Diagrama de temas

  • Aula 12

    pequena memória da aula de hoje
    Após a troca de presentes e informes, quando foi enfatizada a importância do aprofundamento em leituras do campo da filsofia e da sociologia, sobre o que é política, os estudantes socializaram seus textos, poemas e reflexões sobre os temas sugeridos para escreverem.
    Tods ficaram de postar neste stoa/e-disciplina a sua produção.

    Após o intervalo o prof. Luiz CArlos definiu com a turma a data de 25/11 para a  entrega do vídeo "Ordenamento Institucional das questões florestais no Brasil - conquistas e desafios” -  oito vídeos sendo entregues, pelos grupos definidos na aula do dia 28/Out (https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=79546&section=10). O link para upload será disponibilizado pel prof. Luiz Carlos Estraviz Rodriguez

     

    Sugestào para os Textos serem publicados Jornal do CAEF, Jornal de Piracicaba, encaminhados para Julia/Silvio – COC, ou outros meios de comunicação, inclusive para mídias sociais. Podem tb ser utilizados para fundamentar possíveis encaminhamentos para Polícia Florestal, promotoria da Meio Ambiente, por meio de organizações da sociedade civil ou inividualmente.

     Filmes sugeridos: Professor Polvo; Nenhum a Menos; E se puderem, vejam também: Estrelas Além do Tempo.

     Avaliação da aula, seguindo a sugestão baseada no educador Celestin Freinet: critico, pergunto, felicito, proponho!

    Bruna Cristina Alvarez Massis

    10:52

    Critico a pouca interação que o ead proporciona Felicito a liberdade que o professor abre aos alunos colocarem suas opiniões, ideias, dúvidas e questionamentos Pergunto como tornar as aulas dentro da universidade em reais aulas como a que a gente teve hoje? como tornar os professores não só pesquisadores mas em profissionais que pensam no crescimento daqueles com que está interagindo? Proponho talvez utilização de algumas ferramentas no próprio meet ou algum site que proporcione maiores interaç

    Giulia Domingues Pedro

    10:52

    - Critico: problemas com conexão de internet (embora não seja facilmente solucionável) - Felicito: abertura para o diálogo muito boa, emocionante, nunca vi uma aula online que a turma interagisse tanto e compartilhasse tantas visões e propostas - Proponho: gravação da aula, ou de alguns momento dela; há um mural virtual que uma professora da licenciatura minha utiliza onde os estudantes e professores podem compartilhar textos, vídeos, filmes, etc e podemos utilizar ele no STOA!

    Giovanna Gouveia

    10:52

    Crítico a falta de espaços que dialoguem mais com a subjetividade dentro da universidade, não sei o que perguntar hahaha, felicito o compartilhamento dos poemas e textos, foram lindos. Proponho que no fim da disciplina seja construído um material em conjunto com esses textos e poemas, para que o mesmo circule

    Maria Fernanda Bianconi Andrello

    10:52

    Felicito: A forma diferente de abordagem de aula, muito mais orgânica e leve Proponho: Criar uma aba no stoa com sugestões de filmes, músicas, etc. para que não se percam após a aula

    Leticia de Souza Fazio

    10:53

    eu critico minha pouca participação nao tenho perguntas para hoje felicito essa aula didática que proporciona participação e interação proponho continuar nesse modelo interativo, mas com intervalos um pouquinho maiores (15 min), as vezes fica dificil manter o foco por 3 horas seguidas :)

    Samira Rodrigues Miguel

    10:54

    critico a mim mesma que fiquei muito insegura para falar na aula hoje hahah felicito o formato da aula e a criatividade dos meus colegas proponho que façamos sempre assim pois precisamos de aulas que nos tragam outros artificios que não só a apresentação de conceitos

    Gabriel Amstalden

    10:54

    Critico: A limitação de interação da plataforma, que infelizmente é necessária no momento Felicito: a construção de um diálogo saudável e da troca de conhecimento Proponho: maior interação com outras mídias como filmes/músicas para aprendizado

    Mariana Ferraz

    10:54

    sem defeitos!! felicito a abertura do espaço para compartilhamento de ideias, a participação das/dos estudantes, as sugestões de filmes proponho: exercício de leitura cruzada de textos futuros

    Julia Maria dos Santos Siqueira

    10:54

    Critico a falta de contato físico e os desafios do ensino a distância, como a internet Felicito as discussões e a proposta da aula, me trouxe esperança para continuar com os desafios do dia. Gratidão. Pergunto: como podemos garantir maiores interações entre os alunos? E a participação de todos? Proponho um diálogo maior de trocas das artes, sejam filmes, músicas e poemas , adorei as sugestões propostas 😊

    Suelin Gelain Anselmo Viana

    10:55

    critico: falta de pausas na aula e a pouca interação do ead, pergunto: qual é realmente o nosso papel (de forma ativa) na política florestal, felicito: a liberdade dada para as discussões/ o diálogo e si, proponho: concordo com o diálogo com troca de artes como as outras propostas

    Julia Maria dos Santos Siqueira

    10:56

    Posso te ajudar com o padlet professor!

    Tamiris Oliveira Roda

    10:56

    Felicito a forma como nós tivemos espaço para falar e trazer a tona ideias, opiniões e ações criativas que tivemos, o Senhor me proporcionou uma experiência muito boa hoje! Acho que faltou um pouco de alinhamento na aula, talvez fosse interessante que o professor, por exemplo, anotasse os principais pontos levantados na aula e no final retornasse um pouco cada um deles e conectasse tbm (qnd fosse possível conectar), no momento em que, ao final da conversa inicial, o senhor chamou algumas pessoas

    Joao Victor Lopes Marinho

    10:56

    Critico a falta de espaços como este Pergunto se é tão difícil os professores entenderem que nesse caos atual é estritamente necessário o diálogo com o corpo estudantil. Felicito a aula foi um espaço de troca, onde cada pessoa pôde potencializar o modo como prefere expressar a atividade que foi proposta

    Tamiris Oliveira Roda

    10:57

    ...chamou algumas pessoas para falar se tinha ficado claro o que o senhor tinha dito, a intenção era essa também, de proporcionar certa conclusão? (Ps: tive muitos problemas com internet ao longo da aula de hoje, talvez eu tenha perdido um pouco algo e por isso ficado com a impressão errada...)

    Sara Felix

    10:57

    Critico: a problemas de conexão de internet Felicito: a discussão interativa entre diferentes pontos de vista Proponho: maior troca de exposições das atividades entre os alunos, e sugestões de outras ferramentas e bibliografias anteriores à aula

    Rafael Casale Rossit Monteleone

    10:58

    Critico: falta de comunicação e entendimento entre as diferentes áreas da engenharia florestal. Pergunto: Como conciliar de forma prática a exploração e conservação dos recursos florestais? Felicito: A liberdade para expressar os diferentes pontos de vista. Proponho: Maior exposição sobre leituras e filmes.

    Julia Maria dos Santos Siqueira

    11:00

    Um exemplo de padlet, pra vcs verem: https://padlet.com/carolinefontolan/oyh853r61si67430

    Bruna Cristina Alvarez Massis

    11:00

     


    • Hoje apreciaremos os textos autobiográficos que escreveram conforme definido na aula passada - "A árvore e o Município de Piracicaba" e "Eu e a política florestal", solicitando que vocês preparassem um texto dialogando com a sua biografia, os textos que já leu na área (inclusive vídeos), suas utopias e com a conjuntura, procurando refletir sobre o seu papel nesse cenário".

      Na segunda parte da aula conversaremos sobre o que é e como realizar uma pesquisa intervenção educadora socioambientalista florestal ou sobre como educoagroecoflorestar promovendo agroecoflorestania.

      Para a próxima aula, leiam o texto anexo sobre Políticas Públicas e o livro Direito Ambiental e Participação, postado em anexo da semana passada (04/11). No dia 18/11 dialogaremos com os autores desse livro.


    • Vamos postar aqui e ao longo das pxs aulas alguns materiais sobre o Código Florestal, o CAR e diálogos a eles associados. Por exemplo, vejam  anexo sobre CAR Quilombola e no you tube a interessante mesa redonda organizada pelo Observatório do Código Florestal e pela Frente Parlamentar Ambientalista no dia: 04/11 às 10h e transmitido tb nas redes Sociais. 

      YouTube: ⤵️ 

      https://youtu.be/NkN-AUil6_s

      https://www.facebook.com/frenteparlam...

      O Código Florestal no estados

      Governo, sociedade civil, setor privado, academia, todos têm contribuído para a implantação do Código Florestal. Estamos em uma das etapas mais complexas desse processo: a análise dos dados inseridos no Cadastro Ambiental Rural.


      Mesmo que o sistema de CAR utilizado disponha de algum grau de automatização, com alguns filtros automáticos, ainda é necessário que vários cadastros sejam verificados individualmente por um analista, demandando tempo, pessoal qualificado e recursos financeiros para a realização dessa tarefa.  Além disso, cada estado tem

      peculiaridades que permitem caminhos diferentes para o alcance da implantação da Lei.

      Na outra ponta, atualmente enfrentamos um aumento do desmatamento em todo o País e precisamos dar sinais de que a Lei será implantada. Com o objetivo de discutir próximos passos e gargalos, o Observatório do Código Florestal e a Frente Parlamentar Ambientalista convidam a todos para um debate com pesquisadores, representantes da sociedade civil, poder público estadual e parlamentares

      Com:

      ▪ Roberta del Giudice

      Secretária Executiva Observatório do Código Florestal

      ▪ Raoni Rajão

       Professor de Gestão Ambiental da UFMG e Coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais 

      ▪ Ana Paula Valdiones

      Coordenadora do Instituto Centro de Vida

      ▪ Rodolpho Zahluth Bastos

      Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará

      ▪ Roberto Resende 

      Diretor Iniciativa Verde, Membro do Coletivo Mais Florestas PRA SP

      ▪️ Mariana Megale

      Instituto Estadual de Florestas, Coordenadora do Cadastro Ambiental  Rural .