Programação

  • Prof. Ricardo Leão (Biofísica de membranas)

  • Prof. Guilherme Lucas (Neurofisiologia)

    O Sistema Nervoso é a mais complexa e fascinante estrutura dos seres vivos. É através dele que interpretamos e interagimos com tudo o que se passa no mundo ao nosso redor e é este Sistema que controla todas as funções do nosso corpo, como andar, falar, respirar, enxergar e escutar. É também por meio dele que somos capazes de aprender e construir nossas memórias, elaborar nossos pensamentos, expressar emoções e comportamentos. Nesse curso abordaremos os princípios fundamentais de funcionamento do Sistema Nervoso e como ele controla a atividade de diferentes órgãos e sistemas. Vamos explorar os mecanismos celulares e moleculares associados a cada uma de suas funções e esperamos que, no final do curso, o aluno tenha uma visão integrada dos diferentes elementos que o compõem. Essa disciplina representa um passo inicial dentro da Neurociência e pretende que o aluno desenvolva uma visão crítica dos mecanismos de ação do Sistema Nervoso para que, no futuro, ele possa reconhecer e interpretar as diversas doenças associados ao seu funcionamento anormal. 

    Sejam bem-vindos!!!

    Prof. Guilherme Lucas


  • Neurofisiologia - Neurônio & Sinapse: divisão funcional do Sistema Nervoso e Comunicação Neural

    Antes da aula, reveja os conceitos de Sinapse química e elétrica, Potencial de ação, Potencial pós-sináptico excitatório, Potencial pós-sináptico inibitório e Neurotransmissores. Alguns vídeos foram anexados para você relembrar alguns dos mecanismos sinápticos fundamentais.

    Esses tópicos já foram vistos nas aulas de ´Bioeletrogênese' e podem ser encontrados nos capítulos 5 (Transmissão sináptica) e 6  do livro 'Neurociências' de Purves e colaboradores (2005) ou nos capítulos 5 (Transmissão sináptica) e 6 (Sistemas de Neurotransmissores) do livro 'Neurociências: desvendando o sistema nervoso' de Bear e colaboradores (2002). 

    Tente assistir o vídeo (5 min.) anexado aqui sobre 'Plasticidade neural'. Esse vídeo iniciará uma de nossas discussões sobre a capacidade do Sistema Nervoso se modificar (ou se adaptar) dependendo do estímulo que ele recebe.

    Leitura indispensável antes da aula: o capítulo 5 - Transmissão sináptica - e o capítulo 6 - Sistemas de neurotransmissores - do livro 'Neurociências: desvendando o sistema nervoso' de Bear e colaboradores (2002). 

    Objetivo da aula: até aqui você tem aprendido a identificar as diferentes estruturas que compõem o Sistema Nervoso (SN) e como podemos dividi-lo por critérios anatômicos. Nessa aula vamos olhar para o SN de uma forma diferente. Vamos discutir os mecanismos que permitem o SN (1) interpretar o que se passa no meio ambiente, (2) reconhecer e controlar o se passa no meio interno e (3) processar as nossas diferentes funções cognitivas (aprendizado, memória, atenção, escolhas, linguagem, etc.). Um segundo objetivo dessa aula é entender como as complexas ações do Sistema Nervoso ocorrem, essencialmente, a partir de um único fenômeno bioelétrico na membrana celular, o Potencial de Ação.

    Perguntas para serem respondidas no final da aula:

    1) Como poderíamos conciliar a divisão anatômica com a divisão funcional do Sistema Nervoso?

    2) Se os neurônios utilizam uma mesma linguagem para se comunicar (Potencial de ação), que características desse Sistema permitem que ele exerça tantas e tão distintas funções simultaneamente?

    3) De que maneiras o Sistema Nervoso se comunica com outros sistemas?

    4) Quando avaliamos uma disfunção do Sistema Nervoso, que características devemos investigar nos mecanismos de funcionamento dos elementos que compõem esse sistema?

    5) Um desafio para você!!!  O seu paciente se queixa de dificuldade para se locomover, diminuição dos reflexos, perda de orientação visual, dificuldade de aprender e memorizar e dorme mal (acorda várias vezes durante a noite). Tente explicar esse quadro através dos conceitos básicos de comunicação neural vistos nessa aula.


  • Neurofisiologia: Sensibilidade somatosensorial - transdução

    Antes da aula, reveja os mecanismos de ação dos receptores que se ligam à Proteína G. Esse tópico foi abordado nas disciplinas de Bioquímica e Biologia Celular.

    Esse assunto pode ser revisto no capítulo 6 (Sistemas de Neurotransmissores) do livro 'Neurociências: desvendando o Sistema Nervoso' de Bear e colaboradores (pag. 157 - ítem 'Receptores acoplados a proteína G e seus efetores') ou capítulo 8 do livro 'Neurociências' de Purves e colaboradores (2005). 

    Tente assistir os vídeos sugeridos aqui. Eles podem ajudar você a entender, de forma dinâmica, os mecanismos de ação desse tipo de receptores. Vale a pena conferir!!

    Leitura indispensável antes da aula: o capítulo 9 - O sistema somatossensorial -  do livro 'Neurociências' de Purves e colaboradores, e/ou o capítulo 12 - O sistema sensorial somático - do livro 'Neurociências: desvendando  o sistema nervoso' de Bear e colaboradores.

    Objetivo da aula: Discutimos na aula anterior que os neurônios se comunicam através de uma única linguagem: o Potencial de Ação. Então nessa aula vamos discutir como as diferentes formas de energia (mecânica, química, térmica, luminosa, etc.) geradas, tanto no meio ambiente, quanto no meio interno,  são transformadas em Potencial de Ação, permitindo que o Sistema Nervoso possa reconhecê-la e interpretá-la.

    Perguntas para serem respondidas no final da aula:

    1) Quais são as modalidade e sub-modalidades sensoriais do Sistema Nervoso Somático e Visceral?

    2) Identifique os diferentes grupos de receptores de acordo com suas funções.

    3) Quais as consequências funcionais quando mudamos a amplitude e o tempo de duração de um estímulo aplicado num receptor periférico? Como o Sistema Nervoso interpreta mudanças nestes dois parâmetros?

    4) Quais são os principais mecanismos celulares de transdução de um estímulo?

    5) Um desafio para você!!: Muitas patologias do Sistema Nervoso ocorrem por uma falha na transdução. Tente identificar algumas dessas doenças e os mecanismos associados a elas.


  • Neurofisiologia - Somatosensação: aplicações clínicas

    Antes da aula, reveja os conceitos de somação temporal e espacial de potenciais de ação. É importante também dos mecanismos que determinam a velocidade de condução do impulso nevoso pelas diferentes fibras (axônios) que compões um nervo periférico. Esses tópicos foram abordados nas aulas de Biofísica de membras.

    Esse assunto pode ser revisto no capítulo 4 (Potencial de Ação) do livro 'Neurociências: desvendando o Sistema Nervoso' de Bear e colaboradores (pag. 93) ou capítulo 3 do livro 'Neurociências' de Purves e colaboradores (2005). 

    Tente assistir os vídeos sugeridos aqui. Eles podem ajudar você a entender os mecanismos de percepção da sensibilidade somática e a importância desse conhecimento para a prática clínica. Vale a pena conferir!!

    Leitura indispensável antes da aula: o capítulo 9 - O sistema somatossensorial -  do livro 'Neurociências' de Purves e colaboradores, e/ou o capítulo 12 - O sistema sensorial somático - do livro 'Neurociências: desvendando  o sistema nervoso' de Bear e colaboradores.

    Objetivos da aula: (1) entender os diferentes mecanismos de mecano- e termotransdução; (2) identificar os diferentes fatores que determinam o 'código de frequências' (ou código neural) de potenciais de ação e sua importância para o funcionamento normal do nosso corpo; (3) compreender o conceito de dermátomo cutâneo e sua importância clínica.

    Para ser respondido depois da aula

    Dois desafios para você!! 

     1.    Estímulos tão diferentes como o tato, a audição, o estiramento muscular, a pressão sanguínea ou a manutenção do equilíbrio são processados pelo Sistema Nervoso (SN) a partir de um mesmo tipo funcional de receptor, os mecanoceptores. Discuta como o SN processa e diferencia esses estímulos, sendo capaz de interpretá-los de forma igualmente distinta em termos de intensidade e duração.

      2.    Uma mulher de 56 anos tem notado que, frequentemente, sente dormência, formigamento e, às vezes, dor na parte lateral do seu pé esquerdo. Entretanto, mais recentemente, ela percebeu que quando vai caminhar, tropeça com bastante frequência. Ontem, enquanto descia uma escada íngreme carregando uma grande caixa, ‘perdeu’ um degrau e caiu escada abaixo. Maria procurou ajuda médica e durante o exame físico, foi observado que, quando fechava os olhos, ela não era capaz de reconhecer a movimentação dos dedos dos seus pés. Ela também não foi capaz de sentir os estímulos vibratórios nos joelhos. A sua marcha se mostrou instável, mas melhorava quando ela fixava o olhar na trajetória a ser percorrida. Quando foi solicitado para ela ficar de pé com os pés juntos e fechar os olhos, ela quase caiu. Discuta o que pode estar acontecendo com esta mulher usando os conceitos de processamento neural da sensibilidade mecânica e térmica.


  • Neurofisiologia - Dor & Analgesia

    Antes da aula, reveja os conceitos de somação temporal e espacial da comunicação sináptica, os mecanismos de ação de sinapses excitatórias e inibitórias, as vias ascendentes e descentes de transmissão da dor, diferenças entre os sistemas protopático e epicrítico. 

    Você poderá também rever esse assunto nas aulas de Neurônio & Sinapse' e  'Sensibilidade somática' no capítulo 12 (Sistema sensorial somático) do livro 'Neurociências: desvendando o SN' ou o capítulo 9 do livro 'Neurociências' do Purves.

    Alguns vídeos sobre o assunto foram anexados. Assista estes vídeos antes da aula. Esses vídeos também irão introduzi-lo em um conceito fantástico e muito importante em Neurociência: a plasticidade neural. Vale a pena conferir!!

    Leitura indispensável antes da aula:  o capítulo 10 - Dor - do livro 'Neurociências' do Purves e/ou o capítulo 12 - O sistema sensorial somático - do livro 'Neurociências: desvendando o SN' de Bear e colaboradores.

    Objetivo da aula: (1) discutir, criticamente, o conceito de dor e nocicepção; (2) caracterizar os diferentes tipos de dor; (3) contextualizar o aspecto multidimensional da dor; (4) compreender os mecanismos de discriminação sensorial e emocional da dor; (5) caracterizar uma sinapse nociceptiva na medula espinal no contexto da teoria da comporta de Patrik e Wall ; (6) mecanismo e relevância clínica da dor referida; (7) mecanismos de cronificação da dor - sensibilização periférica e central; (8) diferenças entre os mecanismos de dor inflamatória e neuropática; (9) importância das células da glia na manutenção da dor crônica; (10) mecanismos da dor do membro fantasma; (11) mecanismos endógenos - periféricos e centrais - de inibição da dor (opióides, GABA, noradrenalina e serotonina).

    Questões para serem respondidas depois da aula:

    1) Descreva as diferenças entre a dor nociceptiva, inflamatória e neuropática.

    2) Quais os mecanismos de sensibilização periférica e central?

    3) Qual o papel das células da glia na sensibilização central?

    4) O que é inflamação neurogênica?

    5) Um desafio para você!!!

    O seu paciente foi diagnosticado com Herpes Zoster, uma infecção causada pelo vírus Varicela-zoster e relata o aparecimento de vesículas na pele que se transformam em feridas e depois de um tempo desaparecem. Eventualmente, estas vesículas e feridas retornam, particularmente, quando o paciente está submetido a algum tipo de estresse. O paciente se queixa de muita dor, tanto no local onde há vesículas cutâneas, quanto depois, quando as 3 vesículas desparecem, mas a dor permanece no mesmo local. Você explicou ao seu paciente que a dor pode ocorrer porque o vírus penetrou em um nervo e por isso, pode danificá-lo. Tente identificar os mecanismos de transmissão da dor que podem estar alterados na fase em que há vesículas cutâneas (fase herpética, aguda) e aqueles associados ao período em que não há lesões cutâneas (fase pós-herpética, crônica).

  • Neurofisiologia - Contração muscular e Junção neuromuscular

    Antes da aula, reveja os conceitos de propriocepção e  de mecanorreceptores especializados na propriocepção. Você poderá encontrar esses conceitos na aula de sensibilidade somática e no capítulo 9 - O sistema somatosensorial - do livro do Purves e colaboradores. Reveja também as características morfo-funcionais dos diferentes tipos de fibra muscular e principalmente, os elementos protêicos que compõem o sarcômero. Você viu esse tópico nas aulas de Histologia.

    Alguns vídeos foram anexados e eles irão auxiliar muito na compreensão de alguns conceitos importantes neste tópico. Vale a pena conferir!!

    Leitura indispensável antes da aula: leia o capítulo 13 - Controle  espinhal do movimento - no livro de Bear e colaboradores.

    Objetivo da aula: (1) entender o conceito de 'Unidade motora' e a sua importância para o início da contração de uma fibra muscular; (2) compreender a sequência hierárquica do controle voluntário dos movimentos; (3)  caracterização funcional da junção neuromuscular; (4) os mecanismos moleculares de contração de uma fibra muscular esquelética a partir da despolarização do sarcolema; (5) caracterizar os receptores sensoriais nos músculos e tendões e discutir a relevância deles nos mecanismos de controle do movimento; (6) conceituar e caracterizar os diferentes tipos de reflexo e discutir a relevância deles nos mecanismos de controle do movimento.

    Perguntas para serem respondidas depois da aula:

    1) Descreva as características funcionais da placa motora e o que acontece com estes mecanismos em patologias como a Miastenia grave e o Botulismo.

    2) Discuta a importância da Tríade e a relação entre os diferentes canais iônicos presentes nos diferentes elementos que a compõe.

    3) Descreva a interação entre as diferentes proteínas contráteis de uma fibra muscular esquelética.

    4) Caracterize as diferenças entre a contração isotônica e a isométrica em um músculo esquelético.

    5) Caracterize as diferenças entre os reflexos miotático e o reflexo de extensão cruzada.

  • Neurofisiologia - Sistema motor: neurônio motor inferior

    Antes da aula, reveja a organização anatômica dos neurônios da medula espinal e suas conexões entre o parte dorsal e a ventral.  Você viu estes temas nas aulas de Neuroanatomia. Reveja também os conceitos de transdução mecanoelétrica a partir de uma fibra muscular ou tendão. Você viu este tópico na aula de Somatosensação - transdução.

    Veja os vídeos sugeridos abaixo. Eles são muito interessantes e vão ajudar você a entender de maneira dinâmica alguns conceitos importantes. Vale a pena conferir!!

    Leitura indispensável antes da aula: leia o capítulo 16 - Circuitos do neurônio motor inferior e controle motor - do livro do Purves e colaboradores e/ou o capítulo 13 - Controle espinal do movimento - do livro do Bear e colaboradores. 

    Objetivos da aula: (1) caracterizar morfo-funcionalmente as fibras alfa, beta e gama, (2) entender o conceito da razão de inervação de uma fibra e de um músculo, (3) caracterizar funcionalmente os diferentes tipos de unidades motoras, (4) caracterizar funcionalmente a relação entre os mecanorreceptores e as fibras alfa e gama, (5) caracterizar os diferentes reflexos quanto ao estímulo de origem, aos músculos envolvidos e ao tipo de circuito neural.

    Perguntas para serem respondidas depois da aula:

    1) Descreva a sequência hierárquica do controle dos movimentos voluntários

    2) Descreva os fatores que determinam as diferenças entre as unidades motoras.

    3) Caracterize os circuitos neurais relacionados ao reflexo de estiramento (miotático) e o reflexo de retirada.

  • Neurofisiologia - Sistema motor: neurônio motor superior e Núcleos da Base

    Reveja as principais vias descendentes de controle motor, as características morfo-funcionais do córtex motor primário, do córtex parietal posterior e do córtex pré-frontal. Você viu estes tópicos detalhadamente nas aulas de Neuroanatomia. Uma breve revisão poderá ser vista também no capítulo 17 - Controle motor superior do tronco encefálico - do livro do Purves e colaboradores e/ou no capítulo 14 - Controle Encefálico do Movimento - do livro de Bear e colaboradores.

    Diversos vídeos foram anexados para destacar alguns conceitos que serão discutidos aqui. Vale a pena conferir!

    Leitura indispensável antes da aula: leia o capítulo 17 e 18 do livro do Purves e colaboradores e/ou o capítulo 14 do livro do Bear e colaboradores.

    Objetivos da aula: (1) identificar os diferentes sistema que influenciam o controle motor, (2) identificar hierarquicamente as diferentes estruturas responsáveis pelos movimentos voluntários, pelos reflexos posturais e movimento dos olhos e pelos reflexos espinais, (3) discriminar os tipos fundamentais de movimento, (4) interpretar o mapa somatotópico do giro pré-central humano, (5) caracterizar a função dos Núcleos da Base pela ativação das suas vias direta e indireta.

    Perguntas para serem respondidas depois da aula:

    1) Discuta o papel das diferentes estruturas responsáveis pela (a) movimento voluntário, (b) pelos reflexos posturais e movimentação dos olhos e (c) pelos reflexos espinais.

    2) Qual a importância da propriocepção no controle da postura e dos movimentos?

    3) Qual o significado funcional do mapa somatotópico no córtex motor?

    4) Descreva as vias direta e indireta de controle do neurônio motor cortical pelos Núcleos da Base.

    5) Um desafio para você: tente identificar o envolvimento de neurônios dos Núcleos da Base na doença de Parkinson e na doença de Huntington.

  • Neurofisiologia - Regulação da postura e dos movimentos pelo cerebelo e cérebro

    Reveja a organização anatômica e os principais circuitos neurais do cerebelo. Você viu este tópico nas aulas de Neuroanatomia. Uma revisão deste tema também pode ser lida no capítulo 19 - Modulação do movimento pelo cerebelo - do livro de Purves e colaboradores.

    Vídeos foram anexados para vocês assistir antes da leitura principal sobre o tema. Eles irão ressaltar alguns conceitos importantes sobre o assunto. Vale a pena conferir!!!

    Leitura indispensável antes da aula: leia o capítulo 19 - Modulação do movimento pelo cerebelo do livro do Purves e colaboradores e/ou os tópicos "A iniciação do movimento pelo córtex motor primário" e "O Cerebelo' no capítulo 14 - Controle Encefálico do Movimento - do livro de Bear e colaboradores.

    Objetivos da aula: (1) entender as principais funções do cerebelo no controle do movimento, (2) identificar as aferências sensoriais para o cerebelo e a importância delas no controle do movimento, (3) identificar as aferências motoras para o cerebelo e a importância delas no controle do movimento, (4) compreender a ação do cerebelo no movimento pretendido e no movimento executado, (5) reconhecer as alterações no controle do movimento pela deficiência da atuação do cerebelo.

    Perguntas para serem respondidas depois da aula:

    1) Identifique as funções do cerebelo exemplificando as ~suas funções no controle motor.

    2) Identifique os sistemas sensoriais que interagem com o cerebelo no controle do movimento, demonstrando o papel que cada um deles exerce no controle do movimento.

    3) Discuta quais serão os déficits motores quando há uma perda das diferentes aferências motoras cerebelares.

    4) Explique um possível mecanismo que explique a dificuldade de controle da marcha em uma criança de um de idade.

  • Neurofisiologia - Ação dos sistemas vestibular e visual no controle da postura e da marcha

    Reveja a anatomia do sistema vestíbulo-coclear e as principais circuitos neurais associados a ele. Reveja também a anatomia do olho e em particular o controle neural da musculatura extrínseca do olho. Você viu estes temas nas aulas de Neuroanatomia.

    Alguns vídeos foram adicionados aqui para você assistir antes da aula. Eles irão ressaltar conceitos importantes que ajudarão você a entender este tema. Vale a pena conferir!!!

    Leitura indispensável antes da aula: leia o capítulo 14 - O sistema vestibular - e o capítulo 20 - Movimentos oculares e integração sensório-motora- no livro de Purves e colaboradores e/ou o ítem 'O sistema vestibular' no capítulo 11 - O sistema auditivo e vestibular' no livro de Bear e colaboradores.

    Objetivos da aula: (1) entender os mecanismos de transdução mecano-elétrica no sistema vestibular, (2) diferenças funcionais entre os canais semi-circulares e o sáculo/utrículo, (3) identificar as interações dos núcleos vestibulares com o cerebelo, os núcleos óculo-motores, o tálamo, o córtex e a medula espinal, (4) identificar os mecanismos neurais de controle da musculatura extrínseca dos olhos e o reflexo óculo-motor, (5) compreender a interação do sistema vestíbulo-tálamo-cortical na percepção cognitiva do movimento.

    Perguntas para serem respondidas depois da aula:

    1) Descreva os mecanismos de transdução nas células ciliares do sistema vestibular ressaltando a importância do potássio neste processo.

    2) Discuta o papel fisiológico dos núcleos vestibulares sobre o cerebelo, os núcleos óculo-motores, o tálamo, o córtex e a medula espinal.

    3)  Descreva o reflexo vestíbulo-ocular quando se gira a cabeça para a direita.

    4) Discuta o resultado funcional da interação entre os núcleos vestibulares e o cerebelo.

    5)  Um desafio para você!!: o que deve acontecer com o controle do movimento quando há uma lesão unilateral e periférica no sistema vestibular.

  • Neurofisiologia - Sistema Nervoso Autônomo

    Antes da aula reveja a anatomia do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), você já viu esse tópico nas aulas de Neuroanatomia. Você também poderá encontrar este assunto no capítulo 21 - O sistema motor visceral - do livro do Purves e colaboradores e/ou o item "O sistema neurovegetativo' no capítulo 15 - O controle químico do encéfalo e do comportamento" do livro do Bear e colaboradores.

    Alguns vídeos foram anexado. Eles abordam conceitos importantes relacionados à este assunto. Eles também abordam, resumidamente a ação do SNA em diferentes orgãos efetores. Vale a pena conferir!!

    Leitura indispensável antes da aula:  leia o capítulo 21 - O sistema motor visceral - do livro do Purves e colaboradores.

    Objetivos da aula: o principal objetivo é entender os aspectos funcionais relacionados a este sistema, uma vez que a descrição anatômica já foi vista detalhadamente nas aulas de Neuroanatomia. Assim, pretendemos (1) entender a relevância deste sistema na manutenção da homeostase, exemplificando em diferentes sistemas a ação do sistema simpático e parassimpático, (2) caracterizar os elementos aferentes que formam este sistema, (3) entender os mecanismos involuntários e voluntários de ação do SNA, (4) discriminar os mecanismos de controle dos orgãos efetores, (5) diferenciar, bioquimicamente, o neurônio pré- e pós-ganglionar, contextualizando as suas ações de acordo com seus receptores, (6) compreender as diferenças funcionais entre os receptores adrenérgicos e colinérgicos, (7) compreender a importância da liberação simultânea de vários neurotransmissores para uma efetiva ação do SNA.

    Perguntas para responder depois da aula:

    1) Discuta os mecanismos de controle do equilíbrio homeostático pelo SNA.

    2) Descrevas os diferentes mecanismos de controle dos orgãos efetores pelo simpático e parassimpático.

    3) Discuta possíveis mecanismos usados por um mesmo neurotransmissor (p.ex. noradrenalina) para exercer funções antagônicas (hiperpolarização x despolarização) .

    4) Discuta a relevância da liberação simultânea de vários neurotransmissores para a efetiva ação do SNA sobre um orgão efetor.

    5) Exemplifique a ação do simpático e do parassimpático em um dos três orgãos efetores: (a) fibra muscular cardíaca, (b) fibra muscular lida da bexiga, no esfíncter externo e nos músculos perineais ou (c) sobre a musculatura lisa da íris.

  • Neurofisiologia - PROVA

  • Fisiologia Renal - Profa. Terezila Coimbra

    Dúvidas sobre estes assuntos deverão ser enviadas por email à Profa. Terezila pelo email: tmcoimbr@fmrp.usp.br

    Cronograma:

    Dia 28/04: Duas aulas : Filtração/Hemodinâmica e Mecanismos de Transporte no Néfron

    Dia 04/05: Uma aula: Osmolalidade

    Dia 05/05: Duas aulas: Regulação do Volume e Regulação do Equilíbrio Ácido-Base

    Dia 06/05: Aula cancelada

  • FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIA

    INTRODUÇÃO AO MÓDULO DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIA

     Prezados(as) alunos (as),

    Eu sou o Prof. Helio Cesar Salgado, Coordenador da Disciplina RCG2020, assim como Coordenador do Módulo de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória, do Departamento de Fisiologia da FMRP-USP.

    Pessoalmente, assim como os meus colegas Professores Benedito H. Machado, Rubens Fazan Júnior e Davi J. A. Moraes, damos as boas-vindas a todos.

    Como este Módulo de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória será oferecido de forma não presencial, e integralmente pela Plataforma Moodle-USP, faz-se necessário algumas orientações:

     

    1 - A programação do Módulo (Calendário das Aulas) e as aulas estão na Plataforma Moodle-USP junto com esta “Introdução ao Módulo de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória”.

     

    2 - As atividades estão distribuídas em diferentes Tópicos da Plataforma Moodle-USP, sendo que cada Tópico contém uma Aula Teórica gravada, um Fórum de Discussões, um arquivo com Questões Orientadoras, e o link para a reunião on-line correspondente a cada aula.

    3 - As Aulas Gravadas poderão ser acessadas em qualquer dia, e horário, ao longo do Módulo de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória. Por outro lado, o Professor responsável por um Tópico estará disponível on-line, das 20:45h até às 21:45h, no período destinado ao mesmo, nas datas informadas na Plataforma Moodle, e na Programação da Disciplina (PEA 2020 Fisiologia Fisioterapia). Nessas reuniões, os docentes responderão às perguntas e dúvidas dos estudantes. Estas discussões ocorrerão por meio da Plataforma Google Meet, e os convites para participar de cada discussão, na Plataforma, também serão enviados por e-mail pelo Professor responsável pelo Tópico. O espaço do Fórum de Discussões também deverá ser utilizado para dúvidas adicionais que surgirem ao longo do Módulo de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória, e as Questões Orientadoras deverão ser devidamente respondidas para auxiliar no entendimento dos temas a serem abordados.

    4 – Recomendamos que os estudantes usem os livros textos indicados (Berne e Levy – Fisiologia; Guyton e Hall – Fisiologia; Fisiologia por Margarida de Mello Aires, ou qualquer outro livro texto) para responderem as questões orientadoras, pois o conteúdo das aulas teóricas não será suficiente para o seu completo aprendizado da Fisiologia Cardiovascular e Respiratória.

    5 – Este Módulo de Fisiologia Cardiovascular e Respiratório terá somente uma Avaliação (15 de junho de 2020 às 19:00h), a qual ocorrerá, também, de forma não presencial pela Plataforma Moodle-USP, e será baseada em todo o conteúdo abordado nos Tópicos abordados neste Módulo.

    Desejo a todos um ótimo desempenho, e se cuidem.

    Atenciosamente

    Prof. Dr. Helio C. Salgado

    Coordenador do Módulo

     


  • Mecânica Respiratória.

  • Volumes e Capacidades Pulmonares.

    Essa aula tem por objetivo introduzir os conceitos de Volumes de Capacidades (conjuntos de volumes) Pulmonares, bem como discutir os métodos de medidas dos mesmos e o Teste de Função Pulmonar (procedimento muito utilizado para avaliação da função pulmonar, principalmente a resistência das vias aéreas). É uma atividade muito relacionada à atividade anterior (mecânica respiratória), onde teremos a oportunidade de rever conceitos e sedimentar o conhecimento sobre o assunto.

    Um vídeo deve ser assistido e, posteriormente, teremos um encontro à distância (google Meet) para discussão.

    Ambos os links abaixo levam ao mesmo vídeo!

    - Google Meet 13/05 às 20h45

  • Transporte de Gases.

  • Regulação da respiração.

  • Propriedades do músculo cardíaco - Prof. Benedito H. Machado

  • Circulação arterial, venosa, capilar e territórios especiais - Prof. Benedito H. Machado

  • Bases fisiológicas do Eletrocardiograma normal e sua interpretação.

    • 26 de maio de 2020 - Google Meet com o Prof. Helio Cesar Salgado das 20h45 às 21h45.

  • ECG - Ciclo cardíaco – PA – Bulhas

    • 27 de maio de 2020 - Google Meet com o Prof. Helio Cesar Salgado das 20h45 às 21h45.

  • Regulação da pressão arterial - Prof. Benedito H. Machado

  • ECG - Ciclo cardíaco – PA – Bulhas (Prática).

    • 02 de junho de 2020 - Google Meet com o Prof. Helio Cesar Salgado das 20h45 às 21h45.

  • Testes função autonômica cardíaca (Aula Teórico-Prática).

    • 03 de junho de 2020 - Google Meet com o Prof. Helio Cesar Salgado das 20h45 às 21h45.

  • Efeitos Cardiovasculares do Exercício Físico

    Essa aula trata dos efeitos cardiovasculares (e respiratório) do exercício físico. O objetivo desta atividade é revisar os conceitos de fisiologia cardiovascular, principalmente de regulação do débito cardíaco (papel do simpático). Assista ao filme (aula gravada) com 1 h de duração e faça leitura complementar em livros texto. Então, faremos um encontro (google Meet) a partir das 20h45 para discussão dos conceitos apresentados e resolução de eventuais dúvidas.

  • Fisiologia do Sistema Digestório - Prof. Dr. Rafael S. Saia

    Caros (as) Alunos (as),

    Serei o docente responsável em ministrar a aula de Fisiologia do Sistema Digestório programada para o dia 09/06, no período das 19:00 - 21:45h.

    O conteúdo de nossa aula será organizado da seguinte forma:

    - Os slides das aulas serão disponibilizados aqui como ferramenta norteadora do estudo e aprendizado de vocês;

    - No período reservado para a aula, estarei on-line para discutirmos dúvidas sobre o conteúdo programático. Um pouco antes das 19:00h eu enviarei no e-mail cadastrado na plataforma Moodle o convite para participar da vídeo-conferência pelo Google Meet. Caso alguém esteja impossibilitado de acompanhar a discussão ao vivo, contate-me para encontrarmos outro modo (rssaia@fmrp.usp.br);

    - Será disponibilizado um capítulo de livro neste tópico para a leitura sobre motilidade, digestão, secreções e absorção no trato gastrointestinal. Esta é a minha recomendação de bibliografia. Este livro apresenta o conteúdo de forma objetiva, clara e com os tópicos básicos que devem ser discutidos no curso da Fisioterapia. Outros livros como o Guyton e Margarida trazem um conteúdo mais denso e aprofundado, ficando como referência caso prefiram;

    -  Será aberto um fórum de discussão, no qual vocês poderão apresentar as eventuais dúvidas que surjam durante seu estudo. Lembre-se de que a sua dúvida pode ser a mesma de seu colega. Isso facilita a consolidação do conhecimento. No entanto, também poderão enviar-me as dúvidas ou questionamentos por e-mail; 

    - Alguns vídeos serão adicionados a este tópico explicando como ocorre o processamento dos alimentos no corpo humano. São sugestões mais interativas para vocês recapitularem os assuntos da aula. Caso o vídeo seja em inglês, vocês podem utilizar o recurso no YouTube de legendas automáticas em português. Dúvidas sobre isso me perguntem que eu esclareço. 

    - A nota final deste sistema será composta por 30% na forma de um trabalho e os demais 70% na avaliação programada para o dia 02/07. As instruções para os trabalhos serão postadas aqui no Moodle, bem como os prazos para entrega, etc. Fiquem atentos, caso não recebam notificação por e-mail;

    Desejo a todos o melhor aproveitamento possível do curso e fiquem a vontade para me contatar conforme as dúvidas forem surgindo!  


    Bons estudos! Prof. Rafael Saia


    Portanto nosso encontro está agendado para o próximo dia 09/06, terça-feira, das 19:00-21h!


    Os objetivos da aula são:

    1.Reconhecer a estrutura e organização da parede gastrointestinal;
    2.Compreender as características do músculo liso e as etapas envolvidas em sua contração e relaxamento;
    3.Compreender a motilidade nos segmentos do TGI;
    4.Identificar a composição e a função das secreções do TGI: salivar, gástrica, biliar e pancreática;
    5.Reconhecer os mecanismos neuro-hormonais de regulação das funções do TGI;
    6.Compreender os mecanismos de digestão e absorção dos macronutrientes da dieta.

    Principalmente, compreender o papel do fisioterapeuta na manutenção da fisiologia gastrointestinal em sua prática profissional!

  • Fisiologia do Sistema Digestório - Prof. Dr. Rafael S. Saia

  • Prova 4 (Cardiorrespiratório)

    Prova 4 (Cardiorrespiratório)


    Caros Alunos,

    Gostaria de lembrá-los que na próxima segunda feira, 15 de junho de 2020, às 19:00h teremos, de acordo com o calendário da Disciplina, a prova 4 (Cardiorrespiratório), a qual será realizada no próprio Moodle.

    Atenciosamente,

    Prof. Helio C. Salgado


    Caros Alunos,

    Gostaria de ressaltar que a duração desta prova será de duas horas, ou seja das 19:00 h às 21:00 h.

    Atenciosamente.

    Prof. Helio C. Salgado


    Caros Alunos do Curso de Fisioterapia Disciplina - RCG 2020.

     

    Comunico que a Prova da Disciplina de Fisiologia Cardiorrespiratório será realizada, pelo Moodle, no dia 15 de Junho de 2020, segunda feira, no período das 19:00 h às 21:05 h.

    Informo, também, que após as 21:05 h os alunos não terão mais acesso à prova, devendo, portanto, finalizá-la dentro deste período.

    Atenciosamente,

    Prof. Dr. Helio C. Salgado

    Coordenador da Disciplina de Fisiologia RCG 2020

     


  • Fisiologia Endócrina - LLKE

  • Pâncreas Endócrino

    Esta aula será ministrada de forma on-line pelo Prof. Dr. Luiz Carlos C. Navegantes no dia 23de junho de 2020, às 19h. Favor manter o seu PC, notebook ou celular, etc. conectado para o contato com o Prof. Navegantes.


  • Metabolismo de cálcio e fósforo e ósseo

  • Controle Neuroendócrino da Massa Muscular

    Esta aula será ministrada de forma on-line pelo Prof. Dr. Luiz Carlos C. Navegantes no dia 29 de junho de 2020, às 19h. Favor manter o seu PC, notebook ou celular, etc. conectado para o contato com o Prof. Navegantes.


  • Avaliação - 02.07.2020

  • Prova de Recuperação da Disciplina

    • Questionário ícone
      Prova de Recuperação da Disciplina RCG2020 Questionário
      Disponível se quaisquer:
      • Seu Número USP é 9403447
      • Seu Número USP é 9898162