 31/07/2021. Favor me avisar por e-mail que deseja refazer o Relatório Final antes dessa data de entrega para que eu não lance a nota final no sistema Júpiter.

      - As notas e a frequência serão lançadas no Júpiter até dia 04/08/2021.


      Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo direct ou e-mail (bruna.giusti@usp.br).

  • Bem vindos(as)

    Olá estudantes!

    Sejam bem-vindos(as) às aulas de EDM0427 - Metodologia do Ensino de Matemática I - manhã.  

    As aulas da turma (síncronas) acontecerão às 4ª feiras pela manhã, das 8h30min às 10h30min. 

    Abraços,

    Professora Bruna Giusti

    SEGUE O LINK PARA AS NOSSAS AULAS SÍNCRONAS:


  • Aula 1 (14/04) - Contrato didático - Prof. Elio Carlos

    • Leitura complementar

      Referência: SILVA, Benedito Antonio da. Contrato Didático. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Educação matemática: uma introdução. São Paulo: Educ, 1999. p. 43-64.



  • Aula 2 (28/04) - Ensinar e aprender Matemática

    Dinâmica da aula:
    - Apresentação da disciplina
    - Combinados para as aulas
    - Conversa sobre estágio
    - Discussão do texto 1 (SANTOS, 2014)

  • Aula 3 (05/05)

    Questões que serão discutidas na aula a partir dos textos:

    - Sobre o texto "Cenários para investigação": 

    Qual ambiente de aprendizagem está mais relacionado a sua trajetória escolar? Você acredita que as atividades propostas por esse ambiente contribuem/contribuíram para o desenvolvimento do pensamento crítico?

    Quais são os possíveis cenários para investigação?


    - Sobre o texto "O lugar das matemáticas": 

    Você acredita que há somente uma matemática ou que há outras "matemáticas"? 

    Que matemática que o professor precisa saber para poder ensiná-la?


    Após ler o(s) texto(s), traga suas anotações/contribuições para discutir em aula.

  • Aula 4 (12/05) - ASSÍNCRONA - Envio de Tarefa 1

    Reflexão: Experiências e/ou expectativas da docência (3,0 pontos)

    Tarefa 1: Escrever uma reflexão ou relato a partir de suas experiências como docente, ou caso isso ainda não tenha ocorrido, suas expectativas como futuro docente, utilizando os textos (obrigatórios e/ou complementares) da disciplina como embasamento teórico. 

    ✔️ O texto poderá ser escrito em primeira pessoa do singular. Também deverá ser um texto corrido e não em tópicos. O uso de outros textos é optativo. O texto deverá ter entre 2 e 5 páginas.

    ✔️ Esse texto deverá ser enviado até às 23h59min, do dia 12/05/2021. O envio contabilizará a presença na Aula 4.


    Questões norteadoras (não obrigatórias):

    - Quais experiências (positivas ou negativas) como professor você já teve? (contexto, conteúdo, público-alvo, tempo etc). 

    - Você acredita que teve aprendizagens a partir dessa(s) experiência(s)? Se sim, quais?

    - Como você se sente sendo professor de uma turma ou o que imagina que sentirá? 

    - O que você acha que falta para sua formação para poder ser um bom professor?

    - O que você ainda gostaria de aprender sobre educação matemática?

  • Aula 5 (19/05) - Conhecendo as leis e os documentos oficiais

    Conhecendo as leis e os documentos oficiais

    Após ler os documentos, pense qual é o papel do professor/educador de matemática e traga suas contribuições para discutir em aula.

    Leituras prévias:

    BNCC.  Ler (versão em pdf): Introdução (páginas 7 a 21), Estrutura (páginas 23 e 24), 4. A Etapa do ensino fundamental (páginas 57 a 62)  e 4.2 A área da Matemática (páginas 265 a 267). Acesso: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

    Currículo Paulista. Ler páginas 303 a 318 do Currículo Paulista ensino fundamental. Acesso: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/

    Discussão do texto: OLIVEIRA, R. P. O direito à educação. In: OLIVEIRA, R. P., ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, financiamento e direito à Educação: análise da Constituição Federal e LDB. 3ed. São Paulo: Xamã, 2007. 143p.


  • Aula 6 (26/05) - Planejamento do Professor

    Discussão dos textos:

    MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1996, p. 86-101.


    FARIAS, Isabel Maria Sabino de. et al. A aula como espaço-tempo coletivo de construção de saberes. In: FARIAS, I. M. S. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009, p. 153-161

  • Aula 7 (02/06) - ASSÍNCRONA - Envio de Tarefa 2

    Perguntas da entrevista a ser feita com um professor (2,0 pontos)

    Tarefa 2:  Elaborar algumas perguntas a serem feitas a um professor de matemática. Ele poderá estar ou não atuando em sala de aula, de preferência que trabalhe com fundamental 2 ou ensino médio. A tarefa poderá ser feita de forma individual, em duplas ou em trios (avisar a professora quais estudantes participaram). 


    Observações:
    ✔️ Sugestão: mínimo 5 e máximo 10 perguntas (pois quando vocês forem fazer a entrevista com o professor ela não poderá ser muito longa. Lembrem-se que vocês irão transcrevê-la para o Relatório Final)
    ✔️ A elaboração das perguntas e/ou a entrevista com um professor poderá ser feita individualmente ou em conjunto (duplas ou trios). Porém a reflexão/escrita do diário de bordo/Relatório de Estágio deverá ser feita de forma individual. 
    ✔️ As perguntas poderão estar em tópicos ou enumeradas.
    ✔️ A tarefa deverá ser enviada até às 23h59min, do dia 02/06/2021. O envio contabilizará a presença na Aula 7.

    ✔️ APÓS A DEVOLUTIVA desta tarefa: Fazer entrevista com professor de matemática (de preferência da rede pública, do ensino básico e que esteja atuando em sala de aula). Pode ser gravada (áudio) se autorizada por esse professor. Pergunte sempre se poderá gravar a entrevista ao professor. No Relatório final do estágio deve conter a entrevista realizada de forma escrita (transcrita) e com as impressões/reflexões de cada estudante sobre tal entrevista de forma individual.

    Qualquer dúvida, estou a disposição.
    Professora Bruna

  • Aula 8 (09/06) - Como e quando usar materiais concretos

  • Aula 9 (16/06) - Conhecendo alguns materiais didáticos

    Aprender Sempre, 2021, volume 1 (versão aluno), disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/


    Frações ao longo dos anos:

    • 6º ano: Aulas 1 a 4 (páginas 58 a 62)

    • 7º ano: Aulas 1 a 4 (p. 73 a 82) 

    • 8º ano: Aulas 1 a 4 (p. 56 a 62) 

    • 9º ano: Aulas 1 a 4 (p. 62 a 69)  

    Proposta da aula: Os estudantes deverão observar as Sequência didáticas indicadas acima, do ensino fundamental 2, para o ensino de frações entre o 6º e 9º ano. Observar como estão postas as aulas e retomadas delas. Se possível fazer anotações e trazer para a discussão na próxima aula pelo Meet. 

    Obs: Esse material possui a versão do professor no mesmo link, com algumas dicas de como aplicar a aula.

  • Aula 10 (23/06) - ASSÍNCRONA - Envio de Tarefa 3

    Tarefa 3: Elaboração de um plano de aula de matemática para o ensino fundamental 2.

    ✔️ Escolha um tema/conteúdo de matemática a ser abordado. 
    ✔️ Com ajuda da BNCC, ou Currículo Paulista, defina a série (6º ao 9º do EF II ou 1ª a 3ª série do EM) que irá aplicar a aula. 
    ✔️ Defina a quantidade de aulas e duração de cada.
    ✔️ Se possível, utilize materiais didáticos da rede pública (disponíveis na internet)
    ✔️ A tarefa deverá ser enviada até às 23h59min, do dia 23/06/2021. O envio contabilizará a presença na Aula 10.
    ✔️ APÓS A DEVOLUTIVA desta tarefa: o plano de aula deverá estar incluído, após os ajustes necessários feitos pela professora, no Relatório Final/Diário de Bordo.

    Qualquer dúvida, estou a disposição.
    Professora Bruna

  • Aula 11 (30/06) - O Estágio Supervisonado

    Leitura prévia para aula

    TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O Estágio Supervisionado como oportunidade de desenvolvimento profissional para futuros professores de matemática. In: LOPES, C.E; TRALDI, A.; FERREIRA, A.C.(org.) O Estágio na Formação Inicial do professor que Ensina Matemática. Campinas: Mercado das Letras. 2015, p. 81-108.


    Durante a aula a professora fará menção a três Casos de Ensino que serão lidos e discutidos em aula.

  • Aula 12 (07/07) - Relatos de Estágio

    Relatos de Estágio

    Nesta aula os alunos deverão, de forma espontânea, fazer um breve relato sobre sua experiência no estágio ao longo deste semestre. O objetivo é compartilhar experiências (em escolas, de forma remota, pelo Centro de Mídias etc) com todos os alunos do curso, a fim de elencar e discutir novos casos de ensino.

    O aluno poderá trazer seu relato de forma escrita e ler para a turma ou apenas relatar em formato mais informal. 

    Ao final da aula, os alunos serão convidados a responder a questão: "Que contribuições a disciplina Metodologia do Ensino trouxe para a sua formação em licenciatura em matemática?"

  • Aula 13 (14/07) - ASSÍNCRONA - Envio de Tarefa 4

  • Aula 14 (21/07) - Autoavaliação final da disciplina

    👉 Aula dedicada para autoavaliação da disciplina (professora e alunos) - das 9h00 às 10h30

    📢 Nova data final para o envio do Relatório Final/Diário de Bordo: 24/07/2021, que deverá conter:

    • Relato sobre a ida ou procura por escolas, ou outro lugar em que realizou o estágio;
    • Contato/conversas em escola (caso tenha feito o estágio em instituição de ensino);
    • Observação em ATPCs ou reuniões (caso tenha sido possível);
    • Observações/suas impressões sobre as aulas no CMSP ou das aulas que acompanhou;
    • Se já for professor/responsável por turma(s): pode falar um pouco da sua experiência como docente, ou sobre o que observa nas aulas, dificuldades, anseios, expectativas etc. 
    • Se não for professor: poderá falar das suas expectativas como futuro professor, ampliando a própria reflexão sobre a docência (tarefa 1);
    • Além de conter as atividades: Reflexão sobre docência, Plano de aula, Transcrição da entrevista com professor (todos reelaborados a partir das correções/indicações da professora);
    • Poderá conter reflexões sobre os textos lidos e discutidos na aula, bem como outras indicações de referências.
  • Aula 15 (28/07)

    👉 Aula dedicada para encerramento da disciplina - das 9h00 às 10h30

    - Retorno sobre os trabalhos e demais instrumentos avaliativos. 

    - Divulgação das notas finais.

    - Encerramento da disciplina.

    Orientações finais:

    - A FICHA DE ESTÁGIO deve ser enviada pelo site: http://www4.fe.usp.br/estagios/registro-da-ficha-de-estagio (de preferência, após a divulgação das notas no sistema júpiter)

    - Alunos que não alcançaram a nota mínima para serem aprovados receberão um e-mail (assim que o Relatório Final for corrigido) para poder refazer o trabalho.

    - Alunos que julgarem que tiveram nota baixa no Relatório Final, poderão refazê-lo, de acordo com as considerações indicadas, e entregar nova versão até 31/07/2021. Favor me avisar por e-mail que deseja refazer o Relatório Final antes dessa data de entrega para que eu não lance a nota final no sistema Júpiter.