Programação
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A partir da leitura dos textos de Luis Roberto Barroso, Robert Alexy e da videoaula, leia o texto do André Medice sobre o COVID no Brasil e faça um texto (de 5 a 10 pág.) em que aborde:
1) Os principais conceitos levantados [direitos fundamentais, gerações dos direitos fundamentais, função do direito (enquanto corpo normativo) e das políticas públicas para garantia dos Direitos Fundamentais (enquanto garantais constitucionais), direcionamento de orçamento para a política pública de saúde (qual(is) delas)].
2) Seu posicionamento sobre o papel e condução do SUS durante a pandemia.
3) O que entende como postura ideal a ser tomada pelos Estados Nacionais (não só o Brasil) para a garantia do direito fundamental à vida e à saúde.
4) Houve ou está havendo garantias a estes direitos fundamentais de forma irrestrita em nível mundial?
5) O que a pandemia nos ensina sobre esse tema, para as políticas públicas de saúde no pós-pandemia?
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Caros alunos,
Estamos na segunda aula do nosso semestre. Nosso objetivo é compreender as implicações jurídicas das relações que se firmam entre pacientes e profissionais de saúde (no setor público ou privado).
Como atividade desta quinzena, recomendamos que sigam os seguintes passos:
1) assista a videoaula
2) leia o material de apoio
3) leia a notícia do link:
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/07/19/medico-conhecido-como-dr-bumbum-e-preso-apos-morte-de-cliente-no-rio.htm
4) a partir desta notícia de jornal considere a situação hipotética de que os fatos relatados na impressa são verdadeiros e que ocorreram na forma que foram relatados. Responda às seguintes perguntas:
a) Como se caracteriza a responsabilidade do estado na prestação do serviço de saúde?
b) Saúde é ou não "bem comercializável"?
c) Como se dá a responsabilidade do Estado perante o paciente atendido no serviço público?
d) Como se dá a responsabilidade da operadora de saúde suplementar perante o paciente atendido pela sua rede de infraestrutura e de profissionais credenciados?
e) Como se dá a responsabilidade do profissional de saúde perante o paciente numa consulta "particular"?
f) Qual a diferença entre a responsabilidade objetiva e subjetiva nesses casos?
Responda fundamentando nas normas e teorias destacadas nas videoaulas e conteúdo complementar disponibilizadas no moodle.
Vejam que o modelo da atividade adotado para esta semana foi um WIKI, ou seja, a construção destas resposta é coletiva e todos devem interferir no texto final. Vocês podem usar o grupo de whatsapp ou reuniões do google meet para discutir os temas e apresentarem um resposta conjunta.
A capacidade de formulação de um texto de consenso é o objetivo do trabalho. Todos devem acessar o WIKI e aporta sua colaboração.
Boa semana!
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Caros alunos,
Estamos na terceira aula do nosso semestre. Nosso objetivo é compreender a lógica e a gestão do SUS, bem como seus desafios.
Como atividade desta quinzena, recomendamos que sigam os seguintes passos:
1) assista a videoaula
2) Busque material de apoio sobre organização do SUS no Google Acadêmico e faça uma leitura sobre diversos olhares de sua gestão.
3) Escolha uma das atividades, que não as ligada à infraestrutura de saúde de atenção básica, média e alta complexidade (que estão exemplificadas no último slide), e escreva um texto informativo sobre seu funcionamento.
Bons estudos!
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Caros alunos,
Estamos na quarta aula do nosso semestre. Nosso objetivo é compreender a lógica da regulação da Saúde Suplementar, como ela se enquadra no modelo do Sistema Único de Saúde, bem como os desafios que lhes são próprios.
Como atividade desta quinzena, recomendamos que sigam os seguintes passos:
1) Assistam as videoaulas
2) Leiam o texto apresentado e busque material de apoio sobre organização a Saúde Suplementar e faça uma leitura sobre diversos olhares de sua gestão (http://www.buscaintegrada.usp.br/primo_library/libweb/action/search.do)
3) Participe do Forúm deste tópico, comentando sobre os principais desafios de modelagem de saúde das populações neste momento, considerando a infraestrutura existente do SUS e os novos desafios regulatórios da Saúde Suplementar, considerando os custos crescentes da prestação de serviços de saúde.
Bons estudos!
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Caros alunos,
Estamos na quinta aula do nosso semestre. Nosso objetivo é compreender a Judicialização da Saúde no Brasil, como ela se enquadra no modelo do Sistema Único de Saúde, bem como os desafios que lhes são próprios.
Como atividade desta quinzena, recomendamos que sigam os seguintes passos:
1) Assistam a videoaula
2) Leiam sobre o tema
3) Participe do Fórum deste tópico, comentando sobre os principais desafios da Judicialização da Saúde neste momento
Bons estudos!
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Data final para entrega no moodle 10/12/2020
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Caros Alunos,
Chegamos ao final do nosso semestre. Espero que tenham gostado da disciplina e que tenha servido para ajudá-los na formulação do trabalho final de vocês.
Favor depositar até o dia 10/12/2020 um artigo sobre qualquer dos temas das disciplinas.
O artigo deve conter:
Título; Resumo; Palavras -chaves
Introdução: Problema (pergunta) de pesquisa; justificativa, Objetivos (gerais e específicos), Método, Estado D´arte, distribuição das partes.
Revisão da literatura e dados (se for o caso)
Discussão
Conclusão
Referências
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