Kursthemen
-
- Apresentação do curso: objetivos; aspectos metodológicos - aulas dialogadas, abordagem dialética, avaliação, mapas conceituais; programa e plano de atividades
- Mobilização: sustentabilidade ambiental e a Engenharia Ambiental - PPP do curso
-
Projeto Político Pedagógico do curso
-
estrutura proposta para a elaboração do portfolio individual
-
descrição de objetivos de aprendizagem, fundamentos, metodologia etc
-
-
texto clássico de Garett Hardin (1968) que discorre sobre o problema fundamental da política e gestão ambiental, relacionado à internalização da racionalidade do uso dos recursos ambientais comuns, observando-se limites ecológicos e a resiliência dos sistemas ambientais.
-
texto em português
-
texto complementar
-
-
-
Artigo de Sherry Arnstein (1968) discorrendo sobre o modo como o contexto influencia nas possibilidades de participação da sociedade em processos decisórios.
-
texto em português
-
excelente artigo que discorre sobre os princípios jurídicos da representatividade, paridade e democracia participativa
-
-
-
leitura obrigatória para todos
-
diagnóstico atividade pesqueira - UHE Belo Monte
-
resultados biomonitoramento realizado pela Cetesb para a região de Cubatão (SP)
-
diretrizes para conservação da biodiversidade no estado de SP, um dos resultados do programa de pesquisa Biota/Fapesp
-
inventário de alterações do uso do solo no estado de SP, para fins de contabilização de emissões de CO2
-
relatório de qualidade do ar para o estado de SP (2012), elaborado pela Cetesb
-
identificação de discrepâncias entre padrões de qualidade estabelecidos e o estado real dos corpos de água em SP
-
Os grupos que devem se organizar para distribuir os arquivos disponibilizados na área da Aula 4 e iniciar a preparação da atividade 3.
Todos devem ler o artigo 'A safe operating space...', que será a base para as contribuições dos grupos.
Os demais arquivos também apresentam informações e evidências sobre o Estado do Meio Ambiente, cada um com seu propósito e foco. De modo específico, o grupo deverá interpretar o documento selecionado e procurar sistematizar as informações da seguinte forma:
1. tema/assunto abordado pelo documento
2. objetivos do documento
3. breve panorama sobre as conclusões - qual o estado apresentado para o meio/componente ambiental? quais as principais atividades/ações responsáveis pelas condições ambientais apresentadas?
4. correlacionar as evidências (dados, informações, etc.) utilizadas ao longo do documento e as conclusões relacionadas ao estado do meio (em que medida as conclusões são baseadas em evidências?)
5. como as evidências foram produzidas?
6. é possível visualizar qual o cenário esperado para um horizonte de 20 anos, mantidas as condições atuais?
7. em que medida o estado do meio reportado pelo documento se relaciona com as 'fronteiras planetárias' descritas no artigo de Rockstrom et al ('A safe operating space...')?
os grupos devem preparar as respostas a estas 7 questões, preferencialmente com alguma ilustração retirada do próprio documento, para serem apresentadas na aula do dia 17/03 e entregues ao final para avaliação.
cada grupo terá 15 minutos para apresentar, além de oferecer à sala duas questões para o debate elaboradas a partir do documento analisado.
é importante ser bastante objetivo nessa apresentação, ok? vamos ter que ser bastante rigorosos no controle do tempo (15 minutos x 6 grupos = 90 minutos...)
qq dúvida estou às ordens,
abraços!
-
Grupo 6 (Alexandre, Caio, Camila, Leonardo..) responde às questões elaboradas pelo Grupo 1 (Carolina, Francisco, Gustavo, Isadora...), que irá conduzir o debate.
-
Grupo 1 (Carolina, Francisco, Gustavo, Isadora...) responde às questões elaboradas pelo Grupo 6 (Alexandre, Caio, Camila, Leonardo...)
-
Grupo Ana Luisa, Priscille, Michael, Mariana... responde às questões elaboradas pelo Grupo Caroline, Julia, Luisa, Matheus...
-
Grupo Caroline, Julia, Luisa, Matheus... responde às questões elaboradas pelo Grupo Ana Luisa, Priscille, Michael, Mariana...
-
Grupo Artur, Gabriel, Giovanna, Laysa... responde às questões elaboradas pelo Grupo Derek, Joao, Kevin, Mario...
-
Grupo Derek, Joao, Kevin, Mario... responde às questões elaboradas pelo Grupo Artur, Gabriel, Giovanna, Laysa...
-
-
-
Anzeigen Antworten senden: 3 Beiträge verfassen: 3
esse tópico ficará aberto por 2 semanas a partir da realização da atividade da aula 5.
tem por objetivo permitir a continuidade do debate iniciado em sala, e eventualmente a apresentação de questões para esclarecimentos a respeito dos textos distribuídos ou até mesmo novas questões a serem consideradas.
este comunicado é, na realidade, um convite.... não haverá avaliação correspondente, trata-se de uma atividade extra para aprofundamento do debate.
de todo modo, a atividade será considerada completada quando cada um enviar ao menos 3 respostas e 3 réplicas a discussões.
-
encaminhar o portfolio para acompanhamento e eventual orientação individual.
OBS: ENCAMINHAR ATÉ O INÍCIO DA AULA DO DIA 24/03
-
-
-
Abgabe einreichen
Assistir ao filme 'O pesadelo de Darwin' e apresentar os 3 aspectos que mais lhes parecem estar associados aos argumentos da 'Tragédia dos Comuns' apresentados por Hardin, discorrendo brevemente sobre cada um deles.
obs: limite de 450 palavras para o texto todo
obs2: a tarefa ficará aberta até as 22:00h do dia 03/04, e será considerada para efeito de verificação da participação na atividade proposta.
-
-
MÓDULO II – APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL
• Fundamentos, participação da sociedade, sustentabilidade;
• Sistemas de meio ambiente e gestão ambiental
• Estruturação dos sistemas: quadro geral (definição de objetivos, tomada de decisão e implementação, monitoramento e acompanhamento).
• Aspectos institucionais: PNMA - objetivos, instrumentos e agentes
• Estudo dirigido - cap. 11 e 12 Burstzyn
-
• Sistemas de meio ambiente e gestão ambiental
• a organização do SISNAMA;
• o sistema estadual de meio ambiente e gestão ambiental;
• o sistema municipal de meio ambiente e gestão ambiental
• Debate: Questões estudo dirigido (ATIVIDADE 4)
(entrega até 22h)-
Abgabe einreichen
atividade individual, entrega até as 22h
-
-
• ATIVIDADE 5
• Seminários temáticos: instrumentos de política ambiental - desenvolvimento/ acompanhamento
-
• ATIVIDADE 5
• Seminários temáticos: instrumentos de política ambiental - avaliação de acompanhamento
APRESENTAR EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO DO TRABALHO: REVISÃO DE LITERATURA, DADOS COLETADOS REFERENTES AOS RESULTADOS ALCANÇADOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DO INSTRUMENTO, SISTEMATIZAÇÕES REALIZADAS, MAPA CONCEITUAL ATÉ O MOMENTO.
-
• ATIVIDADE 5
• Seminários temáticos: instrumentos de política ambiental - apresentações
• entrega do trabalho escrito até as 22h do dia 24/05 (Moodle)
-
Abgabe einreichen
Entregar trabalho de até 30 páginas, observando a estrutura a seguir:
. Introdução: apresentação do trabalho, justificativa (relevância do instrumento escolhido e seus objetivos);
. Objetivos do trabalho: todos os grupos devem assumir os seguintes objetivos - descrição do estado atual de implementação do instrumento escolhido, com identificação da estrutura institucional e mecanismos/ferramentas de implementação, e análise crítica dos resultados verificados;
. Procedimentos metodológicos: descrição dos procedimentos adotados para levantamento de dados e sistematização de informações, inclusive contatos diretos com agentes responsáveis pela implementação dos instrumentos;
. Resultados: apresentação dos dados sistematizados, incluindo Mapa Conceitual para identificação da estrutura de operação do instrumento (objetivos, mecanismos/ferramentas de implementação, agentes institucionais) e evidências dos resultados alcançados a partir da implementação do instrumento;
. Discussões: as evidências indicam que o instrumento se mostra efetivo, ou seja, cumpre com seus objetivos? quais os aspectos que favorecem a efetividade do instrumento, no caso do cumprimento dos seus objetivos? quais os aspectos que atuam como barreiras, no caso do não-cumprimento dos seus objetivos? qual o cenário esperado, em curto e médio prazos?
. Referências bibliográficas
-
-
• SEMANA DA AMBIENTAL
• entrega parcial dos portfolios (Moodle - até 22h)
-
Abgabe einreichen
-
-
MÓDULO III – AVALIAÇÃO DE PLANOS E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO
• Fundamentos: limites da avaliação de projetos
• Avaliação ambiental estratégica
• fundamentos, princípios e abordagens (tiering; AAE orientada a objetivos/ baseline; setorial/territorial)
• Sistemas de AAE no Brasil e a experiência internacional
-
MÓDULO III – AVALIAÇÃO DE PLANOS E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO
• Avaliação ambiental estratégica
• definição de objetivos e indicadores
• elaboração de baseline
• análise de alternativas
-
• Avaliação ambiental estratégica
- análise de alternativas
- tomada de decisão
- acompanhamento
• Planejamento ATIVIDADE 6
- análise de alternativas
-
• ATIVIDADE 6
• Análise de estudos ambientais estratégicos/aplicação: desenvolvimento
-
• ATIVIDADE 6
• Análise de estudos ambientais estratégicos/aplicação: apresentação
• DISCUSSÃO DOS PORTFOLIOS
ENTREGA ATIVIDADE 6 (EM GRUPO) E PORTFOLIOS INDIVIDUAIS ATÉ AS 22H
-
Abgabe einreichen
Entregar as planilhas (uma por grupo) de avaliação da qualidade dos relatórios de AAE.
OBS: OS COMENTÁRIOS (INDIVIDUAIS E FINAIS) SÃO ESSENCIAIS PARA A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE, PARA TODOS OS NÍVEIS DE ANÁLISE
DEADLINE - 22h
-
Abgabe einreichen
-