Aperçu des sections

  • 2a. Avaliação (Prof. Marcos)

    (clique aqui para a Google Meet da reunião de hoje) 



    Clique aqui para um PDF com o Quadro Final de Notas


    • Produção propositiva para Piracicaba, Itatinga ou região.

      Compas da disciplina Políticas Públicas, Legislação e Educação Florestal, com muita alegria, ao terminari o semestre de convívio com vocês, percebo o compromisso e acolhimento generoso da parte da classe que se manifestou e acredito também da parte silenciosa, que não manifestou discordâncias (talvez uma única exceção, à qual também agradeço por ter se manifestado por escrito no texto final produzido a título de avaliação) em relação ao tratamento que demos aos conteúdos e ao método de ensinagem escolhido. 

      No entanto, com muita dificuldade, não consegui atribuir nota máxima aos textos propositivos elaborados ao final do curso (disciplina). Acredito que a minha expectativa estava muito alta e não levei em consideração o pouco tempo que tiveram para compreender completamente a proposta e a ela se dedicar. Neste sentido, fico à disposição de cada estudante ou grupo de estudantes que queiram trabalhar no aprimoramento da proposta, procurando trazer centralidade para a perspectiva e educação e de política pública, tendo no elemento arbóreo o eixo indutor de processos de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas e de educação capazes de fomentar uma Nova Cultura da Terra, terra e território. 

      Todas as propostas podem e merecem ser realizadas. Algumas são mais criativas e inovadoras, outras mais convencionais e necessárias, mas precisam ser desenvolvidas como narrativa fundamentada e como prospecção de possibilidades para ser implantada. 

      Aguardo-as/os!

    • Elaboração individual de um texto analítico sobre o processo vivenciado no segundo bloco da disciplina, atribuindo ao final uma nota para ele, para o professor e para si próprio. Sugiro utilizarmos a técnica apresentada em uma das aulas, adaptada da obra do educador francês do século passado, Celestin Freinet, que sugere o que você felicita, critica, sugere e pergunta em relação ao vivenciado. Este texto deve ser entregue por todos os estudantes (mesmo que não consiga elaborar nos minutos iniciais da aula).