Sugestão de fontes bibliográficas
Bibliografia inicial a ser complementada nas aulas:
BARRICHELO, Luiz Ernesto
George. Página Pessoal. LEBARRICHELO. Disponível em: <http://www.luiz.barrichelo.nom.br/default.htm>
Benjamin, A. H. (organizador)
Congresso Internacional de Direito Ambiental (3.: 1999: São Paulo, SP). Anais
do 3. Congresso Internacional de Direito Ambiental: a Proteção Jurídica das
Florestas Tropicais. Vol.1, São Paulo: IMESP, 1999. 534p.
Brasil Legislação Ambiental
Básica/Ministério do Meio Ambiente. Consultoria Jurídica. Brasília: Ministério
do Meio Ambiente.
Constituição
da República Federativa do Brasil – texto constitucional promulgado em 05 de
outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais e
pelas Emendas Constitucionais de Revisão – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria
de Edições Técnicas.
DAROLT, M. R. Redes
alimentares alternativas e novas relações produção-consumo na França e no
Brasil. Ambiente & Sociedade, v. 19, n. 2, 2016.
Fontaine,
G.; Vliet, G. e Pasquis, R. (coordinadores)Políticas ambientales y gobernabilidad
em América Latina. FLACSO, ISSRI, CIRAD. Quito, Ecuador, 2007. 331p.
Machado,
P. A. L. Direito Ambiental Brasileiro . Malheiros Editores Ltda: São Paulo, SP.
MALUF, R. Mercados
agroalimentares e a agricultura familiar no Brasil: agregação de valor, cadeias
integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE, P. Alegre, v. 25, n. 1, p.
299-322, 2004.
PEREZ-CASSARINO, J.;
DAMASCENO, A. D. Agroecologia, construção social de mercados e a constituição
de sistemas agroalimentares alternativos: Uma leitura a partir da rede ecovida
de agroecologia. In: NIEDERLE, P. A., ALMEIDA, L. DE e VEZZANI, F. M. (orgs.).
Agroecologia: práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura.
Curitiba, Kairós, 2013, p. 171-214
Perlin,
J. História das Florestas – a importância da madeira no desenvolvimento da
civilização. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1992. 490p.
Parreira,
C. e Alimonda, H. (organizadores) Políticas Públicas Ambientais
Latino-Americanas. FLACSO-Brasil, Editorial Abaré: Brasília, 2005. 200p.
Ponting,
C. Uma História Verde do Mundo/. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
648p.
Rego,
J. F. Estado e Políticas Públicas: a reocupação econômica da Amazônia durante o
regime militar– São Luis: EDUFMA, Rio Branco: UFAC, 2002. 420p.
Rocha,
J. C. de S. Direito, democracia e meio ambiente: mediação de interesses pela
ação estatal. Salvador: Superintendência de Recursos Hídricos; 2007. 40p.
Artigos dos sites: Conjur, de Lenio
Strek e do J.
Revista PiauÍ, EDIÇÃO 153 | JUNHO_2019, reportagem de BERNARDO
ESTEVES para coluna “questões brasileiras”: O
MEIO AMBIENTE COMO ESTORVO
Bibliografia
complementar
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São
Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985.
______. Por uma educação romântica. Campinas, SP: Papirus, 2002.
ARDOINO, Jacques. Abordagem Multirreferencial (Plural) das Situações
Educativas e Formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (coord.). Multirreferencialidade
nas Ciências e na Educação. São Carlos: Editora UFSCAR, 1998. p.24-41.
BARBOSA, Joaquim Gonçalves (coord.). Multirreferencialidade
nas Ciências e na Educação. São Carlos: Editora UFSCAR, 1998.
BECKER, Howard S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1999.
BIZERRIL, Marcelo X.A.; FARIA, Doris S. Percepção de
professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos,
RBEP, v. 82, n. 200/201/202, p.57-68. 2003.
BOSQUET,
Michel. Ecologia e liberdade. Lisboa:
Editorial Vega. Coleção O Direito à Diferença, 1978.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Diário
de Campo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
______. A pergunta a
várias mãos. São Paulo: Cortez, 2003.
______. Pesquisa
Participante. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio (org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos
Educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p.
257-266.
______. A canção das
sete cores. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
BRANDÃO, Claudia Pereira. Projetos
Político-Pedagógicos e a Qualidade da Educação:
A Visão dos Seus Autores. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da
Universidade de Brasília, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio
Ambiente e Saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1997.
______. Política Nacional de Educação Ambiental.
Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.
______. Formando COM-VIDA. Ministério da
Educação/ Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Brasília:
MEC, 2004.
______. Programa Nacional de Fortalecimento dos
Conselhos Escolares: conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática
da educação pública. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Elaboração: Genuíno Bordignon. Brasília: MEC, SEB, 2004b.
______. Consumo
Sustentável-Manual de Educação. Brasília: Consumers International
MMA/MEC/IDEC, 2005a.
______. Programa nacional de
educação ambiental – ProNEA/Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de
Educação Ambiental; Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação
Ambiental. 3ª edição. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005b.
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. A Política dos Outros. São Paulo: Brasiliense S.A., 1984.
CARIDE, José
Antonio; MEIRA, Pablo Ângel. Educação
Ambiental e Desenvolvimento Humano. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2001.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito
ecológico. São Paulo: Cortez, 2004a.
CROALL, S.; RANKIN, W. Conheça Ecologia. São Paulo: Proposta Editorial, 1981.
DIAS, Genebaldo Freire. Ecopercepção: um resultado didático dos desafios socioambientais. São
Paulo: Editora Gaia, 2004.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREITAS, Luis Carlos de. Critica
da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas, SP: Papirus,
2005.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. In: Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras
(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Ministério do Meio Ambiente.
Secretaria Executiva. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília, 2005.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Meio Ambiente
Ciência e Poder: diálogo de diferentes matrizes de racionalidade. In:
SORRENTINO, Marcos (coord.). Ambientalismo
e Participação na Contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p.
135-161.
González REY, Fernando Luis. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São
Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica.
In: Layrargues, P. P. (coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio
Ambiente. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2004a. p.25-34.
______. A Formação de Educadores Ambientais.
Campinas, SP: Papirus Editora, 2004b.
______. Intervenção
Educacional: do “de grão em grão a galinha enche o papo” ao “tudo junto ao
mesmo tempo agora”. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio (org.). Encontros e Caminhos: Formação de
Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, Diretoria
de Educação Ambiental, 2005. p. 190-199.
HERCULANO, Selene Carvalho. Do desenvolvimento (in)suportável
à sociedade feliz. In: GOLDENBERG, Mirian (coord.). Ecologia, ciência e política. Rio de Janeiro: Editora Revan Ltda.,
1992.
LAGO, Antonio;
PÁDUA, José Antonio. O que é
Ecologia? São Paulo: Brasiliense, 1984.
______.
(Re) Conhecendo a Educação Ambiental Brasileira. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira.
Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília, 2004.
p.7-9.
LEEF, Enrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
______.
A Complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
LUTZENBERGER, José. Ecologia – Do Jardim ao Poder. Porto Alegre: L &PM Editores,
1985.
MACEDO, Roberto Sidnei. A Etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: Edufba, 2004.
MARTINS, Leila Chalub. Educação
Ambiental e subjetividade: o papel de quem aprende no ato de aprender. Texto
fotocopiado, 2005.
McCORMICK, John. Rumo ao Paraíso. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992.
MENEZES, Luis Carlos de. Razões
e Elementos para uma Revisão do Projeto
Pedagógico de Escola. Texto fotocopiado, elaborado por solicitação da
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para o encontro de capacitação
dos Assistentes Técnicos Pedagógicos das Diretorias de Ensino, 1999.
MORIN, Edgar. A Cabeça
Bem- Feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000a.
______. Os Sete Saberes
Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000b.
NEILL, Alexander S. Diário de um mestre-escola. São Paulo:
Ibrasa, 1974.
OLIVEIRA, Alessandra de; PORTUGAL, Simone; ROTUNDO, Raquel
Aguiar do Marco; SILVA, Jorge Henrique. O
melhor de mim para o melhor dos mundos - o que fiz até agora e como posso
continuar. Material do Professor. São Paulo: Fundação Belgo/Grupo Arcelor,
2004.
PLANO PILOTO. Disponível em: http://www.pt.wikipedia.org/wiki/plano_piloto.
Acesso em 22 de agosto, 2007.
RUSCHEINSKY, Aloísio (org.). Educação Ambiental – Abordagens Múltiplas.
Porto Alegre: Artmed, 2002.
SAITO, Carlos Hiroo. Política Nacional de
Educação Ambiental e Construção da Cidadania: Desafios Contemporâneos. In:
RUSCHEINSKY, Aloísio (org.) e Colaboradores.
Educação Ambiental – Abordagens Múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
p.49-60.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na
pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.
______. Um
Discurso sobre as Ciências. Porto:
Edições Afrontamento, 2002.
SANTOS, Cláudia Coelho; COSTA-PINTO, Alessandra Buonavoglia.
Potência de Ação. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio (org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos
Educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.
p.295-302.
SATO,
Michele. In: MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação – SEDUC. Projeto de Educação Ambiental – Preá:
projeto ambiental escolar comunitário
– PAEC, Caderno1. Secretaria de Estado de Educação – Cuiabá: Tanta Tinta,
2004.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes
em educação ambiental. In: SATO, Michèle e CARVALHO, Isabel Cristina de Moura
(orgs.). Educação Ambiental: Pesquisa e
Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p.17-44.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo:
Cortez, 1991.
SAWAIA, Bader. Participação Social e Subjetividade. In:
SORRENTINO, M. (coord.). Ambientalismo e
Participação na Contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p.114-134.
SCHUMACHER, E. F. O negócio é ser pequeno (small is beautiful). Rio de Janeiro: Zahar
Editores, 1977.
SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Thessaloniki: a educação
ambiental no Brasil. In: QUINTAS, J. S. (org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente,
volume 3. Brasília: Ibama, 2000.
p.105-114. (Coleção Meio Ambiente, Série Educação Ambiental).
______; FERRARO JÚNIOR, Luiz A.; PORTUGAL, Simone.
Ambientalismo e Participação na Contemporaneidade: Avaliação de Processos
Educacionais. In: Anais do Simpósio
Comemorativo aos 10 anos do Curso de Especialização em Educação Ambiental
e Recursos Hídricos. São Carlos: Rima Editora, 2005. p.112-116.
TASSARA, Eda T. de O.; ARDANS, Omar. Intervenção Psicossocial:
Desvendando o sujeito histórico e desvelando os fundamentos da educação
ambiental crítica. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio (org.). Encontros e Caminhos: Formação de
Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, Diretoria
de Educação Ambiental, 2005. p.201-216.
THIOLLENT, Michel. Notas para o debate sobre pesquisa-ação.
In: BRANDÂO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando
a Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999. p.82-103.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Pesquisa-Ação:
compartilhando saberes; Pesquisa e ação educativa ambiental. In: FERRARO
JÚNIOR, Luiz Antonio (org.). Encontros e
Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores.
Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p.267-276.
______. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação
ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B. A questão ambiental no pensamento crítico:
natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007. p.177-221.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ensino e Avaliação: uma relação
intrínseca à organização do trabalho pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos
Alencastro (org.). Didática: o ensino e
suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1997. p.149-169.
VELASCO, Sirio Lopez. Querer-Poder e os Desafios
Socioambientais do Século XXI. In: RUSCHEINSKY, Aloísio (org.) e Colaboradores.
Educação Ambiental – Abordagens Múltiplas.
Porto Alegre: Artmed, 2002. p.37-46.
VIEZZER, Moema L. Pesquisa-Ação-Participante (PAP): Origens e
Avanços. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio (org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos
Educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.
p.277-294.
VIEZZER, Moema L.; OVALLES, Omar. Manual Latino-Americano de Educ-Ação
Ambiental. São Paulo: Editora Gaia, 1995.
VIOLA, Eduardo J. O movimento ambientalista no Brasil
(1971-1991): da denúncia e conscientização pública para a institucionalização e
o desenvolvimento sustentável. In: GONDENBERG, Mirian (coord.). Ecologia, ciência e política. Rio de
Janeiro: Editora Revan, 1992. p.49-75.