Topic outline

  • Aulas 1 e 2 - [ 3 de março ]

    Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina.

    Discussão do tema Desenvolvimento sustentável. (Slides 1)



  • Aulas 3 e 4 - [ 17 de março ]

    Em atendimento às orientações da Universidade, a aula de hoje será não presencial, e utilizará apoio do Sistema Moodle USP.


    O tema de hoje:  “Saneamento ambiental – Resíduos Eletroeletrônicos. Impactos, gerenciamento e desafios.”

    Esta aula abordará a questão dos resíduos sólidos, com foco nos resíduos eletroeletrônicos. Para fomentar a reflexão dos alunos sobre padrão de consumo e produção e geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”.

    Além do video, será utilizado um PODCAST e texto base para leitura. Mas claro, o aluno deve também buscar material de leitura complementar, para contribuir no desenvolvimento do relatório do dia.

    Também teremos o Fórum do dia para discussão de aspectos gerais e dúvidas.

    Atividades de hoje: As atividades são individuais, e todos devem fazer o upload do relatório no sistema Moodle. O prazo limite para entrega da tarefa foi prorrogado para 13 de abril.



    1- Assistir ao Vídeo:  “A história das coisas”.  Acesso no site https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

    2. Leitura do texto (páginas 33 a 44; em anexo) : RAISSA SILVA DE CARVALHO PEREIRA. LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS: PROPOSTA DE INDICADORES DE MONITORAMENTO PARA ÓRGÃOS AMBIENTAIS. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Saúde Pública da USP. 2018.


    3. Ouvir o PODCAST do Jornal da USP: Descarte e reúso de resíduos eletrônico. O remanufaturamento desse “lixo” é uma questão de sustentabilidade   (link: https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/descarte-e-reuso-de-residuos-eletronicos/)


    4. Elaborar relatório sucinto, respondendo às seguintes perguntas: (a) Com relação ao vídeo e ao Texto da Dissertação (páginas indicadas) : (a) Como você vê as externalidades negativas que são geradas pelo consumo exagerado? Como isto se dá no contexto dos Resíduos Eletroeletrônicos? Qual o papel do governo e empresas para repensar este modelo de produção e consumo? Como isto reflete nas suas escolhas na vida profissional e individual? Explique.  (b) Com relação ao PODCAST: Qual a sua opinião sobre a experiência do CEDIR - USP e as sugestões da Profa Tereza Cristina Carvalho, da Escola Politécnica da USP? Justifique. Como esta experiência pode ser ampliada para outras universidades? Justifique. 


    Ao final do Relatório, destacar o tempo total que vc levou para realizar a atividade completa (itens 1 a 4), para ajudar no adequado planejamento da disciplina.



  • Aulas 5 e 6 - 31 de março

    * Apresentação de slides:  Empresas e Sustentabilidade

    * Orientações para o projeto aplicado da disciplina


    Utilizaremos o Google Meet:
    Link: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom


    - Video: Natura é a empresa sustentável do ano

    - Video: case Natura Sou

    - Video Natura Carbono Neutro

    Links dos videos da Natura para apoio às atividades da aula:

    https://www.youtube.com/watch?v=WN-_4foe9bE

    https://www.youtube.com/watch?v=F5MaFipe8-E&feature=youtu.be

    https://www.youtube.com/watch?v=Lm8REPMhSvc


    Tarefa: atividade referente à aula do dia 31 de março está com prazo de entrega prorrogado para 13 de abril.




  • Aulas 7 e 8 - 14 de abril

    Reunião de orientação dos grupos

    (20 mins cada 2 grupos)

    Grupos 1 e 2 - 8h10 - 8h30

    Grupos 3 e 4 - 8h30 - 8h50

    Grupos 5 e 6 - 8h50 - 9h10

    Grupos 7 e 8 - 9h10 - 9h30

    Grupos 9 e 10 - 9h30 - 9h50

    link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom


    NOMEN°USP
    GRUPO 1
    Lucas Carnevalli de Almeida11382108
    Ana Carolina Asano Campos10310512
    Marcus da Silva Carr11391193
    Leticia Alves Doniak10310360
    GRUPO 2
    Lucas Euller de Antonio9784641
    Eric Sonagli Abbade10310505
    Pedro Frizzo de Moura10991005
    Pedro Henrique Silveira Lima9874912
    GRUPO 3
    Eliseu Frank dos Santos9808132
    Rogerio Correia Oliveira10310464
    Vinicius Eiji Sasaki10388687
    GRUPO 4
    Roberto Campos dos Reis Junior10310613
    Niklas Gabriel Ljungkrantz10388670
    Carlos Hermann Schutz Foerste11352737
    Leonardo Apolinario Ferreira11514230
    GRUPO 5
    Diego Kenji Pesce10377650
    Paulo Eduardo de Carli10310717
    Anderson Kiniti Yamassaki Sussuki10310572
    GRUPO 6
    Carolina Caziuk de Aguiar10310401
    Jose Guilherme Moraes Franco da Rocha10351964
    Gabriel Fares Lopes Plens10377632
    GRUPO 7
    Rodrigo Kazuo Morishigue Kawakami11233626
    Polick Chen Zhanpeng10691884
    Thiago Miguel Goncalves Fontes11233780
    Antonio de Lucca Guimarães Alves11233605
    GRUPO 8
    Eduardo Santana Andrade9897842
    Luís Felipe dos Reis Alves9897911
    Renato Monteiro de Andrade10696722
    GRUPO 9
    Pedro Augusto Zagabria10288824
    Breno Michalski Colombo10289697
    Andre Marcucci Maciel10788700
    Luis Felipe dos Reis Feitosa10821061
    GRUPO 10
    Alessandro Peirea da Silva11391213
    Konrad Andrade Aleixo8504312
    Rafael Jun Morita10845040
    Guilherme Barbosa de Souza9283782






  • Aulas 9 e 10 - 12 de maio


    Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 12 de maio de 2020

    (20 mins cada )

    Grupo 6  - 8h10 - 8h30

    Grupo 7 - 8h30 - 8h50

    Grupo 8 - 9h00 - 9h20

    Grupo 9 - 9h20 - 9h40

    Grupo 10 - 9h40 - 10h00


    link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom





  • Aulas 11 e 12 - 26 de maio

    Reunião de orientação dos grupos na terça feira - 26 de maio de 2020

    (20 mins cada )

    Grupo 1  - 8h10 - 8h30

    Grupo 2 - 8h30 - 8h50

    Grupo 3 - 9h00 - 9h20

    Grupo 4 - 9h20 - 9h40

    Grupo 5 - 9h40 - 10h00


    link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom


  • Aulas 13 e 14 - 9 de junho

    Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 9 de junho de 2020

    (20 mins cada )

    Grupo 6  - 8h10 - 8h30

    Grupo 7 - 8h30 - 8h50

    Grupo 8 - 9h00 - 9h20

    Grupo 9 - 9h20 - 9h40

    Grupo 10 - 9h40 - 10h00


    link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom





  • Aulas 15 e 16 - 23 de junho

    Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 23 de junho de 2020

    (20 mins cada )

    Grupo 1  - 8h10 - 8h30

    Grupo 2 - 8h30 - 8h50

    Grupo 3 - 9h00 - 9h20

    Grupo 4 - 9h20 - 9h40

    Grupo 5 - 9h40 - 10h00


    link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom




  • Aulas 17 e 18 - 30 de junho

    Reunião de orientação dos grupos nesta terça feira - 30 de junho de 2020

    (20 mins cada )

    Grupo 6  - 8h10 - 8h30

    Grupo 7 - 8h30 - 8h50

    Grupo 8 - 9h00 - 9h20

    Grupo 9 - 9h20 - 9h40

    Grupo 10 - 9h40 - 10h00


    link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom


  • Projeto da Disciplina

    O Projeto da Disciplina

    Ler o texto Anexo  1. O documento traz diretrizes aos alunos da disciplina SHS0416 – 2020 para elaborar uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental e de responsabilidade social para a Fábrica de Aquecedores Solares de Baixo Custo, a ser construída e operada pela EESF - Engenharia Elétrica Sem Fronteiras, na comunidade de Felizópolis. Assim, o produto final deste projeto da disciplina é um relatório contendo uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental, conforme descrito no Item 7. deste documento.

     

    Contexto

    O prefeito do município de Sempre Feliz anunciou na semana passada duas macroações voltadas para reduzir o impacto da pandemia do COVID-19 na comunidade Felizópolis: (1) distribuição de caixas-d’água para moradores da comunidade que ainda não tenham o reservatório em seu imóvel; (2) instalação de aquecedores solares nas residências.

    Este conjunto de ações emergenciais ocorrem para reduzir o impacto da pandemia do coronavírus na rotina dos cidadãos e será realizado em Felizópolis em razão de sua característica socioeconômica. Trata-se de um bairro altamente adensado com partes altas, onde a água pode demorar mais tempo a chegar até os imóveis. Além disto, o gasto das famílias com energia elétrica é elevado, e o consumo dos chuveiros representa parte significativa do consumo mensal das famílias, impactando, portanto, no orçamento mensal. É a maior comunidade de baixa renda no município de Sempre Feliz, com uma população estimada em quase 60 mil moradores. “São as famílias de menor renda, as mais prejudicadas pela crise econômica”, segundo o prefeito da cidade.

    A utilização de aquecedores solares de água em habitações de interesse social (HIS) é um tema cada vez mais presente na agenda de órgãos públicos e grandes construtoras, assim como programas habitacionais de diversos governos, também estão optando pela utilização de sistemas de aquecimento solar de água, afinal, a energia do sol é limpa, gratuita e indispensável. O aquecedor solar de água pode proporcionar uma economia média de 40% na conta de luz mensal das famílias beneficiadas, conforme seus hábitos de consumo.

    A medida contribui diretamente  com a  proteção do meio ambiente, pois pode reduzir a demanda por energia  elétrica nos horários de pico e a necessidade de instalação de novas  usinas de geração de energia no país, diminuindo demanda por novas áreas a serem inundadas, no caso das hidroelétricas, e a pegada carbônica causada pela queima de combustíveis fósseis e a poluição, no caso das termoelétricas. Além disso, o dinheiro economizado pelos usuários vai movimentar a economia local.

    O convênio da Prefeitura com a empresa EESF - Engenharia Elétrica Sem Fronteiras, prevê a construção e instalação de 2.000 mil kits de aquecedores solares. Os equipamentos serão instalados nas casas desta comunidade, seguindo critério de prioridade social (renda familiar; número de moradores; idade do responsável pela habitação; idade dos filhos, entre outros). Os recursos financeiros para esta parceria foram levantados por meio de esforços da empresa EESF junto a empresários da região, que entenderam fundamental apoiar a comunidade de Felizópis como parte de seus projetos de responsabilidade social. E para garantir uma maior eficiência da aplicação destes recursos na comunidade, exigiram da EESF a apresentação de uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental e responsabilidade social para a construção e instalação dos ASBC.

    O prazo para construção e instalação é de 6 meses, com previsão de início logo após a finalização do período de isolamento social da COVID-19.

    A prefeitura disponibilizou um galpão coberto (de 30m x 40m), com piso, banheiros, cozinha, uma área de estacionamento e acesso de veículos de carga, dentro da própria comunidade para a implantação da linha de produção.