Agenda do Curso

  • AGENDA

    AGOSTO      

    7 -          PALESTRA: TEORIA MUSICAL DO SÉC. XVII - DELPHIM REZENDE PORTO

    14 -        AULA 1: ESTILOS VOCAIS DO SÉC. XVII

    21 -        AULA 2: ESTILOS INSTRUMENTAIS DO SÉC. XVII

    28 -        AULA 3: MÚSICA FRANCESA NO SÉC. XVII 

            

    SETEMBR0

    4 -        AULA 4: MÚSICA NO MUNDO REFORMADO NO SÉC. XVII

    11 -      FERIADO: SEMANA DA PÁTRIA

    18 -      ENCONTRO DE POÉTICA MUSICAL DOS SÉCS. XVI, XVII E XVIII –

    INSTITUTO GOETHE - RUA LISBOA, 974 - PINHEIROS

    Cf. PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM WWW.RETORICAMUSICAL.WORDPRESS.COM

    25 -       AULA 5: ESTILOS VOCAIS NO INÍCIO DO ´SECULO XVIII   

    OUTUBRO

    2 -        AULA 6: ESTILOS INSTRUMENTAIS DO SÉCULO XVIII  

    9 -        AVALIAÇÃO I       

    16 -      AULA 7: MÚSICA NO MUNDO REFORMADO NO SÉCULO XVIII

    23 -      FUVEST – NÃO HAVERÁ AULA NO CMU

    30 -      FERIADO - DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

    NOVEMBRO

    6 –     PALESTRA MÚSICA ÁRABE - FUNDAÇÃO TARAB 

    13 -    AULA 8: TENDÊNCIAS MUSICAIS POR VOLTA DE 1750

    20 -    FERIADO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

    27-      AVALIAÇÃO II     


     

     

  • 07 de agosto - PALESTRA: TEORIA MUSICAL NO SÉC. XVII

    PALESTRANTE: DELPHIM REZENDE PORTO

  • 14 de agosto - AULA 1: ESTILOS VOCAIS NO INÍCIO DO SÉC. XVII

    PROGRAMA AULA 1:

    F. Caccini - Le Nuove Musiche (Florença, 1601), Nuove Musiche e Nuova Maniera di Screverle (Florença, 1614)

    "Amor ch'attendi" 

    "Belle Rose porporine"

    "Amarilli mia bella"

    "Movetevi à pietà"

    G. Kapsberger - Libro Primo di Vilanelle à 1, 2 et 3 voci accomodate per qual si voglio strumento con l'intavolatura di Chitarrone et alphabeto per la Chitarra spagnola (Roma, 1610)

    "Avrilla mia"

    S. D'India - Le Musiche di Sigismondo D'India Nobile'Parmelitano da cantar solo nel Clavicordo, Chitarone, Arpa dopia et altri Istromenti simili (Milão, 1609)

    "Vostro fui, vostro son e sarò vostro"

    "Cruda Amarilli"

    C. Monteverdi 

    "Sì ch'io vorrei morire" (quarto livro de madrigais, 1603)

    "Cruda Amarilli" (quinto livro de madrigais, 1605)

    "Zefiro torna" (sétimo livro de madrigais, 1651)

    "L'Orfeo" (Favola in Musica, 1607)- prólogo e ato I

    "Lamento d'Arianna" (fragmento de drama perdido, 1608)

  • 21 agosto - AULA 2 - ESTILOS INSTRUMENTAIS NO SÉC. XVII

    Girolamo Frescobaldi

              Recercar quarto, sopra mi, re, fa, mi (1615)

              Cento Partite sopra Passacagli (1637)

              Toccata nona Non senza fatiga si giunge al fine (1627)

    Biagio Marini. 

              Sinfonia Sesto Tuono Corrente Seconda, de "Sonate, Symphonie, Canzoni, Pass’emezzi, Baletti,

                        Correnti, Gagliarde, & Rettornelli" (Veneza, 1629) 

    Giovanni Battista Fontana.

              Sonata VI (tocada com violino)         

              Sonata II (tocada com cornetto)

                   de "Sonate a 1. 2. 3., per il violino, o cornetto" (Veneza, 1641)

    Dario Castello.

              Sonata 17 a 4 in eccho (2 violinos, 2 cornettos e b.c.) (obs: o 2º violino e o 2º cornetto só realizam

                   o “eco"), de "Sonate concertate in stilo moderno" (Veneza, 1621)

    Louis Couperin (1636-1661).

              Suíte em Fá maior

                        Prélude (non mesuré)

                        Allemande

                        Grave

                        Courante

                        Sarabande

                        Branle de Basque

                        Gaillarde

                        Chaconne Tombeau de Monsieur Blancrocher

    Johann Jakob Froberger (1616-1667).

              Suíte em Ré Maior

                        Memento Mori Froberger “Méditation faite sur ma mort future la quelle se joue lentement

                             avec discretion”

                        Allemande

                        Gigue

                        Courante

                        Sarabande

  • 28 de agosto - AULA 3 - MÚSICA FRANCESA NO SÉC. XVII E INÍCIO DO XVIII

    Marc-Antoine Charpentier  -     Grand Motet

                                                                   Te Deum

                                                                                   Prelude – Te Deum laudamus – Te Aeternum Patrem

    François Couperin - Concert Deuxiéme (Concerts Royaux)

                                                                   Prelude – allemande – air tender – air contrefugué – echos

    Jean-Batpiste Lully – de” Le Bourgeouis Gentillhomme”

                                                                   Air – Marche pour le céremonie des Turcs

    Marin Marais –de “Pièces pour la Viole”

                                    La Reveuse – Le Badinage – Muzettes I-II

    Etienne Moulinié – air de cour “Enfin la Beauté”

    Jean-Féry Rebel – ballet “Les Elements”

                    Le chaos – air pour les violons (la terre et l’eau) – chaconne (le feau) – air (ramage) – rossignols – rondeau (air pour l’amour) – loure – sicilienne – caprice – tambourins I e II

    SUGESTÃO: Ópera  O Burguês Fidalgo (Lully)

    LINK:https://www.youtube.com/watch?v=a0Ra7Q6nseM

  • 04 de setembro - AULA 4: MÚSICA NO MUNDO REFORMADO NO SÉC. XVII

    J. S. Bach –         Durch Adams Fall ist ganz verdebt BWV 636

     

    D. Buxtehude – Coral “Erhaltuns Herr, bei deinen Wort” BuxWV 185

    D. Buxtehude – Fuga em Sol Maior

    J. J. Froberger (1616-1667). “Méditation sur ma morte future la quele se joue lentement avec discretion”

    J. Pachelbel – Coral “Wieschönleuchtet der Morgenstern”

    J. Pachelbel – Magnificat fugue quartitoni

    J. H. Schein – Cantata “Christ, unser Herr zum Jordan kam”

                                   Suíte a 5 – Paduana (de BanchettoMusicale, 1617)

    H. schütz – “Domine lábia meaaperies” (de SymphoniaeSacrae, 1629)

                         Geistliche Lieder, 1636

  • 11 de setembro

  • 18 de setembro

  • 25 de setembro - AULA 5 - ESTILOS VOCAIS NO INÍCIO DO SÉC. XVIII

    CARISSIMI, Giacomo (1605-1674). Cantata “Così volete”

    BONONCINI, Giovanni (1670-1747). Serenata “La Nemica d’Amore fatta Amante”, 1747 (excertos)

    - sinfonia

    - recitativo (Clori)

    - ária (Clori): Tormentata l’Alma mia

    - recitativo (Tirsi, Clori)

    - ária (Tirsi): Prigionera di finti legami

    - recitativo (Tirsi, Clori)

    - ária (Clori): Disprezzami così

    - recitativo (Tirsi, Clori)

    - ária-duetto: per te peno...per te moro...

    RAMEAU, Jean-Philippe. Acte de Ballet, 1748. (excertos)

    - Ária "Fatal Amour, Cruel vainqueur.


  • 02 de Outubro - AULA 6 - ESTILOS INSTRUMENTAIS DO INÍCIO DO SÉC. XVIII

    1. Arcangelo Corelli. Sonata op.5/4 em Fá Maior (da chiesa)

         adagio - allegro - vivace - adagio - allegro

    2. Arcangelo Corelli. Sonata op.5/7 em Ré Maior (da camera)

         preludio (vivace) - corrente (allegro) - sarabanda (largo) - giga (allegro)

    3. Arcangelo Corelli. Trio Sonata op.3/4 em si menor (da chiesa)

         largo - vivace - adagio - presto

    4. Arcangelo Corelli. Trio Sonata op.4/4 em Ré Maior (da camera)

         preludio.grave - corrente.allegro - adagio - giga.allegro

    5. Arcangelo Corelli. Concerto da chiesa n° 8

         vivace/grave - allegro - allegro/adagio/allegro

    6. Arcangelo Corelli. Concerto da camera n° 11

         preludio - allemande - sarabanda - giga

    7. Antonio Vivaldi. Concerto em Do Maior (RV 558)

         para 2 flautas, 2 chalumeaux, 2 teorbas, 2 mandolinas, 2 violinos "in tromba

         "in tromba marina" e violoncelo

         allegro molto - andante molto - allegro

    8. Antonio Vivaldi. Concerto em Do Maior "Il Piacere" (RV 180)

         allegro - largo e cantabile - allegro

  • 09 de outubro - AVALIAÇÃO

  • 16 outubro - AULA 7-GOSTOS REUNIDOS

    MÚSICA NO MUNDO REFORMADO NO SÉC. XVIII


    Johann Sebastian Bach (1685-1750):


    - Suíte Inglesa nº 1

    - Suíte Inglesa nº 2

    - Oferenda Musical BWV 1079

    - Cantata BWV 131: Das Profundezas Clamo por Ti


  • 23 outubro - fuvest

  • 30 de Outubro

    FERIADO - DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

  • 06 de Novembro - Palestra Música Árabe

  • 13 de Novembro – AULA 8- TENDÊNCIAS MUSICAIS POR VOLTA DE 1750