Kursthemen

  • Aula 11

    Nos encontraremos nas pxs aulas, até o final do ano, no endereço abaixo:

    https://meet.google.com/mzn-eveu-dmq
    • A árvore e o município de Piracicaba

      Entre 8 e 9 horas da aula de hoje escreva um bom texto que gostaria de publicar, identificando a sua autoria, em veículos de comunicação dirigido ao grande público, sobre a árvore e o município de Piracicaba. Lembre que município não é apenas cidade e que as árvores podem cumprir papéis diversos no município. Durante a semana complemente-o ou faça outro sobre: Eu e a política florestal (um texto que dialogue com a sua biografia, os textos que já leu na área (inclusive vídeos), suas utopias e com a conjuntura, procurando refletir sobre o seu papel nesse cenário). 

      Segue anexo ao final da página a apresentação visual feita durante a palestra do engenheiro florestal Dr. Eduardo Gusson.

      Segue também ao final da página um texto elaborado pelo Grupo Terra da ESALQ, para incentivar vocês a pensarem no texto individual e no trabalho coletivo deste bloco da disciplina.



       

    • Artigo analítico para incentivar reflexões sobre políticas públicas na área florestal.

    • Para subsidiar a construção das propostas dos grupos para o Plano diretor urbano/rural de Itatinga e de Piracicaba, segue um documento elaborado em Piracicaba.
    • Para leitura e análise de toda a classe. 

      Para auxiliar nas tarefas de elaboração do diagnóstico e das propostas dos grupos, sugiro a leitura do Plano Diretor do Desenvolvimento de Piracicaba, já fazendo um exercício de pensar e escrever sobre  o que nele inserir para que os nossos sonhos de um Município que incorpore o elemento arbóreo na sua paisagem, gerando trabalho e renda e melhorias das condições existenciais se materializem.

      Sugiro a criação de um capítulo ou  a inserção de artigos ou remodelação dos existentes para incorporarem:

      1. O elemento arbóreo;

      2. Segurança e Soberania Alimentar;

      3. Agricultura Urbana e Periurbana;

      4. Economia Circular; 

      5. Conservação Ambiental;

      6. Geração de Trabalho e Renda;

      7. Multifuncionalidade,

      8. Aproximação com a natureza e Q. De Vida;

      9. Educação e outros.

    • Os anexos darão acesso aos mapas, descrições e outros materiais que constam no Plano Diretor de Piracicaba

    • Várias leituras podem e devem ser feitas para ampliar o repertório de cada estudante na área das políticas públicas, legislação e educação florestal. Aqui segue uma para toda a classe e na bibliografia vocês poderão encontrar outras.

    • Seguem os materiais que podem ajudar na compreensão da aula de hoje e dos desafios que ela nos colocou.

    • segue o texto do Grupo Terra.