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Segue o programa da disciplina com a bibliografia básica e a recomendada para leituras de ampliação e/ou aprofundamento dos temas.Alguns textos eu poderei enviar a vocês por email, não todos. Outros, estou encaminhando os links.Irei, também, complementando algumas indicações de leitura no decorrer do curso.
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Neste tópico estão materiais referentes às seguintes temáticas abordadas em aula:
- A relação trabalho e educação: desafios teóricos.
- A sociologia da educação e a Sociologia do Trabalho no desenvolvimento do campo de pesquisa.
- A Sociologia da Educação (Teorias da Reprodução Social e Cultural).
Encaminho links de acesso a uma entrevista dada por Laval e Dardot (no lançamento do livro de ambos sobre o Bem Comum), e a outra resenha (elaborado pelo prof. Eleutério) sobre o mesmo livro; ao artigo de Kotscho sobre o atual momento político do país e sua realidade econômica.
Estão disponíveis o texto de Helena Hirata e o livro da CLACSO que contém um capítulo de Lucie Tanguy. Ambos são leituras complementares.
E três vídeos do prof. Ricardo Antunes sobre mudanças na organização do processo de trabalho.
Texto Base:
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa. O neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Ed Planta , 2004. (ou São Paulo: Ed. Boitempo, 2019). Prefácio, Introdução e Capítulos 1 a 5.
MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. O ENSINO MÉDIO E AS COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS: BRASIL, INGLATERRA E FINLÂNDIA. Educ. Soc., Campinas , v. 38, n. 139, p. 405-429, June 2017
Textos complementares:
HIRATA, Helena. Da polarização das qualificações ao modelo da competência. In: Ferretti, Zibas, Madeira, Franco (orgs.). Novas Tecnologias, Trabalho e Educação. Um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 19994. p.124-138.
TANGUY, Lucie. De la evaluación de los puestos de trabajo a la de las cualidades de los trabajadores. Definiciones y usos de la noción de competências. In: Toledo, Enrique de La Garza e Neffa, Júlio ( orgs.). El Trabajo de Futuro , El Futuro del Trabajo. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p.111-128.
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Este tópico contém o material base para realizarem a avaliação da disciplina, a ser entregue no dia 08/01, composta por duas propostas:
Resenha do texto: Moraes, Carmen S. V. Trabalho como princípio educativo. Santo André, Secretaria Municipal de Educação, 2015, 42p.
Trabalho individual. Serão apresentadas 3 questões relativas às temáticas trabalhadas no curso para serem desenvolvidas livremente com base na seguinte indicação:
A partir da leitura do desenvolvimento da nova forma escolar neoliberal analisado por Christian Laval, quais aproximações se pode fazer com a realidade brasileira, das políticas educacionais no plano federal (BNCC e Reforma Ensino Médio etc) e estadual (Inova e Novotec)?
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Neste tópico estão materiais complementares às discussões realizadas na disciplina que contribuem para a correlação com as políticas atuais e os conceitos discutidos nos encontros síncronos.